Que Saudade dos meus 15 anos
Anos atrás
Eu não te conhecia tão bem
Só era mais alguém
Mas os seus sonhos eram meus também
No fim, você me deixou a paixão
Os sonhos nunca podem deixar de ser em vão
E o nosso amor foi mais forte que a razão
Você me deu a luz e o calor do seu coração
Não chame isso de um retorno
Eu estou aqui há anos
Fortalecendo meus parceiros
E deixando os otários com medo
Engavetei meus sonhos .
Eu tinha 22 anos .
Minha mãe me deixou .
Gritava naquele hospital do Inca, que dor .
Tinha tantos planos .
Estudar , estudar .
E tira ela da máquina de costura .
Não queria mas vê-la levantar com dores nas costas.
Queria lhe dar uma casa própria.
Queria tanta coisa .
Mais esqueci de mim .
Perdir as forças e me perdir.
Hoje sou eu que sinto dores.
O tempo passou e a idade chegou .
Mais ainda da tempo , 42 anos posso mudar o caminho , viver o presente. E o passado se tornar apenas forças pra voa.
E da onde ela estiver se orgulhar.
O que é viver “Uma vida Proposital”.
Aos meus quase setenta anos de idade posso dizer aos meus próximos e amigos que uma vida prazeirosa e digna é “Uma vida Proposital”, que trata-se de um viver justificado e respaldado tanto filosófica quanto religiosamente.
É um viver consciente de que há uma “Lei Natural”, a qual precisamos nos submeter e que rege todas as coisas no universo, e que pode ser compreendida tanto do ponto de vista religioso como do ponto de vista filosófico.
-Do ponto de vista religioso podemos dizer que essa lei, explicada em parte pela fé, vem de um “Ser Superior que chamamos Elohim ou Deus, o Pai” que juntamente com Seu Filho, deu origem a tudo e a todos. Sendo essa lei, baseada em “Princípios Eternos” que são superiores a quaisquer outras leis. Os apóstolos e profetas antigos nos ensinaram e pregaram esses princípios. Depois Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio e também viveu e ensinou, os mesmos, para nossos antepassados. Atualmente um profeta e seus apóstolos continuam vivendo e ministrando esses princípios eternos que se encontram na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Chamamos esses princípios de “Princípios do Evangelho” que estão nos livros dessa Igreja à disposição de qualquer pessoa.
-Do ponto de vista filosófico essa “Lei Natural” já relatada e discutida por filósofos e juristas de séculos passados, antes mesmo de Jesus Cristo, é que serve de modelo comportamental para os seres humanos. A partir dessa lei natural é que surgem os princípios morais e éticos que servem de modelos para que o cidadão possa ajustar-se e conviver bem, em sociedade.
As leis de uma sociedade, em geral, derivam desses princípios, todavia encontramos em diversas civilizações, verdadeiras distorções dessa “Lei Natural”.
Eu digo, portanto, que viver é procurar a cada dia estar em harmonia com essa “Lei Natural e Eterna” a qual requer o respeito e admiração por tudo que a “Natureza” apresenta e revela, que apontam para a existência de “Um Criador”. Alguém que está acima da lei, da moral e da ética, as quais vieram da influência desses “Princípios Eternos” que ultrapassam esses valores baseados no que é legal, certo ou errado, bom ou ruim.
Viver é, portanto, ter uma vida proposital que em resumo quer dizer:
- Ter metas e objetivos claros, sempre.
- Estar ciente das suas escolhas e consequências
- Direcionar seu tempo e energia para alcançar seus objetivos, mas que todos tenham um propósito que agrade ao nosso Deus.
- Cultivar, repetidamente, boas ações para que com o tempo tornem-se hábitos.
- Aprender com as provações e adversidades da vida, cujo propósito é divino, para nosso crescer e fortalecimento.
-Desenvolver amor próprio, pois não sabe amar alguém quem não ama a si próprio.
-Amar a Deus sobre todas as coisas, confiando nele, seja qual for a situação…
-Amar ao nosso próximo, apesar de suas falhas, porque ele muitas vezes é um espelho do que somos, ainda que não queiramos assim ser.
Por fim eu diria que nesse mundo, além de todas essas contemplações acima: Viver é buscar a paz que só pode ser encontrada pela fé e confiança nas promessas de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que já viveu “Uma vida Proposital” e hoje é um Deus como Seu Pai.
Ir. Ney Batista
Noite passada meus pensamentos viajaram a anos atrás. Lembrei do seu primeiro olhar,recordei o impacto do meu coração. Seu sorriso era encantador seus olhos duas estrelas de brilho contagiante. No fundo existia uma tempestade que não pude ignorar. Observei suas emoções eram como as ondas do mar , seu sorriso era de uma contagiante alegria, derepente se perdia em uma imensa tristeza. Cada encontro uma aventura. Sua alma era indecisa flutuava entre a entrega e a fuga. Você me perguntou: Voce está disposto a voar comigo, prometo que nossa jornada será inesquecível. Eu não entendi sua metáfora você voou sozinha eu fiquei . Boa noite.
"Com profunda gratidão a Deus, celebro meus 42 anos de vida, no dia 19 de julho de 2023, reconhecendo que cada momento é uma bênção divina. Sou grato pelas oportunidades que me foram concedidas, pelos desafios que me tornaram mais forte e pelas pessoas maravilhosas que enriqueceram minha jornada. Que a luz de Deus continue guiando meus passos, que Sua sabedoria preencha meu coração e que Sua graça me inspire a viver cada dia com propósito, amor e compaixão. A Ele entrego meu caminho, confiante no Seu plano perfeito e agradecido por tudo que Ele tem feito e ainda fará em minha vida."
