Quando não Tiver Escolha
Ou você supera o medo, ou o medo supera você! Faça sua escolha!"
(GOMES, Jakelini Danielewicz, 2025)
O mundo diz que o amor precisa de sorte. A verdade é que ele precisa de escolha. O que mantém dois juntos não é a ausência de problemas, mas a decisão diária de enfrentar o que vier sem desistir um do outro. Não é sentir o tempo todo, é permanecer mesmo quando não se sente nada.
O amor não se alimenta só de momentos bons, mas de compromisso nos dias ruins.
O amor é uma escolha incalculável,
e o primeiro encontro é sempre inesquecível.
Até quem não sente sabe que é inexplicável,
E quem sente sabe que é uma fonte inesgotável.
Amor é uma escolha
O amor não é um sentimento,
é a escolha de ficar.
Ficar quando for monótono
E quando alguns dias a tempestade chegar.
É dançar sem ouvir a musica
é ser cura, amigo e colo.
Oportunizar e conduzi-lo ao crescimento,
Sem interesse do retorno.
O verdadeiro amor não nasce da necessidade, mas da escolha de compartilhar a vida com quem se aprecia de verdade.
Texto editado, 09 de setembro de 2025.
Asas atrofiadas
O que é a escolha, senão o modo como moldamos nossas vidas? Decidimos — ou não — o que ela será daqui para frente. Para que olhar pela janela da vida, quando já não encontramos lados para contemplar?
É triste quando nossos caminhos se perdem. Não sabemos onde estamos, nem o que estamos fazendo. Sentimo-nos perdidos, incapazes de escolher para onde ir, para onde olhar. Nossos sonhos já não estão onde os deixamos. Não temos mais certeza do que fazer. Ficamos parados, murmurando nossas angústias e decepções, chorando pelos dias que já não estão mais aqui — dias que não podemos alcançar.
O que era belo já não é mais; o que parecia perfeito já não mostra perfeição. As cortinas caíram. Lá fora já não se veem as mesmas coisas: tudo mudou, e não há mais onde se esconder.
Agora, aqui estou: destruído, percebendo que todos ao meu redor mudaram. Suas asas cresceram, e eles voaram. E, cada vez que eu tentava olhar em busca de alguém, já não os encontrava.
E você? O que fará? Você não desenvolveu suas asas. Elas não servem, estão atrofiadas. Quando tudo era certo, você não quis acertar. Quando tudo se aprendia, você não quis aprender. Você ficou parado, e agora o que poderia te levar mais longe já não serve para nada. Não foram usadas. Você se arrasta, tentando sobreviver, mas já não tem forças — e morre exatamente onde sempre esteve.
Asas Atrofiadas
O que é a escolha, senão a forma silenciosa com que moldamos a própria existência?
Decidir — ou recusar-se a decidir — é traçar os contornos do amanhã.
Mas, às vezes, a janela da vida se abre diante de nós,
e não há paisagem a contemplar.
É triste perder-se nos próprios caminhos.
Não saber onde estamos, nem para onde vamos.
Sonhos ficam para trás, como sombras intocáveis,
e o tempo — implacável — nos rouba o alcance das mãos.
O que antes era belo se dissolve em cinza.
O que chamávamos de perfeito já não carrega perfeição.
As cortinas caem.
Lá fora, tudo mudou, e não há mais refúgio.
Aqui estou: despedaçado.
Vejo todos ao redor com asas abertas,
voando para horizontes que já não posso alcançar.
Procuro rostos conhecidos, mas encontro apenas o vazio.
E eu?
O que farei, se minhas asas não se ergueram?
Se o tempo de aprender passou despercebido,
e o instante de agir foi sufocado pela espera?
Minhas asas atrofiaram.
Não voei.
Arrasto-me pelo chão da própria vida,
e descubro — tarde demais —
que morrer parado dói mais do que cair tentando voar.
