Reflexão Humildade
Esse é um dos planos do diabo, a ingratidão. É muito fácil esquecermos e até nos rebelarmos contra quem no momento difícil nos ajudou e se doou por nós. Fazemos isso com Jesus.
Quando não obedecemos ou nos rebelamos contra nossos líderes, estamos bloqueando o processo de cura, libertação e ajuste de caráter.
"Não é viável ter o caráter aplaudido,sendo seus pensamentos duvidosos. Logo, seu caráter se torna igualmente duvidoso". A.Q'
REALIDADE X CULPA
Quando estamos passando por uma situação que nos mostra nosso erro, sentimos culpa.
Essa culpa nos causa arrependimento, e pedimos desculpas, ou não a aceitamos, acusando outra pessoa.
Perdão será a saída pela qual podemos passar, mas nunca é fácil, pois é um ato de extrema humildade, e humildade é uma atitude de assumir que não somos Deus e por isso não queremos passar.
Quando o temor rouba a razão...
Demorei a compreender a razão
De sairdes, de dando-me as costas
Em meio à quase iniciada conversa
Doeu entender desnecessária ação
Me peguei estático às suas falas
Ditas em tom alterado e exíguo
Com jeito opoente de ser
Já no início de uma conversa
Observei seus passos largos
Com intenção de abreviar a distância
Entre minha chegada e seu desejo
Claro, decidido, pouco amigo
Em respeito a ti, fui à sua sala
De imediato, saistes resmungando
“Fique ai que não volto”... e partistes
O tema da palra: retidão e doário
O concílio desejado e precípuo
Que de medular ganho era e é
Foi abatido, antes do nascedouro
Pelo seu temor do ditame superior
Sobrou-lhe rispidez ao seu igual
Conduta estouvada e insensata
Pois, frente ao diretor que és
Havia uma nomeada liderança símil
BOM DIA – 28/08/2017 – BÁLSAMO DA PALAVRA DIVINA
Bom dia! Que possamos agradecer a Deus pelo bálsamo de suas palavras, pelas águas cristalinas que nos dá de beber para que jamais tenhamos sede. Pela mansidão e pelos conselhos, pelos cantares, pelas lições de vida, pela humildade, pelas nossas limitações de poder para que a soberba não venha a sujeitar os fracos. Que neste dia a presença divina seja constante nas nossas vidas!
Não somos donos da verdade, temos a oportunidade de se aperfeiçoar a cada dia através do estudo e da humildade.
Serenidade
Viver não é uma tarefa fácil é uma travessia de uma ponte repleta de falhas, acertos, desafios e vitórias, mas neste caminho, nesta ponte, devemos conservar nossa serenidade, conservar o nosso eu. Ser sereno é amar a si próprio, doar um tempo para si mesmo, se olhar no espelho e gostar de quem está vendo a sua frente, ser sereno é aceitar as demais pessoas e as situações que a vida nos põe da forma que elas são, ser sereno é ser realista, positivo e acreditar em um amanhã melhor, ou mesmo, acreditar que o hoje pode ser diferente de tudo que já se foi vivido. Não é uma tarefa fácil a serenidade, mas não é impossível.
A vida nos põe em situações diversas, algumas fáceis de se viver outras tão inovadoras que nos perdemos e não sabemos lhe dar com elas, outras então, incompreensíveis, mas acredite em sua serenidade eleve seu ego positivo, busque forças em seu caráter, levante a cabeça e veja as melhores soluções ao seu redor. Se a vida te tem dado surpresas desagradáveis essas são para teu crescimento pessoal, lembre-se que quando um palhaço recebe um pisão de uma criança, ele simplesmente sorri, afasta a criança de perto dele e faz uma palhaçada, para que aquela criança aprenda que aquilo que ela fez é errado, por mais que esteja doendo aquele pisão nele. Ensine aos pisões da vida que você é melhor e mais forte que eles, afaste de você a negatividade e prove a si próprio que mesmo com a dor você é capaz de sorrir para o mundo.
Seja humilde, a humildade é o caminho para serenidade e se não está sendo fácil, busque ajuda. Não te prendas aos pensamentos, às dúvidas, aos acasos criados na mente, a mente nos confunde quando não temos atitudes, nos prende a situações que não existem na realidade e nos faz perder aquilo que temos pouco nesta vida, o tempo. Seja objetivo, seja sereno, seja humilde e a vida te trará as melhores coisas que tem nela. Não se importe com o que os outros dizem ou pensam, pois, a consciência limpa é o melhor estado de espírito que uma pessoa pode ter na vida. Não isole seus melhores amigos, as melhores pessoas de sua vida e sua família por temer as crises da vida, sabia que são essas as pessoas que verdadeiramente torcem por nós que nos ajudarão a atravessar a ponte da vida e a chegar ao caminho da real felicidade. Viva cada momento, cada instante e sorria sempre, mais vale um sorriso dado de graça do que uma lágrima escorrida por um preço pago na vida. O mundo precisa mais de serenidade e de menos pensamentos dispersos.
Seja sereno!
..."A maior e mais justa critica que podemos fazer diante de um gênio é simplesmente aplaudi-lo."... Ricardo Fischer.
Sobre Paulo: o menor de todos os apóstolos é o maior dos pecadores. Ele disse “eu sou”, não “eu fui”.
Não adianta dar poder a quem não sabe lidar com ele. Ser superior as pessoas não significa que você tem o direito de pisar nelas, do contrário, mostrar sua humildade, elegância, decência e capacidade, vai mostrar o real motivo de sua superioridade, o porque de sua pessoa ter sido escolhida para função ou cargo de comando.
Em frase Maquiavel disse "Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é", palavras que descrevem exatamente a pessoa que alcançou o poder, mas que não tem a capacidade de lidar com ele.
A vida é tão interessante que nada dura pra sempre, hoje o poder pode até estar em suas mãos, mas uma hora este será tirado de você, não espere esse dia chegar para mostrar que és superior ao poder que te pertence, seja uma pessoa humilde, mas sem desvalorizar seu empenho, seja uma pessoa modesta, mas sem desmerecer sua capacidade, seja uma pessoa melhor que as outras, mas não faça delas sua escada para alcançar seus objetivos.
O poder pode mostrar quem você realmente é, mas a falta dele mostra quem você poderia ser. Faça as melhores escolhas, tome a mais correta atitude e tenha sempre na mente a verdade de que o mundo da voltas e surpresas existem.
Opte por estar no lado que favorece aquilo que sente e te faz bem, saia imediatamente de situações que te deixam ruim ou remetem a estados de tristeza. "Ser flexível não significa ceder a tudo, e ser inflexível não significa se impor a tudo, somente aquilo que julga errado ou imoral, e que se você força a todas as situações ao que deseja, não é ter opinião ou ser inflexível, e sim irredutível".
Nem sempre ser capaz de olhar o mundo de cima é uma vantagem.... Se não for possível manter os pés no chão, mantenha pelo menos a consciência e a humanidade, e terá tudo o que necessita para ultrapassar os desafios da vida.
OS DENTES DE JOÃOZINHO
Joãozinho apareceu no primeiro dia de trabalho com um par de sapatos maior que o seu pé. As roupas, bem largas, dançavam em seu corpo delgado. Ainda não havia recebido o uniforme azul para a labuta, e por isso precisou improvisar. Todo mundo reparou o seu jeito meio desconjuntado, mas ninguém comentou patavina.
No outro dia, já de uniforme e sapatos luzentes do seu tamanho, veio de cabelos bem penteados e unhas cortadas. Apresentava-se sempre sorridente e cortês, assim como havia aprendido em seu treinamento para ser um jovem aprendiz, e assim também como, decerto, ditava a sua própria natureza.
Os dias foram passando e todo mundo se afeiçoou ao Joãozinho. Um garoto de costumes simples e jeito humilde, mostrava-se sempre prestativo, educado, gentil e bem humorado.
Pele negra, estatura pequena, bastante magro, cabeça ovalada enfeitada de madeixas negras encaracoladas, mãos, pés e orelhas desproporcionais, Joãozinho no auge de sua adolescência, tinha os dentes grandes e brancos sempre ostentados em um sorriso.
– Joãozinho, você cuida muito bem desses seus dentes, hein? – Disse como forma de encômio, no intervalo do café.
– Sim, senhora, cuido sim. Na verdade a mamãe faz uma fileira conosco todas as manhãs e no fim do dia. Ela mesma escova nossos dentes.
Sem entender muito bem aquela resposta, continuei meus questionamentos:
– Como assim João? Você já tem 15 anos de idade, já sabe escovar seus dentes sozinho. Sua mãe não precisa mais te ajudar.
– Sabe, dona, lá em casa a água é difícil. E não temos escova de dente. Mamãe pegou alguns sabugos de milho, cortou assim ó (mostrou com as mãos vários longos cortes na vertical) e cada um de nós tem uma “lasca”. Somos doze, né…
Eu continuei ouvindo estarrecida, não imaginava que era aquela a realidade de Joãozinho.
– Dos doze, dona, dez já tem dentes, dois são muito bebês ainda. Daí mamãe guarda nossas “escovas” bem organizadas na beira da prateleira e cobre com um paninho bem limpo. De manhã e à noitinha ela nos coloca enfileirados por ordem de tamanho, e começa o trabalho do menor para o maior. Os pequenos, que não tem dentes, ela limpa direitinho a boca e as gengivas com um rasgo de fralda umedecida na água. Na sequência, ela vai pegando as nossas “escovas”, passando um pouco de sabão de coco na ponta e esperamos todos de boca bem aberta. Mamãe é muito inteligente, dona, ela nunca confunde nossas “escovas” para não correr o risco de pegarmos bactérias da boca um do outro.
Joãozinho descrevia aquele rito com uma absurda riqueza de detalhes, e com os olhos tremeluzindo de orgulho da sua tutora esmerada. E ainda teve mais:
– Ela escova nossos dentes, dona, pois pela manhã, por exemplo, só temos um balde grande de água para tudo. E mamãe, para não desperdiçar, faz o trabalho ela mesma, evitando que entornemos ou que um de nós use mais água que o outro. Ela pega o copo de ferver a água do café, enche, e faz com que aquela porção dê conta de todos os nossos dentes. Sabe, dona, sabão de coco não é muito gostoso não, mas olha o resultado (e arreganhou os dentões todo soberbo). Como sou o maior e mais velho, sempre fico por último, e às vezes saio de casa com gosto de sabão na boca, pois o que sobra de água para mim para retirá-lo às vezes é bem pouquinho.
Joãozinho relatou sua higiene bucal e a de seus irmãos com muito empolgamento e a mesma alegria estampada na cara, do começo ao fim. Pelo que se podia perceber, era um momento ímpar de união familiar e partilha, promovido pela mãe daquela trupe.
Após o seu relato, engasgada, não consegui falar muita coisa. Terminei o meu café, já frio, agradeci pela história em murmurejo e saí dali de volta para o meu gabinete de trabalho. Mas não consegui ficar sentada por muito tempo. Peguei a minha bolsa e avisei a minha secretaria que iria rapidamente a um supermercado nas redondezas.
No final do expediente, como era de costume, Joãozinho foi até a minha sala perguntar se existia mais alguma demanda para aquele dia, e, em caso de minha negativa, sempre se despedia com o mesmo mantra “deus te abençoe, te dê tudo em dobro e a faça sonhar com anjinhos, dona”.
Estendi a mão com uma sacola plástica com as compras recém-adquiridas e entreguei ao Joãozinho. Lá dentro quinze escovas de dente de tamanhos e cores variados, alguns pacotes de algodão, dois pacotes grandes de lenços umedecidos, cinco tubos de pasta de dente com sabores diversos, um vidro grande de enxaguante bucal e duas embalagens de fita dental.
– Toma João, coloca na prateleira da sua mãe.
João recebeu a sacola com uma interrogação na fronte. Abriu e espiou, matreiro. João não sabia o que fazer de tanta satisfação. Abriu, vislumbrou e fechou aquela sacola plástica um milhão de vezes, como se ali escondesse uma grande e reluzente barra de ouro. Ele não acreditava no que via. Não sabia se agradecia, se me abraçava ou se saía correndo dali para encontrar logo a mãe.
– Dona, isso é pra nós mesmo? É sério? – Perguntou, com os olhos marejados.
– Corre, João, sua mãe precisa se organizar para o ritual da tarde. – Respondi.
Joãozinho, se não bastasse, deixou a sacola sobre a mesa, e subitamente, ajoelhou aos meus pés principiando um Pai Nosso bem alto, com as mãos para cima. Tentei retirá-lo dali puxando-o pelo braço, constrangida, mas foi em vão levantá-lo. Deixei-o terminar a sua oração. Era o seu jeito de agradecer por aquele gesto tão ínfimo da minha parte.
– Deus te abençoe, te dê tudo em dobro e a faça sonhar com anjinhos, dona.
E aconteceu. Naquela mesma noite eu sonhei que estava no Céu. Doze anjos negros e lindos, cabelos pretos encaracolados, vestidos de branco, asas enormes, suspensos do chão, cantando divinamente em uníssono, alinhados, mostrando os seus sorrisos com dentes tão brilhantes que ofuscavam o meu olhar…
Uma relação não é feita de amarras, não é uma prisão... É escolha, decisão (...) "É dentre todas as pessoas no mundo, melhores, piores, mais atraentes ou outra coisa, vc optar em permanecer ao lado 'daquela ali', e não de alguma outra".
Valorize quem não te trocaria, se ela for embora não adiantará nada correr atrás depois... As pessoas permanecem onde elas são amadas, desejadas e cultivadas.
