Poesias sobre Mae de Jose Saramago
Mãe é o tudo que precisamos em todos os momentos e fases da vida, é a mão estendida, o consolo por sabermos estar perto, mesmo quando não está.
De todas as bênçãos que já tive, ser Mãe foi a mais esplendorosa... pela honra e pela glória de carregar em mim um anjo abençoado e enviado por Deus!
Feliz aniversário, mãe! Meu desejo é que Deus abençoe este dia tão especial e uma chuva de alegrias caia sobre você. Te amo!
Se, apesar disso, ela casar-se por acaso, seu casamento serve apenas para livrar-se da mãe ou então o destino lhe impinge um marido com traços de caráter semelhantes ao da mãe. Todos os processos e necessidades instintivos encontram dificuldades inesperadas; a sexualidade não funciona ou os filhos não são bem-vindos, ou os deveres maternos lhe parecem insuportáveis, ou ainda as exigências da vida conjugal são recebidas com irritação e impaciência. De certa forma, tudo isso não pertence às realidades essenciais da vida, uma vez que seu fim último é constituído unicamente pela defesa persistente contra o poder materno. A resistência contra a mãe, enquanto uterus, manifesta-se muitas vezes através de distúrbios da menstruação, dificuldade de engravidar, horror da gravidez, hemorragias e vômitos durante a gravidez, partos prematuros, etc.
Seja gentil, não seja arrogante, a única pessoa que teve o Rei dos Reis na barriga, foi Maria a mãe de Jesus, a mais importante mulher da bíblia e a maior do mundo, é um exemplo de sabedoria, humildade, santidade e obediência.
Na vida nada melhor do que ter pai, mãe, irmão (ã) ou irmãos (ãs), e uma porção de amigos (as) para poder contar. Dizem que hoje em dia não existe amigos (as), como saber se é verdade se não abrimos espaço para formar uma ou mais amizade?
Meu Coração
Eu tenho um coração um século atrasado
ainda vive a sonhar... ainda sonha, a sofrer...
acredita que o mundo é um castelo encantado
e, criança, vive a rir, batendo de prazer...
Eu tenho um coração - um mísero coitado
que um dia há de por fim, o mundo compreender...
- é um poeta, um sonhador, um pobre esperançado
que habita no meu peito e enche de sons meu ser...
Quando tudo é matéria e é sombra - ele é uma luz
ainda crê na ilusão, no amor, na fantasia
sabe todos de cor os versos que compus...
Deus pôs-me um coração com certeza enganado:
- e é por isso talvez, que ainda faço poesia
lembrando um sonhador do século passado
20 de Junho de 1942
Tenho vontade de escrever, e tenho uma necessidade ainda maior de tirar todo o tipo de coisas de dentro do meu peito.
O verbo amar
Te amei: era de longe que te olhava
e de longe me olhavas vagamente...
Ah, quanta coisa nesse tempo a gente sente,
que a alma da gente faz escrava.
Te amava: como inquieto adolescente,
tremendo ao te enlaçar, e te enlaçava
adivinhando esse mistério ardente
do mundo, em cada beijo que te dava.
Te amo: e ao te amar assim vou conjugando
os tempos todos desse amor, enquanto
segue a vida, vivendo, e eu, vou te amando...
Te amar: é mais que em verbo é a minha lei,
e é por ti que o repito no meu canto:
te amei, te amava, te amo e te amarei!
(Do livro - Bazar de Ritmos - 1935)
Sempre que as gaivotas passam
Esse sentimento mágico
Chamado saudade
Toma conta de tudo que realmente resiste
E eu sinto de alguma forma você me dizendo
Que ainda se importa comigo.
"Dizem: quando nasce um bebê, nasce uma mãe também.”...
E um polvo.
Um restaurante delivery.
Uma máquina de chocolate prontinho. Uma mecânica de carrinhos de controle remoto.
Uma médica de bonecas.
Uma professora-terapeuta-cozinheira de carreira medíocre.
Nasce uma fábrica de cafuné, um chafariz de soro fisiológico, um robô que desperta ao som de choro.
E principalmente: nasce a fada do beijo.
Quando nasce um bebê, nasce também o medo da morte - mães não se conformam em deixar o mundo sem encaminhar devidamente um filho.
Não pense você que ao se tornar mãe uma mulher abandona todas as mulheres que já foi um dia.
Bobagem.
Ganha mais mulheres em si mesma. Com seus desejos aumentam sua audácia, sua garra, seus poderes.
Se já era impossível, cuidado: ela vira muitas.
Também não me venha imaginar mães como seres delicados e frágeis.
Mães são fogo, ninguém segura.
Se antes eram incapazes de matar um mosquito, adquirem uma fúria inédita. Montam guarda ao lado de suas crias, capazes de matar tudo o que zumbir perto delas.
