Reflexão sobre Liderança
"Liderança não se faz atrás de uma mesa, no ar condicionado... Liderar é estar junto da equipe sempre que for necessário."
Ao contrário da lógica binária, onde uma escolha exclui a outra, a liderança transformacional adota um pensamento integrador.
"Um bom líder cria mais líderes"
O verdadeiro teste de uma liderança eficaz é a capacidade de desenvolver outros líderes.
O impacto de uma grande liderança não é medido por quanto você controla, mas pelos líderes que você capacita.
Uma liderança focada apenas em números, em resultados, é uma liderança fria, uma liderança que trata pouco das pessoas e nós sabemos que as pessoas produzem mais quando elas se sentem mais responsáveis, quando elas conseguem se sentir integrantes dos grupos que pertencem.
A liderança precisa ter o aspecto lúdico, o jogo, a emoção onde todos participam, trocam entre si, e se arriscam em ganhar coletivamente!
Não é possível falar de liderança sem falar em confiança, ela precisa estar na base de qualquer relação entre líder e liderado. Seja confiável e aprenda a confiar em sua equipe.
Um perfil que se diferencia, e o mais procurado atualmente, é o de liderança global.
Tratam-se de pessoas que, além de cumprir tarefas, são também capazes de motivar equipes, inspirar colegas de trabalho, acompanhar as mudanças do mundo e se relacionar bem socialmente. São os profissionais bilíngues, com espírito empreendedor, que se interessem por novas culturas e trazem inovação para o seu perfil profissional no ambiente de trabalho
"Aprender sobre liderança é mais que importante, é uma obrigação de todo aquele que deseja vencer."
“A verdadeira liderança começa quando você é capaz de liderar a si mesmo. O tiro é o reflexo dessa jornada.”
Na vida animal a liderança por um estúpido significa a sua destruição, na humana, a submissão, a obediência e a aceitação. (Parafraseando Winston Churchill).
A gentileza é uma força poderosa na liderança. Pequenos gestos de apoio, como auxiliar um colega sobrecarregado, e o reconhecimento público de atos de cortesia criam um ciclo virtuoso. Esse comportamento encoraja a equipe a replicar atitudes positivas, incorporando a cooperação e o respeito como valores fundamentais da cultura organizacional.
liderança é uma arte e como em toda expressão de arte, tem como objetivo inspirar, mobilizar e até mesmo transformar pessoas. Isto não se consegue através da manipulação e sim do exemplo, atitude, visão clara do futuro, alinhamento de todos os stakeholders envolvidos no sucesso de sua empreitada e no conhecimento de suas próprias vulnerabilidades.