Poesias sobre Educação
O aperfeiçoamento genuíno do Professor implica o seu zelo na superação das dificuldades dos alunos.
A ignorância nos mantém vulneráveis, dependentes, cegos diante da verdade. A ciência é o único escudo contra a superstição e o obscurantismo. Ela nos ensina que o mundo não precisa de crenças para funcionar, apenas de mentes dispostas a compreender suas engrenagens.
Por séculos, a humanidade temeu o trovão, venerou o eclipse e viu demônios nas tempestades. A ciência não apenas desfez os mitos, mas nos deu o poder de controlar o fogo, atravessar oceanos e tocar as estrelas. O conhecimento não mata a magia; ele revela o quão magnífico é o universo quando visto sem medo.
Educar-se não é apenas aprender a ler e escrever: é aprender a questionar, a enxergar além das aparências, a desconstruir as verdades convenientes. O conhecimento não apenas liberta, ele impede que sejamos manipulados por aqueles que preferem a ignorância como ferramenta de controle. Uma mente educada nunca será cativa.
Um diploma pode abrir portas, mas apenas o conhecimento real impede que você seja trancado do lado de fora.
Educar não é apenas transferir informações, é ensinar a navegar num mundo onde verdades e mentiras se disfarçam com a mesma eloquência.
Quanto mais instruídos, maior a nossa necessidade de aprender, quanto mais ignorantes, maior a de ensinar.
“Educação é a ponte que liga o desejo ao sucesso no trabalho. É a formação que molda não só habilidades e competências, mas também e principalmente o caráter."
"É necessário buscar conhecimento para que seu mundo mude, assim como o moinho só gira e gera algo quando a água cristalina — representando o conhecimento — entra em contato com ele."
"Adquirir conhecimento faz você sair da sua zona de conforto. Embora doloroso no início, é gratificante pelos benefícios que traz."
Pegando ônibus você utiliza geografia; lavando roupas, química; indo a um museu ou passeando, história; assistindo um filme ou teatro, arte; indo ao mercado, matemática; lendo um livro ou escrevendo um texto, línguas, leitura ou português; caminhando e cuidando da saúde, física corporal; fazendo um café, ciência; utilizando um celular, informática. A escola comum não te torna especialista em nada, mas encaminha e instrui para o dia a dia comum. Ninguém vira avançado sem antes ser comum.
Os templos onde são realizadas as aprendizagens, com o objetivo de instruir e ensinar conhecimentos gerais a fim de formar pessoas inteligentes, pela falta da educação familiar, essa desestimulada pelo Estado em seu desmantelar e onde deveria se aprender os limites e a ordem, estão sendo obrigados a ultrapassar os seus fazeres, a garantir a educação como um todo, inclusive no que concerne os princípios da responsabilidade, da ética e da moral, ensinando até o respeitar.
Fico triste, vejo crianças com aspectos adultos, vivendo realidades incompreensíveis, se adaptando com conversas maduras, penso que, crianças são robô em fases iniciais, não devem questionar sua natureza, nem sua realidade, deve aprender nas fases iniciais como ser inserido em sociedade, aprendendo valores éticos, amor, humildade, honestidade, respeito. Para que ele possa, quando adulto, ensinar o algoritmo vivido ao próximo.
Um dos maiores desafios da vida adulta é entender que às vezes será necessário desconstruir boa parte da educação que recebemos.
A pior parte do comportamento dos motoristas brasileiros não é quando arriscam a vida deles. É quando arriscam a sua!
Seja o exemplo de pessoa que deseja que seu filho se torne! A formação educacional dele depende de você!
Se minha liberdade é às custas de oprimir alguém, então não é liberdade, mas a dança neoliberal. O problema é que, nessa dança, a banda que toca a música é contratada pelos verdadeiramente ricos, enquanto quem paga o ingresso do espetáculo e ainda bate palmas para sustentar a fantasia burguesa são os pobres...
Seus pequerruchos precisam ser catequizados na igreja da ordem. Mas, se não forem batizados pelo caos, naufragarão no dia mau, no mar adverso.
Não está escrito em lugar algum do mundo humano e civilizado que o velho tem que morrer para dar lugar para ao novo.Pelo contrário, esta transição só é justa e perfeita quando o mais antigos, mais experientes interagem com os mais novos, menos experientes em cada movimento desta natural passagem. Longe disto não podemos dizer que foi naturalmente feita.
Que Deus me perdoe e as criancinhas mas comparativamente os bichinhos de hoje, mesmo sem adestramento estão muito mais educados.
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
- Frases sobre Educação Escolar