Pregador
Qual segredo para manter a igreja sólida? Ter um grande pregador não é suficiente. As inúmeras sociedades Metodistas têm confirmado que ainda que alguém pregue como um anjo, não conseguirá manter solidez se não realizar o difícil trabalho de visitação de casa em casa.
"O mínimo que se espera de um bom pregador é:
1- Que ele domine as escrituras;
2- Que ele ensine somente a sã doutrina;
3 - Que ele não traga vergonha ao evangelho ensinando heresias."
"Reflexões". Resende, 27 de Janeiro de 2016.
Um sermão pode até durar algumas horas, mas a vida do pregador ainda continua pegando durante a semana.
“O semeador é o pregador: aqueleque lança a Palavra com fé, coragem e propósito!”
Manoel João Soares
Testemunhar e pregar são duas coisas fundamentais para o cumprimento da missão de um pregador, porém o testemunho provoca mais que a pregação, e quando a pregação se alia ao testemunho ela fica muito mais forte.
O maior evangelista não é o tele-evangelista famoso ou um pregador de grandes cruzadas ou algum avivalista que abalou uma nação. O maior evangelista não pensa em quantidade. Na minha opinião Noé foi o maior evangelista de toda história bíblica. Noé pregou para uma multidão, porém não obteve uma alma se quer daquele povo, mas com sua mensagem toda a sua casa (família) entrou na Arca. O verdadeiro evangelista é aquele que consegue transportar a sua casa para a Arca, ou seja, para os propósitos de Deus. O que adianta ganhar o mundo e perder a alma da sua família?
"Ah, mundo malvado,
Pregador de peças!
Ainda te pego na curva;
Ainda te ensino o 'bê-a-bá'...
Ainda te dou um nó
E te faço, no meu ritmo, dançar...".
Um dia eu ouvi de um sábio pregador que "Não basta ser, tem que parecer ser também". Isso diz respeito a todas as esferas de sua vida: amorosa, espiritual e todas as demais.
O típico pregador de agendas a preço fixo, em que o seu exemplo negativo fala mais alto que seus sermões gritados ou expositivos.
A fama de um pregador só é saudável quando ela precede a mensagem do evangelho com poder para transformação e salvação.
Pregador Assado
Eles cuidam de suas almas, como aqueles que devem prestar contas. Deixe-os fazê-lo com alegria e não com tristeza. - Hebreus 13:17
As pessoas que têm pregador assado para o jantar de domingo precisam de uma mudança de dieta. E um pastor que verbalmente mastiga sua congregação precisa olhar novamente para sua missão. Um pregador atencioso edificará sua igreja e uma igreja solidária edificará seu pregador.
Em Hebreus 13:17, os líderes da igreja são chamados a vigiar seu rebanho como aqueles que devem prestar contas diante de Deus. Essa é uma tarefa difícil, mas é o que Deus os designa para fazer. E no mesmo verso, os membros da congregação são lembrados de sua responsabilidade. Eles são instruídos a deixar que seus líderes sejam líderes. Eles devem ser submissos a eles e abertos à sua correção, para que seus líderes tenham alegria e não tristeza ao procurar ser fiéis no desempenho de seus deveres designados por Deus.
Quão trágico é que muitas congregações nunca aprenderam isso! Seis dias por semana, eles podem criticar seu pastor e, no sétimo, ouvir negativamente enquanto ele prega seu coração. Então eles vão para casa e têm seu jantar favorito de domingo - não frango frito, mas pregador assado.
Seja qual for o nosso lugar no corpo de Cristo, vamos construir os outros através do cuidado mútuo. Então, em vez de nos devorarmos, encontraremos alegria em ver pastores e seu povo serem nutridos e alimentados uns pelos outros.
O pastor fiel conduz com amor -
Ele serve a igreja para Deus acima;
Assim pode nossa crítica morrer
E causar sua alegria para multiplicar. JDB
Os pastores que pregam a Palavra de Deus precisam de uma boa palavra do povo de Deus. Joanie Yoder
Culto pagão
…[Paulo] parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. —Atos 17:18
Durante uma viagem ao distante Oriente, visitei um santuário insólito feito de centenas de estátuas. De acordo com o nosso guia, os adoradores escolhiam a estátua mais parecida com um antepassado e oravam para ela.
Alguns anos atrás, li sobre um estudante cujo nome era Le Thai. Ele cultuava seus antepassados e encontrava grande conforto em suas orações para sua querida falecida avó. Como rezava para alguém que conhecia e amava, considerava isto como algo pessoal e íntimo.
Porém, quando veio do Vietnam para estudar nos Estados Unidos, Le Thai conheceu o cristianismo. Parecia um conto de fadas baseado no pensamento americano. Para ele, era como cultuar um Deus estrangeiro (veja Atos 17:18).
Nessa época um amigo cristão o convidou para passar o Natal na casa dele. Ele viu como aquela família cristã se relacionava e mais uma vez ouviu a história de Jesus. Le Thai ouviu. Leu em João 3 sobre o “novo nascimento” e fez perguntas. Começou a sentir o toque do Espírito Santo, e compreendeu que o cristianismo era verdadeiro. Le Thai confiou em Jesus como seu Salvador pessoal.
Quando um amigo enxerga o cristianismo como um culto pagão, precisamos respeitar sua herança cultural enquanto compartilhamos o evangelho com generosidade, dando-lhe tempo para descobrir mais sobre o cristianismo. E então confiar no Espírito para fazer Seu trabalho.
Deus é o único Deus verdadeiro. Dave Branon
No bema (hoje, púlpito), o pregador é um “stand up” porque lê de pé a Bíblia colocada no atril e sobre cujos textos faz a pregação.
Mas ali ele faz as coisas à maneira de Deus ou à sua maneira? Age pelo mover divino ou humano? O que o inspira, a graça de Deus que abençoa ou a graça do homem que diverte?
Estar num púlpito é para fazer rir ou para fazer chorar? Nem um nem outro; é para levar os fiéis a refletirem sobre a palavra de Deus recebida, exortando-os à sua prática na vida.
“Comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos” (Pv 1:31).
Deus permite que alguns “homens de Deus” cometam certas inconveniências a fim de que, a seu tempo, percebam sua rejeição à sabedoria divina e venham a sofrer as consequências desse comportamento.
Vamos a uma igreja para buscar a Deus ou ao homem?
Tanto o que rejeita a sabedoria divina para pregar, estribando-se em seu próprio entendimento, quanto o que se dedica aos deleites dessa pregação estão buscando o homem em detrimento do Senhor da Igreja.
Que possamos rir e chorar pelo poder único e exclusivo de Deus, por meio da sua unção tanto ao pregador da palavra de Deus quanto ao seu ouvinte.
Ungidos sejamos para servir a Deus com a alegria de propósitos celestiais firmes e eternos. Que sejamos todos, fiéis servos, aplaudidos por Deus.
Não foi nem o prego, tão pouco o martelo; que calou o amor e a voz de um verdadeiro pregador. Jesus Cristo ainda vive.
- Relacionados
- Sermão
- Frases de pastores evangélicos
- Frases de Pregador Luo