A mãe da Cinderela falou para ela ser gentil e ter coragem.
Minha mãe disse que era para eu ser forte porque a vida não era mil maravilhas. Hoje eu sei o que ela quis dizer com isso. "A felicidade mora a uma distancia longa da nossa vida."
Dia de Inverno!
O sol inquietamente,expõe seu brilho,sobre montes,rios,campinas,rios e sobre as pessoas.Seu aquecimento é especial e seu brilho intenso.Com sua camaradagem,aquece e ilumina o frio da alma e o escuro da vida. Procuro entre as noites de inverno,me aquecer. O sol,mostra aos quatros cantos do mundo seu poder de superação,nem mesmo as nuvens sombrias é capaz de vencê-lo por completo. Seu exemplo nos motiva a não permanecer na escuridão que nos assola,Seu calor inunda a esperança daqueles que estão,no brio fosco e seu iluminar nas trevas.
Uma pausa! pois as nuvens precisam do calor do sol,e ele que com sua força espalha seus feitos,e nos faz visualizar belas imagens,formadas em flocos. Tomados por seu exemplo,não podemos viver só. Aqui nos acompanha os desafios,de viver como único,mas o encontro das nuvens com o sol,nos dá o exemplo das necessidade que temos de ir ao encontro do nosso próximo. Fica este exemplo " O sol na sua infinita gradeza,cede lugar pra lua e as estrelas mostrarem que também sabem brilhar"
Viver Pra Cristo,Uma Visão Geral Sobre os que Aderem a Esta Vontade.
Primeiramente,se conjuga o verbo viver e aderir na primeira pessoa,depois faço a leitura fisicamente de minha vida dos pés a cabeça e da cabeça aos pés,depois faço interiormente. Faço um verdadeiro caminho,como em todos os caminhos existem pedras,espinhos,espaços largos e estreitos,existem as placas de sinalização. Tudo isso e muito mais um pouco. Vamos dar um ponto final.uma virgula,um etc ou uma reticência...,qual seria a mais ideal,se a palavra fala que pra tudo existe um tempo,até para colocar limites pra não irmos a frente demais ou ficar demasiadamente pra traz. Para fazer esta adesão total a Cristo,precisa de determinação e força total no discernimento de seguir em frente sem olhar para traz,digo não olhar pra traz ,num sentido prejorativo,porque não podemos voltar atraz na idade,nos tempos,mas podemos aderir novamente a uma vida completamente desregrada dos princípios cristão.Quando menciono viver pra Cristo,é em um sentido de ter as atitudes de Cristo,viver na castidade e na obediência. Quando falo em castidade,falo em ter uma vida regrada na fé,no testemunho e no servir. Todos nós podemos viver uma vida de fé e santidade,é isso que é um princípio básico,para o viver em cristo como nos diz São Paulo em uma de suas cartas. Não posso,não quero,não sei,esta é a resposta básica,mas a resposta certeira e verdadeira está no seu sim.
Paz e bem!
Meus beijos
Meus beijos pra ti beijar, formosa sobre os teus lábios trêmulos se ajoelha, e embebem e as asas bolem como a abelha no perfumado cálice da rosa.
Meu Santo Anjo Miguel,
Das altas esferas de onde nos rege e guarda,
Lança teu protetor olhar sobre as nossas fraquezas.
Que à sombra de teu escudo possamos estar protegidos,
Que tua espada sempre vigilante abra o caminho da verdade.
Pode ser assustador descobrir que erramos sobre alguma coisa!
Mas não podemos ter medo de mudar de opinião,
Aceitar que as coisas estão diferentes, seja pra melhor ou pra pior.
Temos que estar preparados para desistir do que acreditávamos.
Quanto mais estivermos prontos a aceitar o que é,
E não o que achávamos que era, mais vamos ficar onde devemos estar.
Mudanças são inevitáveis, não adianta querer atrasá-las ou apressá-las,
Uma hora elas veem e não tem como se esconder.
As vezes elas dão muito medo, mas é normal, afinal é algo novo,
E o desconhecido assusta e não se preocupe,
Muitas vezes elas são a melhor coisa que podia lhe acontecer.
Na sempre controversa percepção sobre a brevidade
da vida, o mais pertinente questionamento a ser feito
não será: porque partimos...
E sim, para que viemos!
... uma honesta avaliação
sobre o que seja esse sentimento
conhecido como fé, evidencia
um primeiro passo na busca e conformidade com algo maior que nos inspira e espera:
a Verdade!
Um escrito,
antes de tudo, é um gesto de colaboração
entre quem o lê e sobre aquilo que ele, respeitoso, esteja lendo...
No melhor cenário, um testemunho,
um inestimável aceno à reciprocidade,
como nenhum outro já
experimentado!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp