Querer algo de Verdade
No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso (DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p. 16)
O amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.
A filosofia de Parmênides se apresenta como um contraste entre a verdade e a aparência. A aparência é percebida pelos sentidos que nos mostram o ser e o não ser e nos levam a diversos erros. Já a verdade somente pode ser buscada pela razão, que para Parmênides demonstra que não podemos pensar o não ser, pois não podemos pensar sem que esse pensar seja sobre algo. Pensar sobre nada é não pensar, da mesma forma que dizer nada é não dizer. Somente podemos pensar e expressar o que pensamos através de um objeto e esse objeto já é algo, já é um ser. Ele conclui que o ser é e não pode não ser e através dessa ideia ele expressa sua principal tese filosófica que vai dirigir toda sua investigação racional. Ele cria assim os principais fundamentos da ontologia que é vista como metafísica pois o ser não é somente o ser da natureza, mas também o ser do homem e das suas ações, e mais ainda, é o ser de qualquer coisa que possa ser pensada.
(de A filosofia de Parmênides)
Fins de semana recheados de festa, bebidas e "amigos"... Agora na real. Você conseguiria viver seus dias ao lado de pessoas assim?
Ninguém é responsável por minha morte. Sou eu o responsável. Eu sabia que isso estava prestes a acontecer, já que falar a verdade em uma sociedade que vive de mentiras, fraudes e ilusões é pedir para morrer. Não culpo essas pessoas pobres que decidiram por minha morte. Se alguém é responsável, esse alguém sou eu. E quero que todos saibam que vivi assumindo responsabilidades por mim mesmo e vou morrer dessa mesma forma. Em vida, fui um indivíduo. Na morte, sou um indivíduo. Ninguém decide por mim, sou eu quem decide sobre o meu destino.”
(texto de O Livro dos Homens, de Osho)
Criança não tem mágoa.
Criança não tem vingança.
Vamos voltar a ser criança.
Perdoar com facilidade.
Coração sem maldade.
Sorrir à vontade.
Ser feliz de verdade.
Sem pensar na idade.
Cem coelhos nunca fizeram um cavalo, como cem presunções não fazem uma prova.
Tive vergonha de mim próprio quando percebi que a vida é uma festa de máscaras e participei com meu verdadeiro rosto.
Na guerra, a primeira vítima é a verdade.
Aquilo que pode ser destruído pela verdade deve ser.
A única verdade neste mundo é que não existe verdade. Qualquer um pode se tornar um deus ou um demônio. Basta que as pessoas acreditem.
(Eren Kruger)
O homem nunca é sincero quando interpreta o seu próprio personagem. Dê a ele uma máscara e ele lhe dirá a verdade.
Pessoas tem a mania de esconder o que realmente pensam, com medo de expôr quem elas realmente são.
Nunca se pode dizer que se conhece alguém de verdade, elas vão lá e te surpreendem.
É verdade que as atitudes falam mais que as palavras, mas também é verdade que as palavras tem o poder de mover as atitudes!
Não adianta. A verdade é uma coisinha teimosa que por mais que a gente tente prender em caixinhas feitas de histórias mirabolantes e coladas com desculpas esfarrapadas, teima em se esgueirar pelas frestas e sair por aí, desmanchando todas as falsas realidades.
(29/09/2007)
Precisamos conversar
Pois quero o quanto antes com você está
Fui pego de surpresa
E neste momento
Diante de tal situação
A única coisa que posso te oferecer é a verdade.
Pedir paciência seria indelicado
Injusto te dizer que espere
Não, não farei isso
O tempo agora te deixa com a escolha
Logo irei a tua procura
E saberei o que tens decidido.
Sabes quem sou
Não escreveria isto estando mentindo
Esculturas construídas pelo tempo
Não se erguem em um dia
E o que levou um ano para nascer
Não se esquece em três.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp