Raízes
Se for pra ficar, fique e finque suas raízes aqui, por inteiro, com amor. Mas se não for completo, vá, vá e não volte nunca mais. Não quero que deixe nem lembranças, e muito menos suas raízes aqui em mim, agora "uma só", onde já existiu um "nós dois".
"Estamos deixando de ser o que sempre fomos, seres humanos. As raízes da solidão começam a ser tratadas quando aprendemos a enxergar que somos peças únicas no quebra cabeça da vida assim como todas as pessoas ao nosso redor"
Raízes e Humanidade!
Uma pessoa de futuro finca raízes profundas onde vive
e deixa marcas que jamais serão esquecidas!
Esta é minha homenagem aos Índios...,
aos Negros, aos Brancos,
aos escritores
que construíram nossas raízes e
a todos os povos que
vivem em nossa sociedade!
Nunca mais vou esquecer,
que seja em qualquer lugar,
onde seja, o que for,
os seres humanos
na essência é a mesma,
por ser humanos!
Sejamos como as árvores, fortes em suas raízes, destemidas em seus caules, suaves como tuas folhas e frutificaste como teus frutos.
Essa imagem me faz relembrar minhas raízes. Me leva novamente aqueles tempos onde as cercas faziam parte dos cenários de minha vida, onde cada lado delas algo diferente acontecia, e por elas a nossa rotina passava. Me faz lembrar das manhãs geladas, da geada que a tudo deixava branco. As pedras e o pó da estrada de chão, por onde meus passos mesmo ainda sem direção passavam. Dos sonhos que aos ventos eu falava. Do contato com a natureza, das maravilhas que eu encontrava do lado de lá da cerca. Daquela casinha de janelas de madeira, do chuveiro de lata, da água gelada que do poço vinha, do leite quentinho que eu bebia logo apos mamãe ter fervido, os banhos proibidos nos açudes, a água fria da cachoeira, o canto dos pássaros pela manhã inteira, do morango tirado do pé... Ah aqueles tempos no interior da minha querida Caçador/SC, em que eu era tão ingênio, e ser assim era tão bom, eu sonhava com o mundo além daqueles palanques de madeira e dos arames enfarpados, mal sabia das decepções que aqui me aguardavam...
(Crônicas em Caçador/SC) - Em homenagem aos seus 79 anos.
A vida é uma passagem. Portanto não crie raízes desnecessárias, não valorize coisas materiais e siga SEMPRE seus sonhos. E ao final dessa aventura, tenha plena certeza de que tudo valeu a pena, afinal o que realmente importa é viver e não apenas existir.
Para quem valoriza a vida e a existência é melhor uma árvore sem folhas com sua raízes fortes do que uma bela que acabou de ser cortada.
"As raízes da intolerância estão imensamente profundas, e se alastram como ervas daninhas na psique do ser"
O problema não é deixar as pessoas entrarem na sua vida e sim, deixá-las criar raízes mesmo sabendo que um dia elas vão partir.
