Pregador
*"O pregador que tem medo de ofender as pessoas com a verdade, ofende a Deus por covardia"*
Xakurhandza
John Wesley foi um pregador incansável, ele também possuía uma erudição e intelectualidade impar. Porém, ao transmitir a mensagem do Evangelho, ele preferia usar uma linguagem do povo simples. Para ele era pura tolice esbanjar uma linguagem sofisticada para o povo simples; pois para eles (o povo) bastava o Evangelho simples e verdadeiro de Jesus Cristo.
Com o maior pregador que o mundo já teve eu aprendo que a sua Palavra ofende, mas também liberta.
Se nossos púlpitos pregasse o que Ele pregou. Não pediríamos por avivamento, mas viveríamos Ele.
Spurgeon, grande pregador do século 19, disse: "A melhor água ungida são as lágrimas de arrependimento". De A a Z, todos tem seus arrependimentos. Do primeiro homem, Adão, ao publicano Zaqueu. Durante um tempo, eu chorava na igreja, era propicio, os louvores, as palavras, e também o fato de eu estar longe de casa. Não era a minha igreja local. Estava do outro lado da cidade, sentia saudade dos meus amigos, e em meio a sentimentos que mesclavam tristeza e alegria, eu chorava. Passavam os dias e eu fazia daquele choro minha marca registrada, as pessoas achavam que eu era alguém intimo de Deus, alguém sensível espiritualmente, arrependido, contrito, quebrantado. Porém, para parecer um crente num nível "ungido", eu chorava, e hoje me arrependo disso. No menor versículo do novo testamento, está escrito: "Jesus chorou." (Jo 11:³⁵). Ele sentiu a aflição da família que perdeu o ente querido, Lázaro, amigo de Cristo. Ao entrar em Jerusalém o Senhor também chorou, a cidade que significa "Lugar das pazes", estava em festa, mas Jesus sabia que em breve aquele local seria como uma zona de guerra. Um poeta cantador, Chorão, de uma mente nem sempre tão lúcida e fértil, cantava que nas nossas histórias são dias de lutas e dias de glórias. Um profeta chorão, no seu livro de lamentação expressou: "Quero trazer a memória o que me pode dar esperança." (Lm 3:²¹). Há tempo de chorar (Ec 3:⁴), chorar com os que choram (Rm 12:¹⁵), o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:⁵) E Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima (Ap 21:⁴). A primeira pregação do Senhor foi "Arrependei vos", um convite, venha para o outro lado! Não um lado sem dor, sem luta, sem sofrimento, mas venha! "Porque está próximo o reino dos céus". Participantes desse reino choram, mas creem piamente que "os que semeiam com lágrimas, segarão com alegria" (Sl 126:⁵) e Deus "registra nossos lamentos e colhe nossas lágrimas em seu odre" (Sl 56:⁸). Que sejam verdadeiras as lágrimas minhas, lágrimas ungidas, de arrependimento.
FELLIPE, o LOBATO
Se a Biblia não for o principal livro de um pregador no púlpito de uma igreja, o lugar não é igreja, quem fala não é um pregador e a mensagem não é pregação.
Uma testemunha final
Como eles devem ouvir sem um pregador. -
Romanos 10:14
Escritura de hoje : Romanos 10: 1-15
Se você estivesse no meio de um desastre, pensaria em testemunhar para as pessoas ao seu redor? John Harper fez.
Harper era um ministro escocês que viajava de navio para pregar por 3 meses na Moody Church em Chicago. Quando o navio atravessou o Atlântico, atingiu um iceberg e começou a afundar. Alguns passageiros conseguiram chegar a botes salva-vidas, mas muitos, incluindo Harper, foram lançados no frio Atlântico.
Enquanto as pessoas tentavam freneticamente se manter à tona, Harper nadou perguntando às pessoas se elas conheciam Jesus. A certa altura, Harper se aproximou de um passageiro flutuando em um pedaço de entulho e implorou que ele confiasse em Cristo. Pouco antes de Harper deslizar sob as águas geladas pela última vez, ele disse: "Acredite no Senhor Jesus Cristo, e você será salvo."
Quatro anos depois, em uma reunião de sobreviventes daquele navio, o Titanic , o homem testemunhou que havia sido salvo duas vezes naquela noite. Primeiro, ele confiou em Cristo por causa do testemunho de Harper, e segundo, ele foi arrancado do mar gelado.
O desejo agonizante de Harper era que ele pudesse trazer esperança a pessoas sem esperança. Esse é o nosso desejo de viver? Em crise ou à vontade, informamos as pessoas sobre Aquele que pode salvar para a eternidade? A testemunha final de Harper nos lembra de contar as boas novas às pessoas que estão se afogando em seus pecados.
Refletir e orar
Ajude-nos, Senhor, a ser uma tábua de salvação
Para um mundo que está morrendo hoje,
Trazendo esperança para pessoas sem esperança
Ao compartilharmos o caminho da salvação. —Sper
Precisamos contar a todos sobre alguém que pode salvar alguém. Dave Branon
Cheiro de ovelha...
Não confunda pastor com pregador. Nem todo pregador é pastor. Pastor tem cheiro de ovelhas. Pregador não! Pastor vive no meio das ovelhas; mas, o pregador tem esse convívio social e espiritual.
Pense nisso...
Pr. Valdemar Fontoura
Resultado positivo...
O importante não é o quanto, o pregador fala; mas, o quanto ele transmite quando prega e ensina a Palavra de Deus amém?
Pense nisso...
Pr. Valdemar Fontoura
Um pregador é um homem instruído na Palavra de Deus para ser um instrumento de mudança na família, anunciando valores e atitudes nobres para o crescimento espiritual das pessoas que procuram progredir com inteligência, fé e sabedoria sobre as adversidades, perseguições e dificuldades diversas, atribuindo a elas propósitos, metas e alvos superiores de vida.
Quando se respeita mais o pregador do que o pastor das duas uma, o pastor é o pregador ou determinada igreja nunca teve um pastor.
O pregador deve ser filho da ciência e do conhecimento. Em primeiro lugar deve saber o que, a quem e quando pregar; em segundo lugar, deve examinar a si mesmo para ver se sua vida é coerente com aquilo que prega aos outros.
Pregador
Quando eu era pregador, eu tinha o hábito de pregar, expondo o Evangelho da Bíblia. Aí eu expunha versículo por versículo. Certa vez alguém na disse " desse modo nunca sai do contexto". Então eu lhe respondi "nunca sai da verdade"! Pois quem prega o que a Bíblia diz, está sempre na verdade. E a verdade da Bíblia ainda é para os nossos dias. Ainda se aplica aos nossos dias; a Bíblia na sua totalidade aplica-se a toda a realidade de hoje. Pregar sobre o tema "homem" e o tema "mulher", tudo está na Bíblia. Todas as realidades da humanidade desde política a religião, ou outras realidades, estão na Bíblia! Está tudo na Bíblia; a Bíblia escrita no passado, está atualizada para os nossos dias.
A Bíblia é a verdade para o Passado, Presente e Futuro. Ela responde a tudo dos nossos dias! Seja qualquer que seja o tema! Algumas igrejas dizem que a Bíblia foi para o passado, mas não pode ser para o presente, pois está fora do contexto atual. Mas em nome de Jesus Cristo, eu digo "Ainda é para os nossos dias"! De Genesis a Apocalipse é para os nossos dias.
Se as nações seguissem a Bíblia não haveria tantos crimes e homicídios de mulheres e homens. Mas há porque a humanidade não respeita a Bíblia. O grande problema da humanidade é que pôs de parte Deus e a Bíblia!
"O pregador que não leva a Bíblia com seriedade, também não poderá ser levado a sério a sua pregação"
O pastor não é só pregador
Ele é:
Conselheiro emocional.
Mediador de conflitos.
Mentor espiritual.
Líder comunitário.
Pai, marido, amigo...
E ainda precisa ser exemplo, santo, equilibrado e disponível 24h.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp