Refletindo sobre a Vida
As vezes uma musica explica uma vida inteira.
Cria ou destrói esperanças
Mata ou ressuscita sonhos
Começam novos parágrafos ou dão fim a uma historia
Crie sua canção
*Viva-a
*Sinta-a
*Seja-a
*Transforme-a
*corrija
Acrescente momentos bons e faça desses momentos sejam eternos
E o principal escreva uma Canção que por mais que ninguem a cante-a
Ela cantarole no chacoalhar de uma arvore balançada pelo vento
E nos cantos dos passaros,cantando ao amanhecer e ao Por-do-Sol
E o principal,que ela nunca tenha fim,pois assim é a Vida
Nada tem fim, tudo se transforma
Assim como da morte exala a vida
Dos fins nascem novos começos
Ser ou não ser... Pensante.
Este não é um texto politico, tão pouco apartidário. São palavras que falam sobre os problemas, não apenas sobre culpados ou inocentes, mas sobre a consciência nossa de cada dia.
A sociedade se diz evoluir todos os dias, nas mais diversificadas áreas e nos mais diferentes temas. Embora a base de tudo se mostre ainda arcaica, resumindo-se em ser contra ou a favor. Por mais que os anos passem e as manchetes de jornais insistam em mostrar algum tipo de mudança, o comportamento das pessoas diante de alguns temas se mostra primitivo.
Assuntos como fé, politica e futebol, por muitos anos são mantidos como “não discutíveis”, por mexer com a emoção e quando se envolve sentimento, se perde a razão. Fato no qual discordo totalmente e por essa justificativa ser usada ainda nos dias de hoje, talvez tenhamos chegado a níveis extremistas de imposição da própria opinião.
O país esta envolvido em um manto de justiça e desigualdades, talvez nunca sentidos antes. Muitas questões antes vistas como tabus, chegam de forma bruta estapeando nossas caras, nos indagando por um pensar diferente do feito em outras épocas, mostrando para nossa consciência que chegou a hora de debater.
Mas de forma lógica, procuramos sempre por culpados e não por soluções. E sempre a culpa não é nossa, por coincidência é do vizinho, é do politico, do branco, do negro, é do pastor ou do bispo. Não temos a coragem suficiente de assumir a parcela que cabe a cada um de nós para resolver.
Chegamos assim, jogando os problemas no colo de outros, ao momento em que falar o que se pensa, expor um pensamento, defender um ideal, chega a ser praticamente uma heresia.
Vivendo um momento de um falso politicamente correto, um modelo no qual quando se é contra a maioria, é estar contra a politica divina e incontestável do homem.
Se você defende o governo é de direita, se você defende a família, é homofóbico e vise e versa. Assim desta forma bruta e sem um debate de ideias, vem se criando uma sociedade cada vez mais intolerante, quando na verdade deveríamos sentar todos e nos perguntar o porquê deixamos tais fatos nos tornarem pessoas agressivas, ao invés de vermos uma oportunidade de nos colocarmos no centro da discussão, como oportunidade de crescimento humano.
Falta bom senso de todas as partes, falta não somente o investimento em educação, mas usarmos a que recebemos de nossos pais. O país hoje parece, um amontoado de pessoas tentando escalar uma sobre as outras, buscando sua melhor visão da cidade.
Deixamos o individual, aos poucos ser muito mais importante que o coletivo, nos permitimos vendar os olhos com a soberba do consumismo, como forma de satisfação e direito de quanto mais se tem, mais se pode sobre os outros seres que dividem nossa convivência.
Ao escolher o caminho confortável, acreditamos estar livre de momentos que consideramos desagradáveis. Mas a sociedade que não tem acesso a tais formas de vida, mais cedo ou mais tarde, haveria de cobrar sua parte no bolo. Mostrando assim, que toda forma de exclusão, mesmo sem “saber” que havia sido feita, afeta a cada um de nós.
Correr, literalmente, atrás de alguém parece ser algo ultrapassado e chato, e acredito que dependendo da situação realmente o seja. Mas correr, no sentido de ir à luta, para conquistar aquilo que não tem valor não o é. Isso é o ápice da humildade e reconhecimento que a outra pessoa, neste caso, é a simples causa da sua felicidade e onde naquele abraço você se sente completo.
Esperei tanto de você, e pra que ? e por quem ? , me arrependo disso, de você, de mim, de nós . Enfim .. me arrependo de tudo
Difícil mesmo, é acreditar nas pessoas erradas, porque se vai acreditando, até um dia não acreditarmos mais em ninguém...
O tempo pode ser visto como um assassino em série: suas correntezas levam pessoas, esperanças, possibilidades. Mas também é um Papai Noel bondoso: quem vou encontrar naquela esquina? Que horizonte depois daquela curva, que visões, que experiência, que esperanças?? Indagar é um desafio permanente!!
O tempo transforma, a memória preserva, a morte ao fim absorve. (Ou devo escrever "absolve"?)
(Gramado, O Bosque, janeiro de 2014)
Sabe qual é a ironia da vida? Pensamos sempre ao contrário. Temos pressa de crescer e depois suspiramos pela infância perdida. Perdemos a saúde para termos dinheiro e logo em seguida perdemos o dinheiro para termos saúde. Pensamos tão ansiosamente no futuro que esquecemos o presente, e assim, não vivemos nem o presente e muito menos o futuro. Vivemos como se nunca fossemos morrer e morremos como se nunca tivéssemos vivido. A vida é feita basicamente de 'contrários'. A palavra 'vida' tem apenas um “V”, o resto é só “ida”...
Os humanos gostam de acreditar que são lógicos, mas a maneira como vivemos diz exatamente o contrário. Somos mais impulsionados por emoções, que têm uma lógica própria, mas provavelmente não uma lógica que faça muito sentido.
Mostre-se...
Estou morrendo de vontade de conhecer você
Mostre-se
É sua vez
Você é o único que eu estou procurando
Toda a minha vida?
Mostre-se
Estou pronto para aprender
CONSOLAÇÃO
Penso às vezes na saudade, nos tempos idos
Que inflamei na juventude, vida e inocência
Penso nas quimeras deixadas na reticência
Levadas pelo vento, nos destinos repartidos
Penso nos poemas nos vazios adormecidos
Deixados ao léu. Sem qualquer referência
Amargurados no peito e cheio de carência
Penso nos prazeres nos perdidos contidos
Talvez na dor pudesse ter sido diferente
E de repente com flores fizesse diferença
E a minha presença, importante vertente
Porém... nada é como o que se pensa
O destino é traçado na tenra semente
Viver é amor, e amar é de vital crença!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
20 de março de 2020 - Cerrado goiano
Olavobilaquiando
Eu perdi o meu coração e a minha cabeça
Eu sempre tento fazer o certo
Pensei que tinha te perdido dessa vez
Mas você acabou de voltar para a minha vida
Tenho tanto sentimento.
Temos, todos que vivemos, uma vida
que é vivida e outra vida que é pensada,
e a única vida que temos
é essa que é dividida
entre a verdadeira e a errada.
A vida é caos e impermanência. Quando você aceita esta realidade, aprende a dançar em sintonia com a batida da sua alma.
O mundo não vai parar e esperar você ficar bem, a vida não vai te bater, ela vai te espancar ou você se acostuma com a dor ou continue chorando.
Eu não consigo dormir, pensando se vale a pena insistir, nessa vida de marasmo, eu sem plasmo, insisto em insistir.
Insistir, insistir, insistir.
Ferir, ferir, ferir.
Remendar.
Repetir.
- Relacionados
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases de Sigo em Paz
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Alegria: pensamentos e reflexões para uma vida mais leve
- Frases de acreditar na vida
- 57 frases sobre o tempo e a vida para pensar no propósito de tudo
- Frases para Pensar na Vida
