Poesias sobre Mae de Jose Saramago
A jornada de José não foi apenas uma história de superação pessoal; foi uma história de propósito divino cumprido em meio a tribulações. Sua vida nos convida a olhar além das fronteiras terrenas, para confiar em Deus além das circunstâncias imediatas e a abraçar as possibilidades que Ele oferece. José antecipou o plano de Deus para redimir a humanidade por meio de Cristo, mostrando que mesmo em nossa fraqueza, Deus pode realizar grandes coisas.
Livro: Saindo da Masmorra
A trajetória de José é um reflexo da grande narrativa de Deus para a humanidade, uma história que nos fala de redenção, restauração e triunfo sobre as adversidades. Assim como José enfrentou desafios e superou obstáculos, também enfrentamos tribulações em nossa própria jornada. No entanto, a história de José nos lembra que mesmo nas situações mais difíceis, Deus está trabalhando para cumprir Seus propósitos.
Livro: Saindo da Masmorra
A grande vitória de José não foi ter saído da prisão e se tornar o segundo homem mais poderoso do Egito;
mas em sendo o segundo mais poderoso, não mandar matar a Potifar e sua mulher; e também seus próprios irmãos que o venderam por inveja.
Ref. Tiago 2:13
Renato Mendes Urso
A realidade é que José Lins do Rego, o eterno menino de engenho, como foi aclamado, soube, com grande desenvoltura, buscar na linguagem figurativa os usos de metáforas, comparações, aliterações e outras
figuras de linguagem para criar uma narrativa que é ao mesmo tempo poética e acessível, transformando a linguagem cotidiana em algo extraordinário e belo.
Através desses recursos, Zé Lins procurou estimular a imaginação e a reflexão do leitor, permitindo que ele visualizasse e experimentasse o texto de maneira mais profunda, fomentando a capacidade de criar imagens vívidas em sua mente, tornando assim a leitura de sua obra uma experiência muito mais rica, envolvente e prazerosa.
Em José Lins do Rego a poesia faz-se
presente como em poucos escritores nacionais, permeando grande parte de sua obra, de maneira surpreendente como as cheias do rio Paraíba, que ninguém mais do que ele soube narrar em nossa literatura, descrevendo sua força recriadora de cenários, modificando a paisagem seca do Nordeste brasileiro em mata ciliar florida, verdejantes pastos, e
um mar de lavoura de cana de açúcar, que se estendia viçosamente, dançando ao vento, embandeirado pela umidade das várzeas. Mas a poesia na obra do autor de Usina não é apenas um mero recurso estético, utilizado para o embelezamento do texto literário, mas uma ferramenta indispensável para ênfase de seu realismo lírico, destacando-lhe, não apenas como um proeminente escritor regionalista da geração de 30, mas como um dos maiores prosadores da literatura em língua portuguesa.
É fato notório e indiscutível que através de sua prosa-poética, José Lins do Rego construiu um dos painéis mais fulgurantes de nossa literatura, ornando-a com seu realismo lírico, inclusive aferindo fortes
denuncias sociais contra a ganância dos senhores de engenho e dos usineiros, contrastando a beleza da paisagem nordestina com a dura realidade da vida rural, criando assim uma tensão literária expressiva, que contribui grandemente para a riqueza e a profundidade da história, acentuando a compreensão dos problemas sociais, da cultura, dos costumes e dos valores do Nordeste do Brasil.
A mente do líder de sucesso é a porta de ouro que protege a vitrine das excelentes ideias.
José Guaracir
Ser organizado é uma virtude que todos os líderes que almejam a excelência devem cultivar.
José Guaracir
O líder de fé vence suas competições através da oração, adoração e sacrifício intencional.
José Guaracir
A história cita o preço de ser um grande líder: José foi invejado e odiado. Paulo como lixo e escória. Jesus foi ferido, moído e castigado.
José Guaracir
A maior liderança de José não foi quando ele esteve como líder na casa do cárcere ou quando foi o segundo líder do Egito. Mas sim quando ele liderou a si mesmo!
José Guaracir
O líder dado por Deus possui o sentimento puro e lidera com ciência e com inteligência.
José Guaracir
O Sr. João e Sr. José, o Sr. Sebastião (Bastião) Sr. Geraldo e outros, estes, sim, são os verdadeiros heróis que saíram do interior deste Brasil para ganhar a vida na cidade grande.
Mas não sabe que serão escravizados pelos empreiteiros até o termino da obra.
Um líder amoroso é como a fragrância exuberante do mais notável e inestimável perfume.
José Guaracir
