Problema
Neste emaranhado de sentimentos e sensações.
Vivemos uma convulsão de sentimentos e emoções quando nos deparamos com diversas situações em nossa vida, seja num relacionamento, seja num ambiente familiar ou até mesmo em um ambiente de trabalho.
Somos colocados a prova sempre e temos que seguir nossa caminhada. Nossa vida não para, na profusão de problemas que aparecem, cada atitude, cada pensamento, nos remete a nós olharmos para dentro de nós mesmos e procurarmos extrair o que temos de melhor para ultrapassar as barreiras impostas.
Somos movidos a todos os tipos de emoções e atitudes, em nossa dualidade de razões e sentimentos, somos o que de melhor foi criado por Deus neste mundo. Mas ao mesmo tempo somos fracos e sensíveis a tudo a nossa volta. Nos julgamos fortes e invencíveis muitas vezes, mas a própria vida se encarrega de nos colocar em nosso devido lugar.
Fracos sim, as vezes imaturos, irresponsáveis, porque não dizer, maus mesmos, mas nos foi dado um livre arbítrio para nossas escolhas, certas ou erradas. Nas provações descobrimos uma força descomunal de saber viver e vencer. Somos a essência da vida em carne, espirito e alma.
Nosso problema não é a carga a ser carregada, ela existe e será sempre nossa responsabilidade cuidar e transportá-la, mas sim o fato de como vamos fazer isto, de que modo vou carregar a minha cruz. Será de bom grado ou vou reclamar e empurrar para alguém a carregar por mim.
Neste emaranhado de sentimentos e sensações, o que peço é discernimento para compreender quão fraco sou e quanto posso carregar meu fardo sem fazer os que me são queridos e próximos sofrerem. Somente isso que peço, o resto é consequência.
Discerninmento é achar a solução que está no meio do problema. Nem sempre é rápido no começo, vem com a prática.
Nós reclamamos que as mulheres são misteriosas e que nunca sabemos o que elas querem. Estragamos nossos relacionamentos porque nos convencemos de que é muito difícil entendê-las. Mas o verdadeiro problema está conosco. Achamos que não devemos sentir as coisas, chorar e nos expressar. Nós esperamos que as mulheres façam todo o trabalho emocional em um relacionamento e depois não entendemos quando elas desistem de nós.
Já diz o velho ditado “Antes só do que mal-acompanhado”. O problema é quando a gente acha que ficar perto de quem nos faz mal é melhor do que ficar sozinho...
Seja solução, nunca problema. Seja um facilitador,
nunca um complicador.
Seja silêncio, nunca tormenta.
Seja luz, nunca escuridão.
Este era o problema em relação ao mundo: não era que as coisas fossem mais difíceis do que você achava que seriam, é que elas eram difíceis de formas que você não esperava.
O nosso grande problema não é só na questão dos negros. O nosso grande problema é a demanda.
Você não pode deixar de se importar com algumas coisas, e fingir que não se importa nunca resolve o problema. Mas a raiva... a raiva faz as coisas acontecerem. Às vezes, pelo menos.
Esse é o problema com contos de fadas. De longe eles parecem perfeitos. Mas, de perto, são tão complicados quanto a vida real.
Não queira usar sua fita métrica para medir o tamanho do problema dos outros. Problema não permite compactação. Então, deixe que cada um defina a leveza, o peso, o volume ou a profundidade daquilo que enfrenta.
O problema da mentira é que nos convencemos de que não é errado contá-la quando o intuito é proteger quem amamos.
