Poesias sobre Mae de Jose Saramago
Num momento de saudação, podemos bem tolerar a mudez e os olhares mesquinhos de criaturas desmioladas afetadas por boatos maldosos, porém, o silêncio e a indiferença de quem diz conhecer-nos sabendo da verdade, e preferindo não interferir, é por vezes constrangedor.
O caçador aceita que lhe digam que tem o "Gosto de matar", no entanto, a aceitação não é a mesma quando lhe dizem que é "Sedento de sangue".
"A crise está sendo marcada por transformações e desafios para a educação, pois o tempo não pode ser recuperado ou reposto, devemos criar um plano de estratégia de tempo e encontrar uma nova forma de transformar o pensar, agir e aprender a discernir como levar e transmitir a educação para toda a sociedade"
"Ao criarmos um projeto de vida, devemos estabelecer estratégias e mudá-las de forma permanente, ou seja, devemos traçá-las, planejá-las e repensá-las, pois a todo momento passará por mudanças, mas devemos preservar os valores desse projeto, mesmo que neste caminho a rota seja alterada"
"Contamos a nossa história do passado com maior facilidade e o desafio seria contar a história do nosso futuro que desconhecemos."
As pessoas mais competentes para poderem enfrentar os novos desafios que vão surgindo ao longo das nossas vidas são, aquelas que foram confrontadas com as mais diversas vicissitudes durante o percurso da aprendizagem.
Nascemos para ser livres, como qualquer outro animal, mas a racionalidade humana é insana e escravizou sua raça. São tantas regras filosóficas e sociologicas que impede a sociedade de viver plenamente.
Se realmente queres encontrar uma solução para resolver um problema de "Mexericos", procura a "Fonte de ignição".
O relógio, além de, mesmo parado, acertar duas vezes por dia, é um instrumento de medir o tempo com utilidade sem fim.
Bom ou mau aos olhos dos outros, pouco importa, porque, o importante, é a satisfação do "Bem-estar" para a desejável paz interior.
Criticar um país pelo caos lá vivido, a violência, o desemprego, a ausência de bens e cuidados de saúde básicos, a aparente inércia dos seus governantes no rumo dos acontecimentos e a consequente tragédia dos malogrados esfomeados é uma censura demasiado fácil quando todos parecem ter um comportamento de "Opinadores de bancada", difícil, é conseguir entender os verdadeiros motivos da instabilidade instalada nessa mesma nação.
Demover um fumador quando este atira as beatas de cigarros para a sarjeta aplicando-lhe uma punição, é uma atitude importante e necessária, porém, na renúncia, é perfeitamente pertinente o agravamento das sanções.
De cada vez que um sábio morre, é uma obra enciclopédica que é destruída, mas, também é uma "Fonte viva de conhecimento" que entre nós, para sempre desaparece.
Às vezes sentimos a vida fluir à margem da felicidade, paralelamente, sem nunca podermos alcançar o verdadeiro amor.
Infeliz daquele que marginaliza o semelhante sem que haja contra o mesmo um único argumento, como se fosse um bicho peçonhento.
O "Amor" de dois seres humanos apaixonados é um sentimento absolutamente maravilhoso, é quando o momento mais desejado acontece, quando cresce o calor da paixão e ambos entram numa excitante aventura, é quando o inevitável êxtase da união de dois corpos num só acontece, é............. O intenso prazer que se apodera de duas "Almas" enfeitiçadas.
Se relacionassem uma cor ao "Amor proibido", a cor preta seria a ideal, pela sensação de se cometer um pecado, de ser-se surpreendido num acto sombrio, e ao mesmo tempo, do receio da descoberta de uma ligação perigosa. Na "Revelação" o branco seria a decisão mais ajustada, pela "Paz" tão desejada, pela "Libertação" e a vitória da "Chama do desejo".
