Poesias sobre Juventude
"Na juventude os dias são curtos e os anos são longos; na velhice os anos são curtos e os dias longos."
A JUVENTUDE SO ENCONTRARA O VERDADEIRO CAMINHO DA FELICIDADE,NO DIA EM QUE O MODERNISMO DE NOSSA GERAÇAO FOR DERROTADO PELA FORÇA DA SIMPLICIDADE
Somos um paradoxo. Adoramos a juventude e odiamos os velhos. Queremos prolongar nosso tempo até o limite do possível nossa própria existência e nos esquecemos que se vivermos mais, começamos a viver demais.
"Eu dei minha beleza e minha juventude aos homens. Agora dou minha sabedoria e minha experiência aos animais."
Tenho saudades da minha juventude, quando acreditava que tudo era possível, e hoje sei que não existe o impossível!
Vivemos em tempos tão difíceis que a juventude tem acreditado que obter informações significa ter sabedoria. Quer ter sabedoria? Ouça um ancião falar da vida sem preocupar-se com sua escolaridade, apenas observando-o em sua simplicidade
Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação”.
Muitos já procuraram por décadas a fonte da juventude, mas poucos sabem que ela está dentro de nós, basta ser descoberta nesse deserto cheio de miragens.
A juventude de hoje em dia é preparada apenas para a vitória, não sabem perder e nem assumir uma derrota, na primeira frustração já se revoltam sem nem saber o que é sofrer de verdade e sem saber o que realmente é trabalho duro.
Quanto mais velho o político fica, mais distante do revolucionário de sua juventude se torna e mais parecido com seus torturadores se parece.
A glamorização do álcool em nossa cultura é o retrato de uma juventude não crítica e uma sociedade hipócrita.
A juventude é uma fase fabulosa, porém se não trabalhada corretamente é o estopim do homem de mau caráter.
Na presente dimensão, infância e juventude somos o futuro; na meia-idade somos o presente; e na velhice, ou melhor, na plena maturidade, somos o passado. Porém, inverte tudo na outra dimensão. Oba!
A vida é uma luta constante para alcançar um ideal, principalmente na juventude. Depois, na fase da velhice, percebemos que toda essa correria na juventude foi em vão. O tempo passou rápido e, no meio de tanta correria, acabamos esquecendo de aproveitar a vida. É só na velhice que realmente nos damos conta disso.
Nós não podemos impedir que a velhice chegue e apague a luz da juventude do nosso lado de fora, mas a do lado de dentro só é possível apagar com a nossa permissão.
Ser comunista na juventude é aceitável, mas depois de adulto, depois que entende, aí já é ser mau caráter.
A urgência da juventude e a impetuosidade da meia-idade muitas vezes não nos deixam enxergar que a paciência imposta na infância jamais retornará na velhice. Portanto, mude seu hoje para não se surpreender no amanhã.
Vestia uma roupagem de independência. A tal da juventude quase infantil me deixava corajosa, quase petulante. Eu tinha nas mãos a formula da liberdade. O tempo passou fantasiado de vento e voou, para bem longe de mim. Olheiras nos olhos e dependência de tudo aquilo que antes me carregava de medo e repulsa. Preciso do comando, do carregar, da mão sempre posta, do elogio da boca alheia, e das vestes limpas sem um amasso. Se não, não dá. Declino. Eu fico aqui dentro do quadrado parada, sem conseguir ir para nenhum lugar. Rezo para o tempo fantasiado de vento trazer a formula de novo para mim. A minha independência. A minha liberdade.
Na juventude, vivemos encantados por miragens que juramos ser realidade, mas somente o tempo revelará o que realmente interessa em nossas vidas.
Enquanto tivermos uma juventude que defenda tudo o que é forte e másculo, nosso futuro estará garantido.
