Presente Futuro
E o passado não podemos mudar;
O futuro ainda não construímos;
Então...porque não nos permitimos sentir o presente?
Porque nos preocupamos tanto com o passado que já se foi e o futuro que ainda não chegou?
Não faz sentido deixar nosso presente virar passado para só então passar a dar importância!
O passado é doloroso, uma ferida mal fechada.
O futuro é assustador, uma porta aberta, mas com a luz apagada.
E o presente? O presente é confuso, pois é a mistura do passado e do futuro
todos dizem que no futuro mudarão para melhor
Mais e você se orgulha do seu passado, até porque ninguém pensa nisso, pense agora comigo, tudo que fizer no passado irá determinar o seu futuro, quantas vezes você queria voltar no tempo para não fazer algo errado ou simplesmente dizer perdão ou desculpa, para os pais ou amigos, quantas vezes você se xingou, porque voce fez algo errado
Então, se te dessem uma máquina do tempo
O que você faria para mudar seu futuro, Reflita isso.
...
O que o seu "EU" (do futuro) diria para o seu "EU" (do passado) se este contato fosse realmente possível? Será que o seu atual momento mudaria? Pequenas decisões pode levar a grandes consequências.
Antes quero abrir um parêntese para a Teoria do Caos. Este tipo de diálogo pode causar sérias consequências e eu poderia nem estar aqui para contar, mas me reservo o direito de soltar a imaginação sem alterar o meu destino.
EU (do futuro): - Alô, tudo bem? Estou ligando para dizer que nos momentos que você venceu, perdeu e disse umas verdades na hora errada - está tudo certo. Continua acontecendo isso com você aqui no futuro. Faz parte da vida.
EU (do passado): - Tudo bem, graças a Deus. Você se arrependeu de alguma coisa?
Do futuro: - Várias vezes. Pensei até em pedir para você evitar certas situações. Mas talvez eu não fosse eu, se você fizesse isso. Poderia alterar quem somos. Melhor deixar quieto e aprender com os equívocos.
Do passado: - Sim, tem razão. Sem prejuízo, não existe glória.
Do futuro: - Exatamente! Fora isso, vou te pedir para ser menos ansioso. A ansiedade quase acabou comigo. Ela me consumiu naquilo que você achou que aconteceria.
Do passado: - Sempre suspeitei que teria problemas no futuro com esta questão da ansiedade.
Do futuro: - Pois é, terão vezes que você achará que é o fim - e será mesmo. Na maioria das vezes você achará que está coberto de razão, e pode acreditar, estará completamente enganado. Quanto a família, fique bem pertinho do seu irmão. Todos merecem seu carinho, mas dê uma atenção especial para ele.
Do passado: - Aconteceu alguma coisa com ele?
Do futuro: - Controle sua ansiedade, tudo no seu tempo. Só faça o que eu te pedi, ok?
Do futuro: - Mudando de assunto, herdei de você um talento especial para atrair olhares invejosos e estereótipos equivocados. Confesso que vivo tentando te desconstruir quando falo de você. Talvez seja o ímpeto de querer que pense como eu aprendi a pensar. Essa tal de maturidade tardou, mas chegou com força.
Do passado: - Como estou no futuro?
Do futuro: - Não quero acabar com a surpresa, só posso adiantar algumas coisas: Você vai ser pai duas vezes, e ainda tentará (e conseguirá) uma terceira. Vai se casar, divorciar e acertar na segunda tentativa.Tudo vai valer a pena, e você escreverá um livro. Vai ser você e eu, sem brigas pelo protagonismo. Até breve!
Do passado: Até breve!
Ficar preso ao passado gera mágoa, ficar preocupado com o futuro gera ansiedade, então pare de achar que a linha do infinito é acessível a você que é um simples ser humano e atenha-se ao momento em que você é capaz de agir; o presente.
Há pessoas que passam a vida inteira sonhando com o futuro, sem dar-se conta de que poderiam estar vivendo um sonho no presente.
Agradeça ao passado, por tudo que aprendeu, e que foi ensinado.
Agradeça ao futuro, por tudo que você vai realizar.
Agradeça ao presente, por tudo que está fazendo.
Quem muito confia a felicidade ao futuro, pode ingenuamente não enxergá-la hoje e desencontrá-la no incerto amanhã.
Muitas vezes vivemos no tempo passado e no tempo futuro para não termos que encarar o tempo presente.
Tente não deixar nada para depois, pois quando tiver consciência de que o futuro é agora, perceberá que tudo acontece no presente, até o futuro.
Sem futuro, sem passado
Curta cada momento da sua vida.
Arrisque-se e risque qualquer preocupação da sua cabeça. Ocupe-se com o que está ao alcance de sua mão... e deixa a vida te levar... deixa rolar... a onda pro mar levar.
Há algo de mau em aproveitar a vida? Afinal, você só tem uma... se não aproveitar, não vai haver opção depois. Isso aqui não é um ensaio, é a peça no palco. Não não há mal nenhum em curtir do primeiro ao último ato... tá bom... tá bom... curtir o último é meio macabro... e talvez o penúltimo - imagina você morimbundinho da silva e curtindo.... não dá né!??
Chaplin falou que uma das melhores coisas do mundo é aproveitar a vida - que passa rápido demais... então, se ele falou... tá falado. Vamos curtir tudo pra todo lado....
E o futuro? Não preciso me preparar pro futuro? Dúvida cruel el el...
E agora o que faço: mando tudo pro espaço? Curto adoidado? Ou vivo preocupado?
Fico aqui me perguntando quem inventou isso de futuro.... Quem foi a primeira pessoa que se deu conta de que há um amanhã? Isso de futuro está totalmente errado. Não há futuro.
Pense: nosso planeta... você lá... ele roda... o sol vem, o sol vai... é isso que acontece... o planeta está sempre no mesmo lugar... você só sai do lugar quando viaja e, mesmo assim, continua no mesmo plano, ops... planeta... que não é plano, mas é como se fosse.
Eu sei que tá enrolado meu raciocínio, vou dar uma esclarecidazinha: transporte-se (mentalmente, of course) pra fora da Terra... o que você vê?
Não é uma linha do tempo, obviamente.... entendeu o que eu quis dizer....ninguém está indo pro futuro. Tá todo mundo parado - ou se movimentando dentro de um limite bem limitado.... sem futuro, sem passado.
As consequências do agora surgirão no futuro, não deixe o passado esquecido, pois um dia ele foi o presente a ser vivido, se for fazer algo, faça agora, pois cada amanhecer é uma nova vitória.
Nunca busque ou espere que a sua felicidade esteja te esperando no futuro. Se você esperar para ser feliz, talvez o amanhã não exista, então você nunca terá sido verdadeiramente alegre. Ao invés disso, aproveite o presente, e viva cada momento como se fosse o último, mas tendo fé que, caso haja um amanhã, você estará preparado para ele.
Estou tecendo a espera,
feitio de orvalho silenciosamente entregue a nuvem.
No futuro do presente, dia virá:
Tornar-me-ei a desaguar em tua pele.
Ontem e hoje, Passado e futuro, Então e agora: tudo se reverta para a glória de Deus.
As coisas no passado aconteceram para que adquiríssemos o aprendizado que temos hoje.
Foram coisas ruins, pecados e erros que cometemos dos quais nos arrependemos como quando dizemos: “Se eu soubesse o que sei hoje, se eu conhecesse Jesus como conheço hoje, não o teria feito. Todavia, nessa hora nos lembramos dos servos de Deus que o conheciam, mas que também pecaram e erraram; ou seja, os erros que cometemos é por causa da nossa fraca humanidade, visto que os servos de Deus também eram seres humanos como nós. É quando nos deixamos levar pelas nossas fraquezas e deixamos de lado a dependência de Deus e a confiança na providência de Deus. É por isso que o ser humano erra comete pecados.
O mais importante é estar alerta para quando as tentações chegarem, quando as situações disserem para fazermos o contrário do que Deus ensina, oremos a Deus, suplicando pelo seu poder sobre a nossa vida para que possamos corresponder aos seus mandamentos, sua vontade, seus propósitos, sua verdade, e, assim, fortalecermo-nos contra toda fraqueza humana.
Como disse o apóstolo Paulo que o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26:41), i.e., aquilo que eu quero fazer, o bem que eu quero fazer eu não faço e o mal que eu não quero fazer eu faço (Rm 7:19,20); é quando, mesmo sabendo que Deus é Deus, que ele é o nosso Deus, que temos os seus mandamentos para respeitar e obedecer, ainda assim caímos na fraqueza da nossa carne.
Contudo, nessa fraqueza, acabamos recebendo de Deus aprendizado, pois não há uma folha que caia que não tenha um propósito divino. Tudo acontece para a glória de Deus; por isso, está escrito “em tudo dai graças” (1 Ts 5:18), até mesmo nessas coisas ruins porque, como está escrito, o Senhor não nos deixará de tudo impune (Jr 46:28); ou seja, vamos responder por aquilo que fizemos, mas, de alguma forma, os nossos erros contribuíram para o nosso aprendizado e que isto hoje seja para a glória de Deus.
Então, que possamos agora não ficar lamentando pelo que passou, pelos erros que cometemos, pelo pecado que cometemos, porque o que foi já foi, e não tem como voltar atrás do que já se encerrou no passado, mas olharmos para a frente, trazendo conosco todo nosso aprendizado para que não venhamos a pecar ou errar de novo, amém. Graças a Deus por tudo!
O mais importante para um cristão é ser obediente aos mandamentos de Deus:
“Não é importante que um homem seja ou não circuncidado. O que é importante é que ele obedeça aos mandamentos de Deus” (1 Co 7:19).
Unamo-nos ao Senhor sem distração alguma. Estejamos alertas à nossa missão:
“Eu estou dizendo isso porque quero ajudá-los. Não estou querendo obrigar ninguém a nada. Pelo contrário, quero que façam o que é direito e certo e que se entreguem ao serviço do Senhor com toda a dedicação” (1 Co 7:35).
Vivemos conjugando o tempo passado (saudade, para os românticos) e o tempo futuro (esperança, para os idealistas). Uma gangorra, como vês, cheia de altos e baixos – uma gangorra emocional. Isto acaba fundindo a cuca de poetas e sábios e maluquecendo de vez o Homo sapiens. Mais felizes os animais, que, na sua gramática imediata, apenas lhes sobra um tempo: o presente do indicativo. E que nem dá tempo para suspiros...
