Pensamentos Mais Recentes
A mídia não informa: domestica.
Ela normaliza a mentira, estreita o pensamento, sufoca o senso crítico e mata qualquer sonho utópico, porque gente que sonha grande não aceita viver aprisionada.
E quem sonha grande não aceita sobreviver sem sentido: exige uma vida com propósito, dignidade e compromisso real com a transformação da realidade.
31/12/2025
A face está sempre sujeita à intenção do ser. Se a intenção é conhecer e fortalecer a face original, uma estrada para o autoconhecimento começa a surgir no horizonte.(Walter Sasso)
Onde Havia Dois, Restou o Amor
Éramos dois, agora sou só eu.
Meu irmão, protetor do frio e da lida,
Em noites densas, o calor era o teu,
No agito constante de nossa vida.
O medo e a ansiedade tentaram ficar,
Mas o amor transbordava em nosso segundo lar.
Entre sons e mimos, sem hora ou rigor,
Eu obedecia ao seu tom mais gentil, com louvor.
Mas o meu inseparável irmão partiu,
Deixando-me só, em um mundo vazio.
A idade avançou, o silêncio chegou,
E em um sopro de susto, o AVC me tocou.
Julgaram-me finda, deram-me o adeus,
Mas o amor de meus donos era maior que os céus.
Lutei com meus sons, clamei por viver:
"Ainda estou aqui, não quero morrer!"
Pelas mãos da ciência e o cuidado da alma,
A vida voltou a trazer minha calma.
Fisioterapia, carinho e luz,
Ao seio da minha segunda família, o destino me conduz.
dedicado aos meus cachorros e médicos
Dedicado à Theodora (em vida) e ao Martin (em memória).
Por: Roseli Ribeiro
Depois de anos uma lagrima escorre no meu rosto solitária meu coração aperta vejo uma foto dela aquela que um dia foi meu sol meu tudo aquela que eu traria a lua mas que agora não existe mais, a cada dia que passa eu vou perdendo minha sanidade meus olhos não expressão mais vida são opacos não consigo mais esboçar um sorriso por mais que eu tente, fico em um canto do meu quarto perdido em meus pensamentos olhando pra foto dela lembrando dos momentos felizes que tivemos, nisso vem uma imagem de um futuro em que nos casamos e tínhamos uma linda família que tudo podia ter sido diferente se eu fosse mais forte podia ter segurado sua mão e não ter abandonado.
Hoje começo escrevendo sobre o pouco q aprendi sobre a vida ,me perdi no caminho agora o que será de mim no futuro perdido no tempo mente fragmentada coração em pedaços um sombra do outrora que já fui arrependido de ter feito escolhas erradas, que fiz amigos que perdi, eu me perco em pensamentos sem saber pra onde seguir cada vez que deito acordo assustado, sou um preso de minhas próprias escolhas.
Outro dia uma nova pagina tento escrever uma nova historia mas a cada letra uma lagrima desce não consigo largar o passado
fico pensando será que se eu tivesse feito outras escolhas como tudo teria terminado penso num futuro diferente talvez seria feliz
todos me veem feliz por fora mas não sabem a tristeza que me consome por dentro quantas vezes já pedi pra morrer nem coragem pra isso eu tenho sou uma vergonha será que um dia posso encontrar descanso minha alma clama por libertação.
MAINHA
A ti gaucha lindaça que
me amamentasse nos seios
me derrubou dos arreios
fiquei igual potro chucro
coiciando e mascando o freio.
Por mais que eu esteja no mais infinito das trëvas, vou fazer dessse lugar um mundo, aonde o sol que brilha, e apenas o seu olhar, pois se nao posso te amar, vou te proibir ,que proiba de sonhar...!!!
Manual do Sucesso
Seja produtivo.
Seja eficiente.
Seja impecável.
Seja desejável.
Seja melhor que ontem.
Seja melhor que os outros.
Seja o que esperam.
Venda sua alma em suaves prestações.
Assine contratos invisíveis.
Abrace a ansiedade como rotina.
Engula o cansaço, sorrindo.
Finja plenitude.
Poste felicidade.
Monetize até o seu descanso.
Trabalhe enquanto eles dormem.
Estude enquanto eles se divertem.
Corra, corra, corra…
Até esquecer pra onde ia.
Sucesso é isso, não é?
É se encaixar no molde,
é performar perfeição,
é acumular medalhas no peito vazio.
Mas… e se não for?
E se o verdadeiro sucesso
for aprender a perder sem se perder?
For ter tempo pra existir sem função?
For olhar no espelho e reconhecer-se,
mesmo quando não há aplauso,
nem curtida,
nem validação?
Talvez o maior sucesso
seja simplesmente ser —
inteiro, imperfeito,
presente.
A passagem de um ano não é apenas um marco cronológico, mas um exercício de consciência. O tempo avança de forma implacável, e cada ciclo encerrado nos confronta com aquilo que fomos capazes — ou não — de compreender, construir e transformar.
Ao nos aproximarmos de 2026, o verdadeiro convite não é apenas ao otimismo, mas à responsabilidade pelo próprio crescimento. Recomeçar não significa ignorar o passado, e sim integrá-lo com lucidez, extraindo dele aprendizado, discernimento e maturidade.
Que 2026 seja um ano orientado por decisões mais conscientes do que impulsivas, por propósito mais do que por urgência, e por valores sólidos em vez de expectativas frágeis. Que haja ambição, mas acompanhada de ética; esperança, sustentada por ação; e fé, aliada à razão.
Que avancemos não apenas em conquistas externas, mas em consistência interior, tornando o tempo vivido digno do tempo que nos é concedido.
Que 2026 seja um ano de clareza, progresso e sentido.
Manifesto do Próprio Ser
Redondo e redundante,
tão cansativo quanto desnecessário.
Entre trocas de palavras e de assuntos,
é no meu corpo que a importância se faz valer.
Mas, por que você não...?
O seu incômodo, ou sua falsa preocupação,
se torna apenas um eco chato,
pois em minha mente, no abrigo da minha cabeça,
isso é o menor dos problemas.
É o que eu aceito,
é quem eu sei que sou,
e nessa ciência, eu me abraço.
Meu corpo é meu,
minhas regras são minhas.
Quem pode falar dele somente eu.
Ass: Roseli Ribeiro
Amadurecimento
O proibido é o cuidado,
o mundo nos força a amadurecer.
O aprendizado nem sempre vem de casa,
nem sempre a escola nos faz crescer.
Menina-mulher,
o corpo não se esconde mais em roupas folgadas.
A timidez é despida na malícia
de um olhar maduro, em estradas traçadas.
Mas o corpo, que tanto esperou,
entregou-se ao príncipe que se transformou.
Menina ingênua, que um amor pra vida toda sonhou,
viu o medo de um filho brotar onde a ilusão falhou.
Seu príncipe logo se mostrou um monstro,
o "para sempre" era apenas futilidade.
Era tudo ilusão da minha mente;
e da dele, apenas diversão.
(Assinado: Roseli Ribeiro)
"Confirmado! Lá vem ele! Estou me referindo ao Ano Novo. Se Jesus vem junto, como alguns anunciam sobre a 'Volta dEle', não sei. Não tenho Religião, não tenho Líderes nem uso Livro de Justificativas. Então, nada sei e, portanto, nada digo, nada invento, nada repito (feito Papagaio), nada especulo a esse respeito!"
TextoMeu 1250
👣👔🦜
ABENÇOADO
Demétrio Sena - Magé
São muitos os esforços diários de pessoas queridas, para que eu "aceite Jesus" e passe a frequentar um templo. Fazem isso de longe, porque essas pessoas queridas "não se misturam" mais com um homem "perdido". Um ateu. Esperam pela minha conversão, para que não seja perigoso se reaproximarem de mim. Trata-se de uma orientação de seus tutores espirituais. Dizem que, uma vez convertido, serei uma pessoa muito abençoada. Não convertido, além de não ser abençoado, meu destino após a morte já é o inferno, "com o Diabo e seus anjos" e tudo mais.
Aceito essas pessoas queridas como elas são. Podem ser cristãs, budistas, judaicas, membros de religiões de matriz africana, de outras mais, ou céticas como eu, no que tange o sobrenatural disponível. São meus próximos, não importa no que acreditem, e tenho sincero sentimento. Se não estão mais ao meu alcance no dia a dia, é porque sou pessoa não grata, não bem-vinda, em razão do que penso da vida, do mundo e do além. Não importa para tais pessoas, se eu sou honesto, pacífico, boa gente; o problema é que não sou "convertido". Mais grave ainda, porque não concebo esse Deus que as religiões apresentam, das formas como apresentam, e minha visão da figura de Jesus Cristo não é no contexto sobrenatural. Admiro-o, tenho como modelo de como eu gostaria de ser, e foi ao ler sobre ele, sem as fantasias da própria leitura e de alguém baforando em meu "cangote" que despertei para o amor ao próximo, seja o próximo quem for, sem desejar que ele fique distante até que seja igual a mim.
Quanto a ser muito abençoado, a vida já me abençoa faz tempo. Deus? Pode ser, porque não acredito no Deus das religiões, mas não duvido que algo (sempre acreditei que, se Deus Existe, Ele não é Alguém, é Algo) reja ou administre o todo. As poucas pessoas que me aceitam não fazem exigências. Dentro de minhas preocupações diárias, e apesar delas, que são muitas, há em mim uma paz que não carece de complementos litúrgicos. Não sei quantas vezes escapei de situações extremas, inclusive relacionadas à saúde (sem orações, rituais, penitências e "trabalhos"). Conquistei o emprego dos meus sonhos, mesmo sem "ganhar bem". E me sinto extremamente feliz, porque lanço livros, poemas, minhas fotografias, plantei muitas árvores e tenho duas filhas, esposa (com as quais vivo bem) oito irmãos e nenhuma forma de depressão, mesmo tendo meus problemas e minhas tristezas.
