Qualidade do Lider
Ser líder não se resume a focar a própria forma de atuar, deixando em segundo plano a motivação da outra parte envolvida. Uma liderança legítima exige sensibilidade para perceber sua equipe, onde reconhecer seu comprometimento e mensurar periodicamente os avanços não podem estar desvinculados da contrapartida em forma de ações efetivas que coloquem as expectativas das pessoas sempre à frente do já oferecido a elas em estágios anteriores. Sempre que a cobrança por resultados é a única coisa que cresce por parte do líder, não se espere que a satisfação pelo hoje subsista, que se gere motivação para amanhã ou que se preserve o acordado entre as partes, pois que o respeito se mostra unilateral e insustentável.
Se procuras pelo líder que não irá trair teus ideais não te limites ao seu histórico: ele pode apenas não ter tido chance de mostrar a que veio até aqui. Também não te norteies pelo que promete realizar: quando alcançar o poder tudo pode se revelar o oposto. Insensato ainda apoiá-lo pelo que combate: talvez possa empreender ações bem piores que essas. Estejas, porém, muito atento às suas IDÉIAS: essas é que efetivamente falam do que ele poderá te oferecer!
Quando se segue justificando um líder sem caráter não há como escapar de um destes entendimentos: a pessoa não se informa, e a ignorância fá-la crer que é esperta; ela ainda olha para seu mundo de faz-de-conta com “olhar de poliana”; ou – o que é pior – ela tem o caráter tão distorcido quanto o líder que apoia. Mas encaixá-la sempre neste último tipo não revela uma visão menos distorcida e indigna do que qualquer outra.
Pobre da mente que precisa de um líder ocupando o espaço que deveria ser da consciência. Pobre do coração que dependa de um salvador para agir como deveria. Pobre do cidadão que precise de vigilância para não fazer aquilo que faz quando não tem ninguém olhando. Pobre do homem cuja lisura dependa de que outros a exaltem.
O líder de hoje que se coloca no fronte mostra que é possível liderar! "Basta arregaçar as mangas e mostrar o caminho"
Uma amiga
Luzana Carvalho.
O conhecimento poderá não fazer de nós líderes, mas pode ajudar-nos a decidir que líder devemos seguir.