Desde dos meus 5 anos
Tu nunca me ensinou a viver sem você
Hoje sou um jovem cheio de planos
Mas... Eu ainda não consegui te esquecer
Lembro como se fosse ontem
Nós dois conversando em uma praça aqui perto de casa
As lembranças sempre se repetem
E as lágrimas vinham, sempre quando uma pessoa me abraçava
Nunca me esqueço do dia 15 de Setembro de 2022
Eu tava deitado sobre a cama do meu quarto
Quando minha mãe chorando me acorda 10:22
Dando a tragica notícia que me deixou triste e machucado
A sua perda me deixou sem rumo
Não sabia por onde andar
Mas em resumo
O juiz bateu o martelo e te levou para um bom lugar...
Eu sem destino
Hoje no auge dos meus 46 anos,
Encontro-me sem emprego há alguns anos
Já perdi a esperança das coisas
Não sei mais o que é ganhar salário,
Sinto-me perdido e desnorteado pelo mundo,
Disfarço com o sorriso a minha tristeza e amargura,
Ainda que as coisas estão difíceis
Perdi minha identidade
A autoestima se esvairiu
A vida perdeu o sabor e a cor
Todos os dias enxergo os dias que se passam cinza
Tudo que eu tenho são os meus pais o meu porto seguro ainda
Pois não tenho mais ninguém com quem mais contar,
Não deslumbro um futuro melhor
Não sei o que há de acontecer agora
Só estou a vagar pelo mundo
Com as lágrimas da solidão
Sem destino e sem retorno
Desacelerei de verdade agora. Estou sem pressa nenhuma. Meus 47 anos, estão exigindo que eu viva intensamente cada instante, cada momento. Não posso perder de vista meu amanhã, e nem poderia deixar de viver e sentir o agora, que é urgente, mas o vivo sem pressa. Deixando que meu corpo e minha mente, sintam a paz do respirar, do sentir o ar nos pulmões, do calor de um abraço, do beijo ardente ou maternal, do sorriso na face do outro, e do riso que amo sentir brotar de mim. E assim, dentro da minha serenidade necessária, a paixão pela vida é fogo ardente em mim, vivendo o hoje, na certeza de um amanhã sempre feliz.
Sou parte de uma geração tão privilegiada que aos meus mais de cinquenta anos, ouço ainda nas rádios músicas que eu amava aos dezesseis anos e até hoje fazem sucesso!
Eu que pensava...
E eu que pensava que em meus quarenta e tantos anos de vida, não viveria para ver e viver um período como este.
Eu que pensava...
Sinceramente que as pessoas fossem mudar pelo menos um pouquinho sua forma de pensar e agir...
Eu que pensava...
Que as famílias iriam se unir mais, mas no entanto, vários lares se acabaram, houve a desunião pela falta da tolerância, falta do diálogo, da compreensão.
Eu que pensava...
Que as pessoas mais velhas, ditas mais sábias por experiência, com a missão de ensinar e proteger, jamais fariam mal as crianças.
Eu que pensava...
Que as pessoas tivessem mais amor no coração pelos animais e no entanto, continuaram se desfazendo, abandonando, maltratando, como se fosse um simples objeto de descarte.
Eu que pensava...
Que com todo caos, dor e sofrimento, morte, as pessoas seriam "mais humanas", mas mesmo assim continuaram agindo como animais, de forma irracional. O detalhe é que os animais, agem de forma primitiva por princípios de sobrevivência.
Eu que pensava...
Que fôssemos aprender neste período sombrio, onde os interesses de poucos superam a necessidade de muitos. Os sete pescados capitais - a luxúria, a avareza, a ira, a inveja, e todos os demais, estão mais presentes do que nunca neste momento!
Eu que pensava...
Que iriamos entender o recado, mas não!
Lamentávelmente não aprendemos a lição! Não estamos fazendo o dever de casa corretamente. E quando isso acontece, temos que repetir a lição, as aulas, o ano!
As leis do retorno são claras! Tudo que vai, volta!
Então...
Eu que pensava...
Ilusão
Por anos busquei pelo teu sim
mas ecoou em meus ouvidos o silêncio,
sinônimo do não, do talvez, ou quem sabe algum dia
esperei tua mão bater à porta
do meu coração
sonhei com o teu sorriso largo, alegrando minh'alma
tua boca me pedindo pra ficar
jurando nunca mais deixar teus olhas sumir do meus
mas foi imaginação nas esquinas escuras da ilusão
onde ouvi tuas juras imaginárias, e teu nefasto adeus.
Estou começando a me ressentir com ele. Como se eu tivesse passado os meus 20 anos com um cara com quem nem vou ficar...
Foi basicamente assim que fiquei conhecida, nos meus já maduros 32 anos, sem imóvel, sem emprego em horário integral, marido nem filho para exibir – a quintessência da ovelha negra da família.
Ah, os meus quinze anos!
Minha única preocupação era como os meninos iriam gostar de mim e de que maneira colocaria as minhas notas na média, se eu soubesse como a minha vida seria hoje, eu teria congelado os melhores momentos e ficado por lá.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp