Quem tem Telhado de Vidro Evita Chuva de Pedra
O que é feito dos propósitos perdidos, e dos sonhos impossíveis?
E porque é que há propósitos mortos e sonhos sem razão?
O tempo consumido em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir as interessantes.
Embora os caminhos sejam diversos, não são poucas as pessoas que os confundem com atalhos na esperança de encurtar a jornada e... vão perder-se em cerrados abrolhos.
A Verdade não se modifica: nós sim, nos modificamos e por isso se modifica para nós o aspecto da Verdade
Lobo em pele de cordeiro
Um dia sonhei que uma entidade do mal tentava me seduzir para que fosse um dos seus seguidores. Mas, ela não tinha aparência do mal. Era um homem formoso, montado em um lindo cavalo branco, parecia irradiar bondade e procurava demonstrar que era uma entidade do bem.
Todavia, aquela entidade não conseguiu me enganar, pois sabia muito bem que as aparências enganam.
Acordei quando, desesperadamente, procurava fugir.
Somente quando tomamos conhecimento do íntimo de uma pessoa podemos definir se ela quer realmente nosso bem. Aliás, crescemos ouvindo nossos pais ou amigos dizendo:
_ Tome cuidado com o lobo em pele de cordeiro.
Muito se fala de amizade.
Já li definições que dizem que amigos só os conhecemos quando passamos por dificuldades - gosto dessa definição.
Li uma também, que diz que os amigos são os que compartilham nossa felicidade, afinal: um inimigo não suportaria nos ver feliz - muito interessante essa abordagem.
Mas acredito mesmo que amigo está conosco, não importa a ocasião.
É o que diz: "Estou contigo, para o que der e vier" e, na prática, está contigo no dia a dia, não importando a ocasião ou conveniência.
Não creio que devamos nos decepcionar com quem não é nosso amigo, afinal, ser amigo é muito difícil.
Para ser amigo de verdade, há de se empenhar muito pelo outro, dedicar-se, preocupar-se, enfim… participar.
Seria, então, uma pretensão incoerente acharmos que todos deveriam se comportar como nossos amigos, quando na verdade, difícil é sermos amigos de todos.
Diante dos fatos, acredito que devemos abrir as portas de nosso coração para novas amizades e, quando "fulano ou ciclano" opta por não adentrar, nada mais é que um favor por não ocupar o Hall of Friendship de meu coração - boa essa!
Friso que amizade distingue-se de coleguismo.
E colega?
Colegas são maravilhosos!
Só não são amigos.
Uns estudam por puro amor da ciência: é uma curiosidade ignominiosa;
Outros o fazem para alardear um renome de sábios: é uma vaidade vergonhosa;
Outros, ainda, estudam e vendem seu saber em troca de dinheiro e honras: é um tráfico vergonhoso;
Mas, há também os que estudam para edificar seu próximo: é uma obra de caridade;
Outros, finalmente, para edificar a si mesmos: é uma atitude de prudência.
Quando as folhas caírem nos caminhos,
ao sentimentalismo do sol poente,
nós dois iremos vagarosamente,
de braços dados, como dois velhinhos…
E que dirá de nós toda essa gente,
quando passarmos mudos e juntinhos?
- "Como se amaram esses coitadinhos!
Como ela vai, como ele vai contente!"
E por onde eu passar e tu passares,
hão de seguir-nos todos os olhares
e debruçar-se as flores nos barrancos…
E por nós, na tristeza do sol posto,
hão de falar as rugas do meu rosto…
Hão de falar os teus cabelos brancos…
Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente a variação do roubo. Quando você mata um homem, está roubando uma vida, está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos o direito de ter um pai. Quando você mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando você trapaceia, está roubando o direito à justiça. Entende? Não há ato mais infame que roubar.
É uma imprudência acreditar em qualquer 'consenso científico', porque, ao longo da História, todas as teorias científicas triunfantes triunfaram contra algum consenso.
O sentimentalismo, por ser inerente aos seres humanos, nem todos dele podem desvencilhar-se, mas podem conter-se, dominar, podem procurar, pelo pensamento bem irradiado, encarar a vida de maneira mais racional.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas Quem Sou Eu
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
