Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
EDUCAÇÃO INTUBADA
Demétrio Sena, Magé – RJ.
O professor que reprova um bom aluno com dificuldade, após todos os esforços empreendidos para não fazê-lo, assemelha-se ao médico que tenta, de todas as maneiras, mas não consegue, apesar de tudo, salvar o paciente. Se pudesse o salvaria.
Já o professor que teria... com um esforço maior... evidentemente sem nenhum desvio ético, alguma forma de ajudar esse bom aluno com dificuldade a conseguir se aprovar, mas não o faz, é semelhante a outro tipo de médico: aquele que se adianta em matar o paciente recuperável que lhe daria um pouco mais de trabalho.
Com base nesta reflexão, é bom nos avaliarmos profundamente como professores, para nos resolvermos melhor. Fazendo assim, ainda nos damos uma chance de saber que tipos de médicos a sociedade perdeu ou teve a sorte de não ter.
AOS PROFESSORES, PELA SUPERAÇÃO DIÁRIA
Demétrio Sena
Escolhi ser um professor de cultura e cidadania, um arte-educador, quando não existiam formalmente os arte-educadores. Alcancei este sonho, já nos primeiros anos de minha maturidade, quando o governador Leonel Brizola abraçou o sonho de seu vice-governador e Secretário de Educação Darcy Ribeiro, de criar os CIEPs e aquela fantástica estrutura: horário integral, educação de primeiro mundo, quatro refeições diárias, esportes, médicos, dentistas, psicólogos e animadores culturais; os arte-educadores. Tudo dentro de uma estrutura física adequada a todas as práticas e necessidades locais, além de farto material pedagógico, artístico, funcional e utilitário. Naquela época, os CIEPs acolhiam alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, e os ginásios públicos, com a mesma estrutura, jovens do segundo segmento. Prioridade absoluta para os mais pobres; os moradores de áreas discriminadas e de conflitos.
Hoje, ao olhar em volta e ver as escolas públicas sucateadas...ver os profissionais da educação menosprezados como nunca pelo poder público... perceber os alunos orientados pelos governantes a odiar professores, como parte de um projeto de desescolarização das camadas desfavorecidas, lamento profundamente. Lamento ainda mais, ao ver justamente as pessoas mais desfavorecidas cultuando essa política pública anti-educação, convencidas pelas pessoas de vida ganha... pessoas que sempre tiraram e tirarão ainda mais vantagem da desgraça social, por esse projeto de favorecimento das classes politica, empresarial e outras que gozam de privilégios às custas de quem mais sofre. Inclusuve alguns que parecem gostar de sofrer, fingindo pertencer às elites.
Não queria tecer lamentos, mas é inevitável. Queria só parabenizar aos professores pelo seu dia, incluindo-me no contexto. Se não há o que se comemore no que tange a valorização, as condições, estruturas de trabalho e políticas salariais, enalteçamos a força e a capacidade que o professor tem, de não desistir. E o seu amor pelo próximo, que o faz insistir no sonho de um país melhor para todos os brasileiros.
Enalteço também os professores da iniciativa privada, que vêm enfrentando em salas de aula o preconceito de alguns pais abastados ou pseudo-abastados que não dão limites aos filhos. Filhos estes, que quando resolvem levar os professores ao extremo da estrutura emocional, sabem que podem se valer do status de "clientes pagantes" e do desfavorecimento do professor sem estabilidade empregatícia. Minha esposa Eliana é uma dessas professoras, e só ela sabe com que força e talento se aposentou e continua trabalhando como admirável professora da rede privada.
Minha grande admiração, meu reconhecimento e o carinho a estes e aqueles! Estamos todos no mesmo barco, pelejando para não naufragarmos!
OBRIGADO, PROFESSORA... PARABÉNS, PROFESSOR
Demétrio Sena - Magé
- Oi, professora; tudo bem?
- Quanto tempo, professor! O senhor ainda é professor?
- Professora! Lembra de mim? Sou aquele capeta que não dava sossego!
- Caramba, professor... como dei trabalho...
Ninguém diz: "Oi, engenheiro!", "Como vai, advogada?", "Lembra de mim, médico?", "Que saudades, pedreiro!", "Que bom revê-la, artesã!".
Tirando os títulos de citação pública ou pontual, obrigatória, o professor é o único profissional que todos chamam nominal, carinhosa e livremente, pelo seu ofício.
Parabéns, professora ou professor... e muito obrigado... não só por hoje, mas por todo o passado, presente e futuro!
"A REAL" DO PROFESSOR
Demétrio Sena - Magé
Nestes tempos de truculência instituída... da ignorância ovacionada e de famosidades fúteis reconhecidas como célebres, o professor é apenas o tanto faz de uma sociedade modelada e dos poderes públicos patronais que angariam mais votos e mais poderes com isso. Nas escolas privadas, o professor é o coringa de pedagogos e proprietários reféns de mensalidades; escravos dos pais de alunos mimados que, em nome dessas mensalidades, ditam toda a dinâmica da educação.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
O DOCENTE E O DISCENTE
Se você é um bom professor, provavelmente você sabe conduzir seus discentes do lugar que eles estão para o lugar que eles nunca estiveram e que nunca imaginaram estar.
Professor...
Ele é o
ministrante do conhecimento;
o protagonista do sucesso
e o remédio da ignorância.
Receber o título de patrono não é apenas uma homenagem ao professor, mas uma verdadeira admiração e reconhecimento pela sua grandeza profissional a qual injeta doses de inspiração durante toda a formação acadêmica.
Ser professor é exercer um sacerdócio! A educação é a ferramenta para mudar o mundo. Aos mestres, todo meu respeito!
O político que usa a tribuna da Câmara Federal para atacar os professores, demonstra o fracasso do governo que ele representa.
Professor
Profeta
Procura
Propaga
Propõe o pensar
Proeiro do conhecimento
Proativo
Proferidor
Provocador
Provedor
Proteje a ciência
Professor !
O professor é o "traficante" do saber, da visão de mundo, da compaixão, da verdade, da ciência, da partilha, onde desperta o educando para a realidade, para a generosidade e o respeito. O professor é uma fonte inesgotável que prepara o educando para a vida
O professor é um sonhador ousado e destemido que partilha a semente do saber em todos os terrenos e muitos dão fruto!
Deus é como açucar
Certo dia, a professora perguntou as crianças, quem saberia explicar quem é DEUS.
Uma das Crianças levantou o braço e disse, DEUS é nosso Pai, ele fez a terra, o mar, e tudo o que esta na terra,
Ele nos fez como seus filhos.
A professora querendo buscar mais respostas prosseguiu...
Como você sabe que DEUS existe se nunca o viu?
A sala toda ficou em silêncio.
Pedro, um menino muito tímido, levantou a mão e disse: a minha mãe falou, que DEUS é como o açúcar no meu leite, que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o' açúcar que esta dentro da caneca, no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor.
A Professora sorriu e disse: muito bem Pedro, ensinei muitas coisas a vocês, porem você me ensinou algo mais profundo, eu agora sei que DEUS é nosso açúcar e que esta todos os dias adoçando nossa vida.
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
A sabedoria não está no conhecimento, mas na presença de DEUS em nossa vida.
Não se esqueçam de todos os dias, colocar "AÇÚCAR" em sua vida. Acredite, JESUS TE AMA
E ele é o mais doce sentimento de AMOR.
Uma vida doce e cheia de açucar...
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
- Frases sobre professores ditas por grandes filósofos e pensadores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- Mensagem para Professora de Creche
- Carta de despedida para professora: textos que emocionam
