Professor Carlos Drumond de Andrade
Acreditarmos que as pessoas queiram ser quem somos ou terem o que temos, geralmente não passa de um mecanismo de suporte de nosso angustiante complexo de inferioridade.
Diante de problemas, não basta que tenhamos as melhores ferramentas existentes para solucioná-los, pois se faz necessário que saibamos manipulá-las.
Os pilares da educação sofreram uma esquizofrênica transformação resultando numa escola sem conceito de liceu de fato, desinteresse e descrédito do corpo discente e resultados antagônicos diante da arte de formação acadêmica.
É preciso conhecer o sistema político reinante no país para saber a quem se deve cobrar, de fato, por promovidas ações contrárias aos interesses da polis, caso se queira realmente obter bons resultados.
Permanecermos estagnados diante do sucesso desejado, aguardando que ele chegue até nós, é declararmos nosso próprio malogro.
É preferível prestarmos atenção ao rumoroso mundo de nossa mente agitada, do que ficarmos ouvindo o turbulento som da fala provinda de pessoas com paupérrimo e degradante conteúdo.
Assim como o cérebro direciona as metas a serem alcançadas pelas pernas, adequadas para tal, e não caminha por elas diretamente, assim é a postura de um líder diante dos seus liderados.
Diante de situações conflituosas, pessoas incompetentes tendem a se tornarem intolerantes e prepotentes, devido à não estarem cientes de seus limites intelectuais, enfatizando as expectativas do chamado Efeito Dunning-Kruger.
Dentro de um viés cognitivo que pessoas inexperientes tendem a superestimar, julgando suas habilidades como acima da média, pois lhes carece da capacidade nomeada de metacognição, a qual permite analisar o nível das suas habilidades.
O papel do líder é designar metas alcançáveis e apontar possibilidades de caminhos, mas não levar seus liderados nas costas.
É preciso visão de sabedoria diante das escolhas de amizades e tomada de decisões que tomamos na vida, para que, mais tarde, não sejamos devorados por elas.
A morte é uma certeza, mas sem aviso prévio para acontecer, então viva intensamente o agora, até a misteriosa chegada da finitude.
Você que não consegue ser o ser humano que almeja, tenho um recado pra te dar. A inveja te deixa cada dia mais longe desse objetivo.
Aos poucos a chuva foi parando, a folha secando e o sol timidamente confundindo meu olhar. Era toda vez assim, quando chovia e hoje já se faziam 40 anos e eu?
Aos poucos a chuva foi parando, a folha secando e o sol timidamente confundindo meu olhar...
Tua ausência me inspira todo um desejo do pensar, do escrever e assim mostrar para os que deixaste nesta varonil lembranças, o quanto sentiremos de saudades...
Sinto-me atolado nas minhas tristezas, meus pensamentos vez em quando perde o rumo de qual direção devo seguir...
Fomos precocemente jogados a própria sorte, poderíamos ter sido muito mais do que somos, mas o pouco que somos serão sempre benção divina provida pela providência, e por mais pouco que seja fizemos por merecer...
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade
