Pensamentos Mais Recentes

Se não conhecemos nossas próprias falhas ou antigos vícios, o primeiro passo para sabê-los é o autoexame sincero, pois só corrigimos aquilo que temos a coragem de enxergar.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Oscar Wilde

A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo.

Friedrich Nietzsche

O Homo Sapiens é testemunha fugaz de seu próprio funeral existencial, enquanto ser contido na realidade do espaço/tempo.

Ao sair é preciso 
deixa-lo porque 
outro não vai mudar.

O meu brio encontra o seu,
ambos pantaneiros,
concedidos pelo nosso Deus:
vivemos tempos alvissareiros.


Durante a descida dos andores,
todos com beleza adornados,
os corações batendo feito tambores
ao som do cururu, todos animados.


Com as mãos mergulhando
São João no Rio Paraguai,
eu de Corumbá e você de Ladário,
o meu coração apaixonado,
morando contigo lado a lado.


Contigo não tem sido diferente:
estamos morando um no outro,
ainda protegidos de toda a gente,
esperando o dia certo para anunciar 
que viveremos só de amor imparavelmente.

Infância


 Brincadeiras que alegraram a infância  
 que nunca se esquece e trazem boas lembranças.  
  
 O jeitinho especial de enrolar o fio no pião,  
 de desbicar a pipa no céu,  
 de dar um relo.  
  
 A alegria das meninas pulando amarelinha.  
  
 O futebol — esse fica até a vida adulta,  
 paixão nacional.  
 
 Ah, infância bonita  
de uma alegria espontânea!  
  
 Das corridas, do esconde-esconde...  
 Saudade danada da minha infância.  
 É uma pena não poder voltar  
 ao meu tempo de criança  
 e brincar tudo outra vez.  


Marcio Melo

Não é possível conquistar equilíbrio emocional, saúde e bem-estar, apenas combatendo sintomas. A integração da ciência, espiritualidade e autonomia do bem-estar é fundamental.

Todo poema é a alma gêmea de alguém.

A história dos patriarcas nos revela que a jornada espiritual consiste em uma transição de uma fé condicionada para uma fé incondicional. Essa transição também aponta para a origem dessa fé, pois a fé incondicional somente pode nascer no solo do amor incondicional. Nesse sentido, o amor é, de fato, incondicional, e a verdadeira fé surge desse solo como uma resposta à graça de Deus.

Sejam independentes, se possível. Há quem nunca tenha tido essa oportunidade.

Entre Lágrimas e Visões

Há fases em que meu coração bate tão alto e tão forte que me assusta. Não consigo dormir, e meu sono se fragmenta em breves minutos de descanso.

Caio em lágrimas como uma criança que desaba ao chão quando percebe que a mentira também sabe vestir-se de paixão.

Há momentos em que meu rosto e meu coração se enrijecem pelo frio, pelo medo e pela decepção.

No entanto, tenho a certeza de que não são sonhos. São visões do passado. E, longe de me adoecerem, elas me enobrecem.

"Diante de grandes problemas, mais importante do que a ânsia de resolvê-los é adotar uma estratégia correta, calculada e bem planejada."

A vida é tão bela que chega a dar medo, disse o Poeta.
sfj,reflexões⁠

A maior prova de existência não é ser visto, mas continuar íntegro quando ninguém se dispõe a compreender.

​O Frio das Correntes
​O frio das correntes é o frio da alma.
O frio da liberdade tardia, no contraste cruel da fome.
O frio do aço, que range e se move a cada movimento do corpo.
O frio de cada corte, pois o metal rasga a carne nas suas amarras.
O castigo imposto... porque a sua cor te define.
​Mas esse mesmo frio alimenta a indignação.
A liberdade tem preço, tem credo, tem luta.
E o frio continua nos castigos modernos,
Ditados pelos novos senhores da terra,
Os mesmos senhores que ainda conduzem o povo.
​Nos calamos diante da autoridade?
Devemos engolir tudo em silêncio...?
​Somos prisioneiros apenas por sermos afrodescendentes?
Ou será que nos tornamos frios, distantes daquele mundo espiritual
Onde somos uma única raça, uma única existência?
Aqui, o credo e a cor ainda servem para definir o opressor.​O Frio das Correntes
​O frio das correntes é o frio da alma.
O frio da liberdade tardia, no contraste cruel da fome.
O frio do aço, que range e se move a cada movimento do corpo.
O frio de cada corte, pois o metal rasga a carne nas suas amarras.
O castigo imposto... porque a sua cor te define.
​Mas esse mesmo frio alimenta a indignação.
A liberdade tem preço, tem credo, tem luta.
E o frio continua nos castigos modernos,
Ditados pelos novos senhores da terra,
Os mesmos senhores que ainda conduzem o povo.
​Nos calamos diante da autoridade?
Devemos engolir tudo em silêncio...?
​Somos prisioneiros apenas por sermos afrodescendentes?
Ou será que nos tornamos frios, distantes daquele mundo espiritual
Onde somos uma única raça, uma única existência?
Aqui, o credo e a cor ainda servem para definir o opressor.

Ou você está empreendendo o futuro.
Ou está concertando o passado.

Ciclo


Eu me apaixonei  
 pra não desapaixonar.  
  
Te amei  
pra nunca na vida te desamar.  
  
 Porque quem se apaixona não deixa  
até virar amor.  
  
E quando vira amor, não quer acabar.  
 E não acaba.  
 
Porque a paixão é o fogo  
que esquenta o amor.  
  
Que de paixão nunca falte ao amor,  
nem ao amor a paixão que o alimenta.


Marcio Melo

Você é um gerador, não um reator.

​Manifesto: A Gaiola Coletiva
​O futebol não é a nossa cultura; nossa cultura é a estrutura, a crença e a raça da nossa gente que, com o próprio suor, levantou esta nação. Uma nação que não foi construída pelos senhores escravagistas, mas sim apesar deles.
​Hoje, somos governados por democratas da alienação. Promovem a futilidade e a ganância, alimentando a luxúria de um espírito podre — para aqueles que acreditam em alma, pois para o sistema, ela nunca existiu. O velho "pão e circo" continua de pé. No jardim da nossa sociedade, a flor é devorada pelos ratos da extrema-direita democrática. Mas há um preço: todas as flores precisam de espinhos para proteger e expor a sua beleza.
​Somos obrigados a engolir a corrupção e o negacionismo. Na transição do ser político e analítico para o ser inerte, fomos engolidos pela alienação social e religiosa que viralizou. Junto com ela, viralizaram o racismo, a intolerância espiritual e a indiferença. Sob esse teto, a pobreza tornou-se sinônimo de ignorância e de escassez política.
​Somos uma rica mistura de raças e credos, mas os governantes ainda nos enxergam como meros objetos de manobra. Criam-se políticos de estimação e cargos previsíveis. Candidatos corruptos desfilam impunes, esfregando na nossa cara as provas do roubo. Mesmo assim, a alienação vence, porque a mente da massa está presa em uma gaiola coletiva.
​O senso da razão ainda sobrevive, resistindo bravamente em meio a deepfakes e fake news. No entanto, dividimos o espaço com aqueles que lutam para viver na utopia de uma "Matrix". Somos peças de um jogo político focado nas riquezas do povo, onde a vida é sofrida e onde lutamos diariamente pelo direito de existir em um mundo onde tudo — absolutamente tudo — tem preço.

O ruído distrai, o silêncio pacifica.

Se não terminou bem, é porque não terminou ainda.

Não se garimpa a paz no caos do ruído; ela é um tesouro que só se revela no silêncio.

O Idiota


Idiota é quem cospe na mão que lhe estende a verdade.  
Orgulha-se da própria cegueira e chama isso de opinião. 
Ignorância por escolha. 
Teimosia por vaidade.  
 E ainda acha que o problema é o mundo.


Marcio Melo

"Lamento"


 A vida é lamento.  
Nem sei quem foi a peste que inventou o sofrimento.  
 
 Será que eu só lamento?  
 O que dói é angústia,  
 a dor que machuca,  
 essa tortura que nunca acaba.  
 
 Parece até praga.  
 Uma injustiça desgraçada.  
Quem aguenta?  
 Na vida só se leva pancada. 


 Quando parece que vai terminar...  
Aí é hora de outra vez lamentar.


Marcio Melo