Reforma
A verdade é que a reforma protestante apenas melhorou a religião que já existia naqueles dias, mas não restaurou a fé bíblica que a Igreja Apostólica viveu até o 3° século antes de Constantino.
Ninguém pode negar que a reforma foi importante em alguns temas, mas a reforma não foi uma volta ao espírito e aos ensinos do cristianismo primitivo do primeiro ao terceiro século, antes da Constatinização da igreja e a entrada de superstições dentro dela. A reforma foi uma volta ao cristianismo de Agostinho de Hipona, um ex-maniqueísta convertido ao catolicismo romano e que depois se tornou bispo da igreja católica romana.
*REFORMA*
Uma construção vivida, tem cicatrizes do tempo que apesar das reformas não somem.
Rachaduras pré-reformadas embelezam-se superficialmente, porém a cicatrizes da cura ficam internamente.
Na verdade as cicatrizes desaparecem apenas na alma se a casa quiser...
Cura-se casa, mas não só mentalmente liberta-se das cicatrizes do passado.
E não estamos falando de casas, muito menos de construções!
O ACENTO!
- A reforma tirou o acento da plateia!
- Pois é... Tem ideia?!
- Também não!
- Não tem ideia?
- Não! Também tiraram o acento dela.
- Ah! Só agora eu entendi... kkkkk
- kkkkkk
Protestantismo sistema religioso, que teve a sua origem, no chamado movimento da "Reforma da igreja". As grandes personagens deste movimento reformista, foram: Martinho Lutero, Zwinglio e Calvino. Com este movimento nunca da parte dos reformadores se pretendeu dar início a uma nova igreja, mas sim reformar a igreja católica romana. A reforma pretendia restaurar os valores do cristianismo primitivo. Segundo os reformadores a igreja estava numa apostasia total. Era necessário mudar a igreja. Desde a idolatria a todo um conjunto de doutrinas místicas e pagãs, assim como a doutrina da "salvação pelas obras", era urgente mudar a igreja. Por sua vez a igreja Romana não aceitou a mudança. Mas ela própria se tentou reformar, com o chamado movimento da contra-reforma: Concílio de Trento, Companhia de Jesus e a Inquisição, que existia desde o século XIII. Como tal apareceram outras igrejas chamadas Protestantes. Entre elas temos: Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Irmãos, Batistas. No século XX, Apareceram as pentecostais, chamadas Assembleias de Deus. A igreja protestante defendia ainda a "salvação pela fé" e a Bíblia como regra de fé. Não aceitava também o "Papa" como líder da igreja. Este movimento teve a sua origem na Alemanha no século XVI, mas logo se estendeu a outros países como a Suíça. Na Inglaterra a igreja, foi a igreja Anglicana. Assim temos uma igreja Protestante como principal oponente a uma igreja Católica cheia de Heresias. Assim temos uma igreja que voltou aos princípios do cristianismo.
"A conduta Espiritual não é o Reflexo da Conduta Moral,precisamos sempre da Reforma pessoal para alcançar o Reavivamento Espiritual.
" Se emocionar com a vida abnegada e missionária de Jesus e não buscarmos a reforma íntima competente a cada um no dia a dia equivale mantê-lo ainda dentro de nós no trajeto do golgotá à infâmia da cruz. "
Na vastidão do campo, entre sulcos e horizontes, a verdadeira reforma agrária se revela não apenas na distribuição de terras, mas na redistribuição do conhecimento sobre a história das sesmarias, da Lei das Terras e das terras devolutas, resgatando a consciência de que a prioridade é devolver à sociedade o que sempre foi dela por direito.
Os Calvinistas canonizaram a Reforma protestante e as confissões de fé de homens secos e vazios. No Brasil quase ninguém fala da contribuição do movimento Anabatista (Atuais Batistas que viviam a fé bíblica e pregavam uma reforma antes da reforma Luterana) e Menno Simons para o cristianismo. Infelizmente caíram na desinformação calvinista de que foi a partir da reforma da primeira geração (Luteranos) e da segunda geração (calvinistas que distorceram as ideias da primeira geração) que a igreja entrou nos trilhos.
“... criação da universidade nova ... De fato a "reforma da universidade" ao concretizar-se, caiu nas mãos das forças conservadoras e contra-revolucionárias no poder. Elas não só esvaziaram a reforma de seu conteúdo democrático e inovador. Castraram-na por completo ... a universidade foi esterilizada politicamente e, diga-se de passagem, com a franca e aberta colaboração de professores e estudantes adeptos ... do regime ditatorial ... O que contribuiu para que ela se convertesse ... na "universidade do silêncio"" - A universidade necessária
ICEBERG
Que, a cada dia, através da reforma íntima, sua beleza interior cresça, permanentemente, sendo visualizada como a ponta de um Iceberg, que humildemente oculta sua grandeza.
Já fomos como boias de isopor, nada além do que é visto.
O evangelho de Jesus é inesgotável fornecedor de bons conteúdos.
"Progredir sempre! Retroceder jamais!" Esta é a lei!
A "reforma" heterodoxa (calvinista) tinha um objetivo diferente da reforma Anabatista e Luterana. Na "reforma" calvinista, Calvino não buscava uma reforma da igreja, ou o retorno a Sã Doutrina como os Anabatistas e Lutero! O desejo de Calvino era adaptar o modelo do papado romano. Calvino tentou mudar o eixo do monopólio da salvação instituído pela igreja católica romana (Em resumo: o Credo, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos e os sete sacramentos.) para um modelo determinista e fatalista (Maniqueísta) para dentro do Cristianismo. Como a história mostra, Calvino se tornou uma espécie de papa de Genebra, nos moldes do catolicismo romano. As semelhanças do modelo calvinista com o catolicismo romano são:
1- Monopólio da salvação;
2- São os únicos intérpretes das Escrituras;
3- Semi-canonicidade e observação das fórmulas confessionais;
4- Veneração e defesa cega de líderes calvinistas;
5- Racionalização da fé;
6 - Vida cristã superficial. Marcelo Rissma
Somente com uma reforma no processo eleitoral, incluindo o término da reeleição, o Brasil poderá alcançar mudanças significativas.
No Brasil, quanto mais se discute e reforma a educação, menos eficiente ela se torna. A sociedade, as famílias devem discutir educação. Os legisladores devem discutir formação e instrução. Discutir educação tendo a política e a economia como referências induz ao caos.
31 de Outubro, Dia da Reforma Protestante. Quando Martinho Lutero fixou 95 teses de erros da Igreja Católica, incluindo indulgências (cobranças de dinheiro), hoje, quem precisa de uma Reforma são as Igrejas Evangélicas que não pregam a renúncia e Salvação, mas, pregam Avareza.
Reinventar a educação é uma grande desconstrução e reforma do pensamento; é entender que os tempos se atualizam e que o processo de ensino-aprendizagem precisa acompanhar essas mudanças.
De certo, quando analisamos a história da reforma e contrarreforma, vemos que muitas lideranças exerceram más influências. Desde os primeiros tempos, no seio da igreja Cristã, houveram homens com caráter defraudado infiltrados com propósitos de denegrir o agir do Espírito Santo. Homens que rejeitaram a fé e a boa consciência, como no caso de Himeneu e Alexandre, os quais o Apóstolo Paulo repreendeu duramente, como disse ao seu filho na fé, Timóteo: “... os quais entreguei a satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (1Tm 1:20)
Livro: Servir, o maior dos desafios
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp