Poesias sobre Mae de Jose Saramago
Quando, ao cabo de um intenso dia de "Canícula" , o por do sol deixa o céu avermelhado, há sempre criaturas que dizem, "São coisas do diabo".
Quando um pai biológico, extremamente injusto, recusa-se a exprimir aos próprios filhos uma possível réstia de sentimentos, deixa de existir qualquer diferença entre o progenitor e um padrasto, o radical afastamento da descendência afectada será o mais lógico.
A união no seio familiar, é a maior e mais nobre de todas as intimidades, presente está o poder e respeito além de ser aprazível e importante em qualquer ocasião.
Querer negar o iminente estado de "Depressão" não é solução, convém abordar o problema atempadamente.
Quanto mais desinteressado se mostrar o possuidor do bem cobiçado, maior será o tormento do sonhador interessado.
A concordância dos outros é a mesma que a minha em relação à deles. A importância está no respeito pela aceitação.
Quem de asas dotado, pretende "Voar" e, sendo a liberdade um direito por todos nós conquistado, não obstante, assumindo a responsabilidade dos seus próprios actos, deve voar, usando as suas próprias asas.
Introduzidos na alma, estão certos valores morais de alguns humanos, que jamais poderão ser exibidos, numa sociedade demasiadamente egoísta.
A sinistra opinião de quem de mim pretende "Mal dizer" sem me conhecer, é comparável à revelação do paciente afetado pela lamentável demência exposta ao psiquiatra.
Quando na ligação íntima de dois Seres humanos, vai transparecendo a existência de dois mundos opostos, devem, sem demora, seguir caminhos diferentes, cada um seguindo o seu próprio destino.
Outrora, o famoso escritor "Jules Verne" previu a viagem à lua e, passados cem anos, o homem concretizou o feito, no entanto, perante a notória degradação do cérebro humano em relação à preservação da natureza, vamos ansiar para que a saga "Planeta dos macacos" do autor "Pierre Boulle", também ele francês, não passe da ficção científica à realidade.
O touro mesmo antes de morrer, vive os últimos momentos num estranho dilema, por muito amor que o toureiro lhe tenha, anseia nunca ser toureado e procura a todo o custo salvar o couro.
Se os toureiros amassem o leão como amam o touro, haveria dentro da arena, mais felinos que toureiros.
Um cavaleiro que respeite e ame o cavalo, compreende-se, um toureiro que diz respeitar o toiro, é matreiro e só tem consideração pelo dinheiro.
O sonho da família pobre é a concretização de uma volta ao mundo, contudo, é alucinação, o rico concretiza a volta ao mundo de sonho.
Ás vezes, sinto-me como se fosse uma nau em "Alto mar" que vai resistindo às investidas da tempestade em tempo mau.
Quem a ignorância prefere aos ensinamentos vitais, a larga distância ficará dos entendimentos fundamentais.
Quem de derradeira oportunidade nada aprendeu, não pode lamentar-se de ter esbanjado a última "Chance" na algibeira.
Inconsequente é aquele que destrói o último grão de semente ficando indiferente ao fruto consequente.
Uma das vantagens na nossa modesta existência, é podemos dormir de consciência tranquila, mesmo quando certas criaturas mesquinhas colocam à prova a nossa paciência.
