Poesias sobre Mae de Jose Saramago
"Use sempre o bom senso, quando se encontrar diante de situações difíceis. Procure exercitar a paciência e mantenha a calma. Saiba escolher o melhor caminho para reagir com acerto".
"Quem sabe usar a mente para se acalmar em situações de turbulências se torna uma pessoa serena em suas atitudes ".
"Sempre que puder, pare um instante para avaliar o que você está fazendo. Não se deixe levar pelos impulsos. Aprenda a refletir sobre suas atitudes ".
"Quem consegue se controlar nos momentos de tensão evita atitudes indesejadas e arrependimento posterior ".
"Não se deixe vencer pela ansiedade, pela angústia, pela indiferença, pelo ressentimento, pela impaciência e pela insegurança. Procure tirar lições das suas aflições. Pensamentos positivos têm o poder de transformar sua vida ".
"Mude seu comportamento, ao reconhecer e corrigir seus erros. Assim, você viverá feliz consigo mesmo e com todos ".
"A superação de um transtorno, seja psíquico ou físico, exige muita força de vontade e perseverança. Nesses momentos, o mais importante é nunca perder a fé em Deus, nunca abrir mão dos sonhos, nunca desistir de uma batalha ".
"Precisamos aprender a controlar nosso mundo interior, para não ficarmos reféns das crises emocionais e dos pensamentos negativos ".
"Seja um exemplo para você e para todos: saiba ter paciência, quando receber uma ofensa; enfrentar as críticas com humildade; reconhecer suas falhas; enfrentar os obstáculos; superar os fracassos em sua vida; ter perseverança para enfrentar os desafios da vida ".
"Quem aprende na dor consegue construir na mente o desejo de se transformar para melhor. Aprende a lidar com questões emocionais, enfrentando os reveses com maturidade e sabedoria ".
"É na simplicidade que encontramos os segredos da satisfação, do bem-estar e da alegria de viver ".
"É preciso ser sábio e inteligente para enfrentar as turbulências da vida e encontrar soluções para concretizar sonhos e desejos ".
A loucura é uma condição que se desvia da lógica ordinária da vida. A vida consiste em produzir desvios para traçar novos caminhos. Ser pioneiro e inovador muitas vezes significa ser visto como louco no início. Mas tudo bem, a loucura é normal
As lutas e provas trazem a experiência. Deus nos aperfeiçoa porque deseja gerar confiança através da fé. Ali descemos a olaria de Deus e aprendemos que o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Como ovelhas sob a tutela do pastor, passamos a não ter medo diante do vale da sombra e da morte. Quando nossa alma sente, o pastor nos fala mansamente, ali tem o refrigério. O inimigo não entende, mas o pastor prepara um banquete para a ovelha, ninguém nela tocará, porque a unção está sobre a sua cabeça. A ovelha ama o pastor, porque ele a ensinou o que é o amor. Não vou olhar para a circunstância, olho com confiança para o pastor!
Olho para frente com esperança, pois a fé nos retira todo medo. Olho para o lado com misericórdia, porque Deus teve misericórdia de mim e insistiu na minha existência. Olho para dentro com sinceridade, reconhecendo minhas faltas e observando a grandeza do que Deus já tem feito neste ser. Olho para trás com gratidão, relembrando o que passou e sabendo que Deus cuidou de tudo. Quando as coisas aqui complicam, olho para o alto e vejo a provisão de Deus em todas as áreas da minha vida. Não é questão de merecer, porque nenhum de nós merece, mas de viver agradecendo diante da misericórdia de Deus.
A grande problemática para o Mestre da Medicina (Jesus) não é o estado crítico do paciente consciente da sua doença, mas a negação da doença (pecado) e da natureza (pecaminosa) pelo paciente.
A saudade é a recordação daquilo que partiu, um tipo de máquina do tempo que nos leva de volta aos momentos em que tínhamos conosco pessoas amadas que já se foram. Sentimos falta do tempo que passou, das pessoas que deixaram um vazio em nossas vidas. A jornada da vida é marcada por encontros e desencontros, e em certos dias, a saudade se torna mais intensa. Nestes momentos, parece que podemos sentir a presença daquela pessoa querida ao apertarmos nossa mão contra o peito, como se isso materializasse um abraço que nos conecta à memória daqueles de quem sentimos tanta falta
Traumas emocionais não resolvidos estão por trás das generalizações. Aquele que generaliza o comportamento de determinado grupo, tenta ilusoriamente fortalecer seu corpo egoico, mostrando uma imaturidade e ausência de desenvolvimento linguístico e de consciência. A generalização tende a revelar mais aspectos do sujeito ativo do que do sujeito passivo, pelo qual observa e julga diante das suas lentes (cosmovisão), revelando agir de igual ou pior modo se estivesse na mesma posição do sujeito passivo. Afinal, observamos o mundo pelo que nós somos! A vida sempre nos ensina que toda a regra tem exceção, diante da capacidade humana de superação!
Dado aos contextos individuais específicos de cada pessoa pelo qual nos relacionamos na comunidade da fé, devemos nos atentar mais a pessoa que fala do que nas suas palavras. Por isto, o Apóstolo Paulo nos instruiu para suportarmos uns aos outros, para que levássemos em conta o amor aos irmãos como instância primária, agindo de forma amadurecida para não relevar palavras que estão sendo ditas por pessoas que ainda não passaram por este processo de desenvolvimento, mas que estão em aprendizado. Ganhando assim não somente a salvação da nossa alma, mas resguardando a fé do outro, que também é carente da misericórdia de Deus.
Há uma necessidade imperiosa de pensamentos fortalecedores aplicáveis em todas as áreas das nossas vidas para que haja prosperidade e felicidade. Merecemos sim sermos amados e respeitados. Merecemos estar ao lado de pessoas iguais ou melhores do que nós. Merecemos os melhores empregos. Merecemos morar em um lugar digno e seguro. Merecemos uma renda digna para viver bem. Merecemos porque fazemos por merecer. Apenas na esfera espiritual não merecemos, porque a fé está para a graça!
