Psicologia da Educação
Educar é uma arte, é necessário muito treino e dedicação. Significa que respeito é construção, a pessoa não aprende a respeitar de uma hora pra outra. Engana-se quem pensa que 'amar' é dar tudo ou proteger de tudo. É mais fácil criar um inconsequente fazendo tudo por ele do que uma pessoa que sabe respeitar seus limites e dos outros.
O educador de jardins
O educador prepara a areia.
Tira as pedras e as madeiras.
Prepara a base.
Que é o que determinará.
O tamanho da planta.
Para no futuro.
Não exeder no peso.
Nem na medida.
Sabe-se que uma planta bem cultivada.
É sempre uma obra prima conquistada.
Do esforço de semear.
Da cuidado pra germinar.
Da dedicação em se regar.
Sabe-se que o jardim.
Foi um trabalho a longo prazo.
Semeado pelos sopros dos bichos.
Mantido com lágrimas de chuva.
E aquecido com temperamento caloroso de Deus.
Admirado, copiado e passado.
De cultura a cultura.
De amor por amor.
Por um educador.
De jardins.
Andam ressentidos! Não sabem se vão levar pedradas ou se receberão um abraço! Vêm duros, agressivos e receosos! Com que foram educados? Com amor ou com hostilidade? Isso chama-se reflexo do descaso!
A beleza abre algumas portas num primeiro momento, mas só a capacidade e o bom caráter as mantêm abertas sempre.
Criança é uma caixinha vazia, onde os pais guardam tudo, o que acham de melhorar, para a estrutura emocional e educacional que ela irá utilizar para o resto da vida.
Ouvir a palavra NÃO na infância pode construir um profissional mais resiliente e com mais empatia.
Ainda há profissionais que não sabem aceitar negativas, porque não tiveram limites na infância.
Quando você compactua com os abusos absurdos dos preços, quando você compra esse consumo, você está prejudicando você e o todo. Mesmo que o teu dinheiro de para comprar a fabrica que produz o produto com preço abusivo, não faça isso. Veja o que esta acontecendo com os abuso dos ovos de pascoa, subiram os preços e deram como justificativa a alta do Dólar, mesmo que, naquela altura o seus estoques estavam a barrotar de matérias primas, Dólar despencou, e ai! Abaixaram o preço porque não estão vendendo, e vão abaixar mais ainda. Tem pessoas que compram mesmo sabendo que estão sendo exploradas, e dou como exemplo os ovos de Pascoa, Muitas pais e mães, dão como desculpa que vai comprar porque os filhos não tem culpa, que não vai deixar o filho com vontade etc... Penso que a educação vem de berço, como diz o ditado "De pequenino é que se torce o pepino" então eduque educando, para que o futuro seja mais justo e digno com ele e com os outros. Não comprem e ensina o seu filho a não comprar os abusos, explicando com carinho, ele vai um dia te agradecer.
Não é a metodologia em si que faz florescer a aprendizagem. Será que há um método infalível? que é só aderir e ceifar os frutos? Não adianta priorizar o meio moderno em detrimento do jeito convencional de lecionar. A abnegação e o expurgo jamais devem ser praticados. Pois o que resulta em conhecimento, não são as metodologias exercidas, mas sim, a entrega, o foco, o desejo o espanto e a cumplicidade dos docentes e dos discentes na mesma intensidade.
111122
A fome vai além da produção e do desperdício de alimentos. É uma questão de consciência ambiental, da desigualdade social, improbidades administrativas e de educação financeira.
151122
Dedicação, perseverança, sensibilidade, a autoestima e a autonomia, se articuladas forem; concrecionam, tornando assim, irrefutávelmente o principal pesdestal de um educador genuíno!
260723
Há muitas pessoas alfabetizadas, diplomadas, mestradas e até doutoradas, mas... há poucas Almas com Educação.
(DON'T JUDGE. Evite apontar erros por aí!) Acreditar! Confiar! Mudar! Educar é preciso. Por mim, por nós, pelos que virão!
Cada pessoa em acordo com seu nível social tem seu próprio tempo de ascensão - uns com dinheiro, outros com livros, uns com dinheiro e livros, e outros nada possuem, além de mentes vazias.
Lutar contra os foras da lei nos proporciona dupla vitória. Pela resistência para não agir como o inimigo e, ainda, impedi-lo de furtar-se às regras vigentes.
A avaliação escolar não deve ser vista como uma simples medição do conhecimento adquirido pelo aluno, mas sim como um processo que busca compreender a profundidade e a essência do que foi aprendido. É preciso que a avaliação se torne um meio de incentivar a capacidade crítica e reflexiva do aluno, que o leve a compreender o real significado do conhecimento que lhe é apresentado e que o ajude a aplicá-lo em sua vida de forma coerente e transformadora.
A escola nos ensina a repetir fatos, mas não nos ensina a questionar e a buscar respostas. É importante que além da educação formal, busquemos aprender e a pensar de forma autônoma.
"É difícil viver como artista em um país sem cultura e sem memória. Mais dificil ainda, é se manter "vivo" depois de morto."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
- Frases sobre Educação Escolar