Poesias sobre Mae de Jose Saramago
Sem a natureza, o homem não vive, sem o homem falta alguma a faz. Ela prospera com ele, imagine sem.
Somos seres racionais, e muitos de nós, navegando na incompreensão existencial, sem saber para onde nem por que temos de experimentar tanta tribulação, confusão, sofrimento. A causa disso é a ignorância, resultado da dissociação com a condição social e a perspectiva de comodidade.
Não existe felicidade, como não há momentos felizes. Não existe derivação se não existir a íntegra. Se não existe fogo, vai existir brasa?
Toda beleza tem a sua feiura, como toda feiura tem a sua beleza. Em um mundo de belos, os feios são belos e belos são feios.
Subentendem-se das entrelinhas ideias com espinhas.. podendo perfurar e desviar o fluxo das linhas. Fale explicito, com um semblante lícito, integralmente conciso. E ainda repito o que foi dito: seja erudito!
Quando um problema lhe der um empurrão, siga em frente até conseguir se instabilizar, caso contrário a inércia da vida vai te derrubar.
Sonhar é essencial, viver é viver vital. Não sonhe muito, pois aquele que muito sonha, pouco vive. Entretanto, sonhe o suficiente para não perder o foco da vida, pois quem perdeu o foco da vida não tem nada mais a perder...
A prisão é não ausência de liberdade e a liberdade não é a ausência de prisão. Pois, a liberdade intelectual é ilimitada e a prisão emocional é condicionada.
Se um dia você chegar a sarjeta da vida, sem arrimo, nem perspectiva.. Olhe para o chão, e veja o lado bom, se estais no fundo do poço, não afundarás mais. Então as possibilidades estarão ao seu favor, pois qualquer tentativa por mais desprezível que seja não surtirá efeito negativo, cabendo a você reconhecer e firmar uma perspectiva. Por conseguinte, mesmo diante de fracassos contínuos, estarás ganhando experiências gradualmente, que no momento em que você responder para si três perguntas básicas, terás todo o arrimo necessário para emergir do poço: O quanto eu consigo, qual é meu foco e o quanto eu quero. Se seu objetivo for maior que seu limite, você fracassará, novamente, sem sombra de dúvidas; entretanto, se tiveres uma vontade superior, as desvantagens serão vertidas em possibilidades, e todas as suas experiências ajudar-te-ão para prevenir-te de futuros abismos.
Às vezes, questiono-me à respeito da existência do futuro. Toda vez que eu acho que o futuro está existindo, na verdade, não passa de ser o presente.
Dizem que a velocidade da luz é a mais rápida do mundo. Entretanto, digo-vos que a celérrima é a velocidade na qual o futuro tangencia o presente.
Amar é mergulhar em uma piscina opaca; só o tempo vai te dizer se alcançou o chão ou alcançou o amor.
Esqueça o fanatismo pela religião. Devemos "amar a Deus sobre todas as coisas". Tenha Fé, não à misture com religião. A religião não move montanhas!
Falar e escrever sobre política pública é fácil, difícil é fazer a política pública no dia a dia sem partidarismo ou fogos de artifício.
Vi aquele documentário sobre o George Harrison recentemente e pensei: “Assuma. É só assumir. Seja como a mulher do George Harrison. Ser mãe e esposa é o bastante.” Então eu me toquei que não lembrava o nome dela.
Segue a rotina desavisada sobre a felicidade, porque se acostumou a ver tudo igual na falta de luz do seu ser natural.
Hoje, sorrateiramente, venho escrever sobre algo que nos inquieta, da dor iminente que nos assola e nos isola em uma bolha. Falar do luto, automaticamente, nos remete a perdas e as suas formas de morrer. Não estamos preparados para quando isso chegar a acontecer, talvez nunca estejamos. Do luto que falo agora, prevejo, renego, não aceito, mas acolho inevitavelmente como aquele que acolhe um sorriso. Neste momento, brindo com a morte que chega de mansinho e, amigavelmente, ecoa da sua boca que ainda não é o tempo. Enquanto o tempo não chega... bailamos! brindamos! proseamos! flertamos! Flertar com a morte é saber o quão insignificante é essa passagem por aqui, principalmente se você não tiver vivido tudo àquilo que você sempre quis ou pensou. A cada brinde, a cada drink: um salve! salve salve! A morte, este momento obscuro que sempre atormentou e assolou a humanidade, também nos traz boas novas. Tim, tim! Dessa vez o brinde foi à morte concreta, de fato. O que dizer dela... aqui se findou uma etapa, a outra que se inicia não ouso falar, pois seria enorme audácia da minha parte, até. Tim, tim! Dessa vez o brinde foi à morte simbólica, perfeito! Todos os dias morremos em algo para que possamos renascer e viver àquilo que desejamos. Talvez a morte simbólica nos permeie durante toda a existência e, brindamos dia após dia sem percebermos. Tim, tim! Este brinde é para a morte que está acontecendo neste exato momento em você. O que tens matado e, por conseguinte, deixou viver logo após? O que está nascendo em você, viverá ou morrerá? Ou será apenas mais uma morte inevitável nesta vasta imensidão do que é viver? Viver é um constante morrer infinito. Cá entre nós... que texto fúnebre que me deu vida! Uma lágrima de esperança escapou dos meus olhos e começo a pensar: e se não morrermos diariamente, que sentido terá a vida? Um brinde àquilo que renasceu!
Vivo, Espio, Expio e Amo o meu Passado porque sobre ele fundo o meu Presente e construo o meu Futuro.
Tenho passado por alguns daqueles dias em que você reflete sobre cada ação... O rumo que nossa vida toma depende apenas de nos mesmos. Eu escolhi me conhecer, eu escolhi ser eu mesmo, escolhi não ter medo, escolhi muito e errei varias vezes, mas acertei em ter tentado em cada um desses dias, ser feliz.
Reflita sobre a vida e deixe Deus agir, pois Deus sabe o melhor para você. Bom dia na paz do Senhor.
