Poesias sobre Mae de Jose Saramago
O pobre espera pela "Matança" para poder comer presunto caseiro, o rico come "Pata-negra" e não espera pelo presunto do pobre.
De "Carcaças", alimenta-se, o urubu, coiote, e hiena, das "Desgraças", o dúctil, situacionista, oportunista, e o mau carácter.
Há uma linha que separa os delatores dos justos e ponderados que tomam uma posição firme até às últimas consequências, sem vacilar.
O toureiro roga por uma representação sem percalços, um exímio espectáculo tauromáquico, findo o tradicional "Sacrifício", o artista aplica o último acto, o "Golpe de misericórdia" ao animal ainda moribundo, sem dó nem piedade, será esta, a tal morte digna?
Assusta-me pensar que a perigosa decisão de quem é precipitado e ocupa importante cargo venha a ser considerada "Possível concretização".
Há artistas que, em vida, os feitos permanecem na absoluta insignificância e em que o estatuto apenas é mencionado tendo o conjugue como ponto de referência, criador ido e eis que a obra alcança uma importante relevância.
As criaturas que se metem onde não são chamadas deveriam meter o nariz onde o"Peixe-agulha" se refugia e começa por enfiar a boca bem afiada e pontiaguda quando é perseguido pelos predadores, num certo sitio da "Holotúria."
Qualquer Ser humano desfruta de liberdade para acreditar no que quer, porém, nem todos os loucos falam a verdade.
Os homens, descuidados, vivem demasiadamente tempo da suas vidas a destruir as belas criações que a natureza colocou ao dispor da humanidade e são altamente comedidos na correcção dos danos causados.
Se há um período durante o ano para proibir queimadas, porque não, nessa mesma temporada, negar a liberdade aos incendiários reincidentes?
As escolhas desacertadas do presente podem causar ao incauto, perdas elevadas no futuro, a ponderação é a melhor solução.
Por cada injustiça cometida por malvadeza no percurso de uma imparável caminhada, para a pessoa firme e com carácter, será mais uma pedra na construção de uma intocável fortaleza.
Num eventual "Caos", o mais provável é que o "Mundo" seja tomado pelo povo mais bem preparado militarmente, intelectualmente e de tecnologia bastante avançada, surgirá então a formação de um "Governo Mundial Totalitário".
Mais vale um pobre Ser humano de parcos recursos, mas, sábio e tolerante, do que um individuo rico e estúpido com comportamento de ignorante.
Não basta homenagear o "Soldado da paz" um dia por ano, pois o ano todo, dia após dia, o herói garante-nos a segurança e reconforto na paz do soldado.
O amor próprio é o pilar no qual nos apoiamos, é sólido, duradouro, e é a forma como nos auto relacionamos.
O leão não tem que investir, ruge, o toiro, investe e não muge, o leão, por seu turno, ataca e quem puder foge.
Homem néscio tem vida fácil e age de forma leviana, um pouco "Boémio", não fosse a isenção de parca sabedoria de alguns, é presa fácil quando possuidor de bens, e como se não bastasse, é perdulário.
