Poesias sobre Mae de Jose Saramago
As pessoas não são criaturas de lógica, são subjetivas e emotivas. É um desafio amá-las de verdade, um desafio cheio de riscos que não podem ser evitados.
A falta de objetivo é que faz a dificuldade, são nossos próprios erros que nos levam ao desapontamento. Às vezes gastamos nosso tempo com coisas banais, tolas, inúteis, que não nos levam a lugar algum.
Ser abraçado por alguém que te ama é ter a certeza de que você por um instante está protegido de todos os perigos do mundo.
Não fiquem em casa com a boca escancarada esperando a morte chegar, abra a porta e saia existe um mundo lindo lá fora.
Quando se acredita em algo, a acreditação deve manter-se firme, nada de vacilações, uma pequena hesitação é o bastante para que adversário ganhe pontos.
A rosa que a aficionada lançou ao toureiro, espinhos não tinha, mas as mãos do carrasco, de sangue estavam manchadas de tanto espezinhar o pobre animal.
Se quem provoca dor ao animal sentisse na própria pele o sofrimento infligido à criatura , certamente só o tentaria uma única vez.
A delicada orquídea colhida no meu jardim não tem a graça compatível para poder conquistar tão bela e graciosa dama.
Ignora os fantasmas, não tenhas medo de quem já não está entre os vivos, preocupa-te com as palmadinhas que realmente sentes nas costas, nem sempre são provenientes de relacionamento amistoso.
Geralmente, padrastos e madrastas não são bem considerados pelos enteados, ver um estranho a ocupar o lugar de um pai ou de uma mãe é complicado e amar filhos de outrem é difícil.
Em cada sem-abrigo há sempre uma história para contar, a bondade é uma das fraquezas dessas criaturas, e muitas vezes, por haver gente sem escrúpulos a tirar proveito da vulnerabilidade desses pobres Seres humanos é que a desgraça lhes toma conta da vida.
Na urbe é conveniente que o cidadão tenha o mesmo comportamento de asseio que costuma ter na sua própria casa, entre citadinos, o civismo é fundamental.
Todo o Ser humano nasce imaculado, mas, são os primeiros anos de vida que fazem a diferença, é nas origens do indivíduo que a personalidade começa a ser moldada.
Das situações mais injustas que podem atingir uma pessoa é a humilhação, a marginalização e o desprezo de criaturas vulneráveis aos mexericos.
Em certos momentos, mais vale ter uma companheira cativante e amorosa do que uma esposa irritante e teimosa.
Mais vale oferecer um "Buquê" de rosas perfumadas à namorada do que presenteá-la com uma jóia valiosa de origem duvidosa.
Pescador no mar, a mulher fica insegura, com o homem do mar em terra, desaparece a angústia e a insegurança, porém, na falta de pescado, há ausência de "Pão na mesa".
Mais vale viver uma história de amor sincero do que insistir numa vida dolosa e fria onde a ausência amor e carinho é notória.
Uma das formas de fazer com que o imbecil anti cívico atire com o lixo para o cesto urbano é colocar no mesmo caixote um autocolante com a inscrição "Chão".
Quem humilha um sem-abrigo está a desprezar um Ser humano e a ignorar o facto de que o mesmo destino poderia ter-lhe acontecido.
