Reflexão de Passado
Sentimos saudade da gente mesmo. Sentimos saudade do que sentíamos naquele passado ou de como éramos. O tempo é algo inexorável, incorruptível, inegável: ele chega e te dá a noção perfeita da irreversibilidade, da irrecuperabilidade. Por isso a saudade se torna algo tão ou mais forte do que estarmos apaixonados. Trata-se de querermos a nós mesmos de volta.
Olhos passarinhando ruas e arranha-céus.
Respiro passado.
Odes doutros idos.
Peripateteando em zigue-zagues:
centro.
Voláteis sensações:
vida!
Quem vive no tumulto dos negócios ou dos prazeres sem ruminar o seu passado, só desnovelando a própria vida, perde a clareza de consciência. Sua mente torna-se um caos, e em seus pensamentos penetra uma certa confusão, testemunhada por uma conversação abrupta, fragmentária e, por assim dizer, picotada. Tal condição será tanto mais pronunciada quanto maior for a intranquilidade exterior e a quantidade das impressões, e menor a atividade interna do espírito.
Para viver com perfeita clareza de consciência e extrair da própria experiência toda instrução nela contida, é necessário pensar muito no passado e recapitular oque se vivenciou, fez, experimentou e, ao mesmo tempo, sentiu, e comparar o juízo de outrora com o atual, os projetos e as aspirações com o sucesso e a satisfação deles resultantes. É a repetição das aulas particulares que a experiência deu a cada um. Nossa experiência pessoal também pode ser vista como um texto, do qual reflexão e o conhecimento são o comentário.
Muita reflexão e conhecimento acompanhados de pouca experiência assemelham-se àquelas edições cujas páginas apresentam duas linhas de texto e quarenta de comentário. Muita experiência acompanhada de pouca reflexão e escasso conhecimento assemelha-se àquelas edições bipontinas, sem notas, que deixam muitas coisas incompreensíveis.
A regra de Pitágoras, de que toda noite, antes de dormir, devemos passar em revista o que fizemos durante o dia, está de acordo com a recomendação aqui dada.
Deve-se observar aqui que, após longo tempo e depois de terem desaparecido as relações e os ambientes que atuaram sobre nós, não conseguimos evocar nem renovar a disposição e a sensação outrora provocadas por eles; todavia, podemos muito bem recordar-nos das manifestações provocadas por eles na ocasião. Estas são seu resultado, sua expressão e sua medida. Desse modo, a memória ou o papel deveriam conservar cuidadosamente os momentos importantes da vida. Para tal fim, os diários são bastante úteis.
Meu passado foi pavimentado de idealismo, meu presente vai sendo calcado de realismo e preto e branco.
Se você quiser realmente perdoar o erro que alguém cometeu no passado, então esqueça, pois quem perdoa esquece, se você não esqueceu, é porque ainda não perdoou.
Houve dias, em um passado não muito distante, que você era o meu sorriso, que, todas as minhas atitudes eram ligadas a você e ao que você queria, eu abandonei os meus sonhos para realizar os seus, e os fiz, agora lúcida, tento recuperar o meu tempo e as minhas ideias, tento me olhar como olhei pra você e me apoiar como apoiei você, tento me ajudar, me levantar, me recriar, me fortificar, como fiz com você, não me arrependo e pra ser sincera faria tudo novamente, porque enxugar suas lágrimas foi o caminho para o seu sorriso e o seu sorriso foi o mais bonito que eu já vi. Agora que estás curado e não precisa mais de mim, eu preciso curar a mim mesma do meu vicio de você, eu preciso me afastar pra te dar a única coisa que ainda não fui capaz de dar, que é o espaço para você ver o que, ou melhor, quem é melhor para você. Nesse momento eu preciso de mim, eu me solicito, não que nada tenha valido a pena, mas eu só preciso me acostumar a não ter necessidade da tua presença. Adeus.
Ignoro e esqueço tudo que já passou, triste ou feliz o que passou é passado, não preciso me prender a viver o que já foi vivido.
"Abandona a âncora do passado, viva o presente e mantenha o leme na direção, almejando o futuro para não ir de encontro as rochas".
O passado é um retardatário, serve apenas de distração, atrasando as conquistas que estão na linha de chegada desta corrida chamada vida.
Simplesmente tenho passado por tempos difíceis. Tempos em que não sei se haverá tempo, para ser... eu.
Me pego aqui sozinho e me lembro do passado
Saudades da infância, eram tempos dourados
Muita coisa acontece e eu não me manifesto
Minha cabeça está em guerra, minhas atitudes em protesto
Neste mundo onde tudo é proibido
Não vou me importar com o que vão pensar
Vou sonhar, vou sorrir, vou chorar, eu vou ir e desabafar!
Deus envia pessoas em nossas vidas para curar as feridas do passado e fazer reviver a Esperança em nosso coração.
A vida é muito curta,para você perdê-la vivendo no passado,viva hoje cada segundo do seu dia,pois o relógio não marca para tras!
Quem conserva uma "ferida", "mágoa", se torna escravo do passado, fica incapaz de viver no presente, e julga todas a coisas do presente com os olhos do passado. Liberte-se e viva o melhor de Deus hoje. Semeie as sementes do amor e do perdão e receba a cura para uma vida livre, leve e solta!
Nem sempre o passado fica pra trás, em determinado tempo ele atormenta o presente e atrapalha o futuro... O que fazer? Integre seu presente ao futuro, faça isso usando seus sonhos! Porque na maioria das vezes o passado é repleto de pesadelo!