Cada escolha é uma renúncia, e em cada renúncia nasce um vazio que, paradoxalmente, alimenta o desejo. É naquilo que me falta que encontro a intensidade do que quero; é no que deixo para trás que descubro o peso do que realmente importa. Afinal, amar é também aceitar que não se pode ter tudo... e ainda assim seguir escolhendo, mesmo quando a ausência grita mais alto que a presença.
Não foi sorte… Foi coragem.
Não foi por acaso… Foi escolha.
Teve lágrima engolida, medo escondido e noites em claro.
Mas teve também fé teimosa, joelhos no chão e um coração que nunca deixou de sonhar.
Eu lutei.
Acreditei.
Me levantei cada vez que caí — e fui em frente.
Porque quando a gente confia em Deus e não desiste de si,
até o impossível muda de direção.
A fé reescreveu a minha história.
E pode reescrever a sua também.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
A vida passa — por todos nós.
Mas o jeito de viver…
isso é escolha que nasce dentro.
Respira fundo.
Ergue a cabeça.
E escolhe com coragem: amar,
perdoar, recomeçar.
Porque a vida — essa que voa —
não foi feita pra ser vivida na sombra.
— Edna de Andrade
ESCOLHA SER FELIZ
Profª Lourdes Duarte
Viver é um desafio diário. A vida também tem controvérsias que te obrigam a tomar sérias e importantes decisões. Ou você fica parado no tempo, esperando uma resposta ou uma vitória que nunca vem até você ou você toma uma atitude e encara tudo isso, encara a vida de frente e descobre o que realmente te espera lutando com dignidade para que teus sonhos se realizem.
O importante é você ter consciência de que os únicos limites de sua mente, são aqueles que você acredita ter e que você pode lutar, ser criativo e viver bem, sendo feliz e fazendo quem te rodeia feliz.
O importante na vida é evitar a inveja, não querer o mal dos outros, superar a ignorância e construir a confiança. É gostar das pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm e acima de tudo, viver a sua vida é escolher usá-la para tocar a vida de outras pessoas de um jeito que a fará mais feliz.
O importante na vida são as escolhas que você faz, os caminhos que você segue para ser feliz.
Então escolha ser feliz, o sol brilha logo adiante!
Sempre haverá uma escolha...
A vida pode até te fazer chorar, mas vc pode escolher sorrir!!!
A vontade de desistir pode até ser imensa, mas vc pode escolher prosseguir!!!
Vc pode sofrer a dor de um sonho frustrado, mas vc pode escolher voltar a sonhar de novo!!!
Ainda que seu passado lhe assombre, que suas lembranças lhe atormentem, tentando lhe fazer prisioneiro do que passou, vc pode escolher olhar pra frente, viver o hoje como um verdadeiro presente, e apesar de tudo, voltar a sorrir!!!
Sempre haverá uma escolha...
#DeCampeãoPraCampeões
A escolha
Mente inquieta, palpita o coração
Um turbilhão de pensamentos
Cheio de dúvidas e incertezas
Passando em segundos de momentos
O filme se repete sem um fim
Como uma pintura inacabada
As idéias aparecem, mas não ficam
Falta tinta no pincel dessa mente agitada
Uma atitude, uma escolha de vida
Decidir não escolher é uma escolha
O rumo seguirá o fluxo do rio
Sem leme, sem âncora, na mesma bolha
Esperar não é a solução
Escolher poderia ser mais fácil
Se não fosse o medo da escolha
Não feita num momento difícil
Tempo para escolher o que fazer
Desperdiçado na escolha não feita
Tempo para viver desta escolha
Acaba, para mente que não aceita
Escolha seu melhor olhar, sua melhor intenção para o dia que te recebe...inspire, planeje, realize.
Por muitas vezes sorria, a cada conquista agradeça.
Assim acontece o melhor da Vida.
Na prece, na esperança, na fé,
no amor que em ti habita !
Lanna Borges