Não sei como será o meu futuro; que mágoas e alegrias, quais venturas e desventuras terei pela frente, mas tudo será como sempre foi: Como será. Exatamente como seria, independente da minha fé ou não fé em que ou quem. O destino cabe a si mesmo e o que chamam de paz de espírito, eu tenho, entre as agonias naturais de viver. Quer saber? Ame o próximo. O que pensa e crê como você e o que não. O próximo próximo e o distante. O habitante do mesmo planeta que você. E se você crê em Deus, está muito bom assim; não precisa trocá-lo por outro mito qualquer.
Que o ano de 2026 seja de muitas felicidades, descobertas, desafios, reflexões relevantes e sinceras, e mudanças necessárias para melhorarmos como seres humanos. Melhorarmos, visando a nossa e a felicidade alheia palpáveis, sem dependermos das ordens de ninguém, de como devemos ser felizes. A felicidade pessoal não é algo tangível por alguém que se dê o direito e a prerrogativa de arrebanhá-la para um triste e questionável coletivo obrigatório.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Encontro de Almas
Real, mas espiritual.
Amor sincero, de mútuo sentir,
Sentimentos reais, sob proteção divina.
Era revelação: protetor e assustador,
Mas sentia o meu pranto na dor.
As madrugadas eram encontros de almas
Que se amavam e se pertenciam;
Viam-se ao deitar, no fechar dos olhos,
Na ansiedade das duas da manhã,
Onde o corpo, vulnerável, mergulha no sono.
Sim, ele era real, do outro lado do oceano.
Cartas e ligações matavam a tristeza;
Sua deficiência nunca foi o problema,
Mas a distância, sim.
Cinco anos... Loucura? Não sei.
Mas foi intenso, verdadeiro e ingênuo.
Acima de tudo, foi amor.
Dedicação a: Cipriano Manuel Esteves Matias. Cidade Monteiro Portugal
Ass: Roseli Ribeiro
Cada um em seu castelo de sentir e ser,
Trancado na autonomia do próprio umbigo.
Não há mais acordo, nem o querer,
De buscar no outro um abrigo.
Nem a tela acesa, nem a mesa posta,
Fazem a alma se reencontrar.
O pensamento solitário é o que resta,
Nesse abismo imenso de não se falar.
A modernidade, com sua mão gelada,
Apagou o brilho da conversa franca.
A dúvida agora é voz isolada,
E o motivo fútil é o que nos estanca.
Ass Roseli Ribeiro
Happy New Year ✨
Que em 2026 nada que seja morno, raso e vazio se aproxime ou me encontre.
Que eu nunca seja incerteza na vida de ninguém.
Que eu nunca receba menos do que eu retribuo.
E que, a cada ano, tenhamos menos fogos de artifício — e mais consciência e verdade.
Menos fogos de palha — e mais constância.
Menos brilho momentâneo — e mais calor que permanece.
Que nada apague o que eu sou,
que nada diminua o que eu carrego,
e que nada apague o meu brilho. ✨
Que eu siga iluminando sem ofuscar,
crescendo sem me perder,
e recebendo do mundo a mesma verdade que eu.
…e ainda que eu me canse,
que eu nunca me torne fria.
Que o cansaço nunca roube minha doçura,
nem a vida endureça a minha fé.
Que eu saiba descansar sem desistir,
recuar sem desaparecer,
silenciar sem me apagar.
Que 2026 me encontre inteira,
com raízes mais profundas,
coração mais sábio
e passos mais firmes do que ansiosos.
Que eu reconheça quem fica,
e não implore por quem não sabe permanecer.
Que eu ame com coragem,
mas escolha com lucidez.
Que eu seja abrigo pra quem merece,
e horizonte pra quem sabe caminhar ao meu lado.
Que o amor seja trocado,
a lealdade percebida,
a presença sentida,
e não apenas prometida.
E se for pra arder,
que seja pelo que é raro.
E se for pra brilhar,
que seja pelo que é verdadeiro.
Que 2026 não me traga tudo —
mas me traga o certo.
Porque eu não quero muito,
eu quero verdade que não oscila,
calor que não esfria,
amor que não se perde no tempo.
E que assim seja. ✨
2026 venha pra iluminar cada um de nós, que o passado tenho morrido igual carvão que virou cinza, o futuro seja igual o brilho dos seus olhos quando me ver.
FELIZ ANO NOVO!
Feliz Ano Novo!
É o que mais se vai ouvir...
Mas o que muda realmente quando o calendário virar?
Aqueles que se foram ou aquele que chegar.
Isto, sim, nos faz sorrir ou nos faz chorar.
Sorrimos na chegada de alguém que nos enche de vida.
Choramos de tristeza na hora da partida.
Assim, seguimos a vida, sorrindo, chorando, perdendo ou ganhando.
Até que a nossa vida também termine, ao chegarmos ao fim da lida.
Deixaremos a lembrança do sorriso da chegada e a lágrima na hora da partida.
Não quero que se entristeça com o que acabei de escrever... afinal, seguimos o ciclo da vida até o dia de nos reencontrarmos para nunca mais nos perder.
Nesse dia, então, tudo será realmente novo e bem diferente será o nosso viver.
Cícero Marcos
