Professor Mestre
A aprendizagem se faz na troca de vivências e experiências. Na primeira falo das minhas sensações e emoções. Na segunda, do que aprendi com minhas sensações e emoções.
Bem , no meu entender , tudo isso me parece muito contraditório , incoerente, ilógico, etc . , não há motivo algum para parabenizar professores. Em síntese, o ensino público brasileiro foi para o beleléu faz tempo, mas os professores vão muitíssimo bem, obrigada.
Pode ser advogado
Arquiteto e juíz
Todos eles já foram
Seu aprendiz
Engenheiro mecânico
E até o doutor
Todos eles já precisaram
De você professor
Profissão que educa,ensina
E prepara para vida
Entre todas as profissões
A tua é a mais linda
Profissão sofrida
Sem reconhecimento
Mesmo assim segue transmitindo
A todos o conhecimento
Nesses versos tão singelos
Quero aqui deixar meu agradecimento
E também homenagear
A mãe de todas as profissões
Que carrega na essência
O dom de ensinar
O mundo possui alimento e estrutura suficientes para a maior parte do trabalho esperar, esperar o necessário para conter o 'problema', mas nenhuma riqueza (inclusive dos empresários, disse empresários, não professores, donos de escolas) se sustenta sem trabalho. Mesmo que hajam muitas perdas humanas, para os realmente ricos estas sempre são apenas um efeito colateral'. Mundo imutável, onde a igualdade não seria o suficiente, e se existisse não daria vez a equidade. Quem aparece na Forbes não "costuma" entrar na estatística das vítimas da Covid-19. Hora ou outra tudo se endireita, e desejo todos nós estejamos presentes para ver!
Há um montão de adultos confusos no significado de seu fazer, confundindo aqueles que ainda estão a aprender fazeres, criando uma sociedade cada vez mais doente nas relações gerais e interpessoais. Nós adultos ainda temos muito o que aprender para saber como realmente devemos ser, para assim sermos os mestres e não os aprendizes.
A mesma história
Transmitindo um horror
Na busca da glória
Alcançada pela dor
Lhes faltam memória
Bastava Um Professor
Indicando a via
Do ganhar pelo Amor
Quando um serviço educacional oferecido por uma esfera pública, seja municipal, estadual ou federal, apresenta resultados insatisfatórios a sociedade, isso acarreta uma diminuição do prestígio da mesma. Como consequência, muitos profissionais mais capacitados acabam migrando para o setor privado, enquanto os que permanecem enfrentam uma crescente desconfiança e salários decrescentes.
LAMPARINA
.
Lamparina a querosene
Conhece alguém que a usou?
Com certeza foi gente
Nascida no interior
Quando não tinha energia,
Elétrica ou a motor.
Hoje? É peça muito rara!
Quem a usa é o professor! *
°°°°
*em sala de aula
Certa vez, em um restaurante, na Bienal do Livro, eu e uma pessoa que me acompanhava procurávamos um lugar para sentar e comer. Havia mesas para quatro lugares, no entanto, nem todas as cadeiras estavam ocupadas, mas em todas as mesas tinha alguém. Uma senhora, sentada em uma dessas mesas, acompanhada de um menino, nos ofereceu para sentarmos nos outros dois lugares restantes. Parecia uma senhora muito boa, do bem, devido a forma como nos tratou, e também como tratava o menininho, que parecia ser filho, neto, ou apenas uma criança que ela estava cuidando. Enquanto almoçávamos pudemos ver a paciência e carinho com que ela cuidava dele e respondia suas perguntas. A serenidade dela fazia com que o clima fosse muito leve, dava para morar tranquilamente naquele momento. Depois que o menino terminou de comer, ela se levantou com ele, se despediu de nós da forma mais leve possível, falou para ele se despedir também, e se retirou. Não sei explicar direito, mas a forma como ela nos tratou ao nos permitir sentar na mesma mesa, a sensação sentida por esse gesto gentil foi tão boa, que deu vontade de fazer a mesma coisa com outras duas pessoas que aparecessem procurando mesa também, assim como nós no início. A sensação foi tão boa, que eu queria que as pessoas também sentissem o mesmo que a senhora nos fez sentir. O exemplo é a melhor forma de ensinar e de aprender. O exemplo nos faz ser o melhor aluno, e parece também fazer com que alguém seja o melhor professor.
"O caminho para transcender o Karma é viver uma vida reta, justa e consciente. Dentro do espírito absolutamente livre de pensamentos e emoções, o tigre não encontra espaço para cravar suas garras".
Não há possibilidade de uma pessoa se tornar um Vidya Yogi se ela come e demasia ou se come muito pouco, se dorme em demasia ou se não dorme o suficiente. A regulação harmoniosa do corpo (dieta e sono) conduz ao equilíbrio e à consciência Yogi.
(...) Porque a educação vai muito além de quatro paredes, e o processo de ensinar, formar e construir conhecimentos tem em sua essência aspectos que deslumbram e proporcionam surpresas aos estudantes. Podendo então, todos os dias revelar coisas novas. Sim, sou professor e ouso dizer, que, feliz é aquele que aprende ensinando.
- Relacionados
- Mestre e Discípulo
- Mestre
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
