Poesias que Falam de Amor do Seculo Xix
SEM MUITAS PRETENSÕES III
Ao galgar meu ideário de produções poéticas - e outras, cria que tudo sobre tudo, já haviam sido dito. - Sabiamente, por mentes brilhantes, anteriormente a mim. Restou-me uma poesia de conteúdo simples; onde o rebuscamento inexiste. - Ebora haja respeito à língua pátria. Ainda assim, creio que meus textos singelos, ausentes de palavras enigmáticas, evolventes... de fácil entendimento. Não deixam de revelar conteúdos relevantes, em algum momento. - Apesar de não insentos de reflexões necessárias quanto ao brilhantismo narrativo. Assim,não deixarei de aceitar humildemente minhas limitações. E, entender mais fácil e prontamente, que deverei conter, minhas muitas pretensões.
(11.04.16)
Como dizia Roberto Carlos naquela linda canção: "Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar"...
Ouvindo esta canção, fiquei a meditar, pois em pensamentos percebi que isso não corresponde à nossa realidade...
De amigos, quero ter bem menos que isso, mas aqueles que comigo se importam de verdade...
Desta forma, tendo apenas alguns ao meu lado, já seria incrível, pois saberia que apesar de poucos, o que vale mesmo para exaltar o valor da amizade, não é e nunca será a quantidade, mas sim, sem sombra de dúvida, a qualidade!
O pseudo-intelectual é o sujeito que se apóia no respeito que ele obtém de uma massa que não compreende nada do que ele está dizendo e que, por isso mesmo, pode aceitar o que ele disse sem perceber que é um erro.
(COF, aula 018)
Guardadas as devidas proporções entre as dificuldades dos seus empreendimentos respectivos, o homem comum é nos seus domínios próprios muito mais inteligente do que os sábios na suas áreas especializadas.
(COF, aula 018)
Hoje só hoje
Hoje só hoje, se eu pudesse voltar no tempo... Há como faria tudo diferente! Seria feliz onde eu acreditava que não erra. Mudaria os passos e falas, as quais eu magoei pessoas e os passos que me desviou da minha felicidade. Hoje só hoje, pude perceber o quanto pensamos que sabemos de tudo, na verdade não sabemos é de nada. Hoje só hoje, por um só estante meus pés na arreia colocar. Hoje só hoje...
Eu também preciso.
Pelo menos hoje
Não vou confundir
A cabeça de uma psicóloga.
Vou posar a cabeça no travesseiro
E dormir.
E sentir que fiz o melhor
Que consegui
Que as lições de casa eu sei de cor.
Ajudar quem precisa de algo cicatrizante
E por isso eu também preciso
De quem me ajude.
De quem aprendeu também a lição
E Depois de muitas lições
Não significa que me tornei
Perfeita, nem super- herói.
Às vezes, alguma coisa ainda dói
Alguma coisa...
É o inconsciente coletivo.
Nunca seremos perfeitos!
Apenas tentamos ajudar
Quem precisa com a ciência
E eu não inventei a ciência
Mas fiz bem a lição de casa.
Trate os idosos, como você gostaria de ser tratado...
O tempo é o chicote da vida.
Logo a vida vai devolver a você o mesmo tratamento.
Ivens@reu
No interior de um litro não tem um gênio, mas os pensamentos vão longe....
Viajo em meus pensamentos e em minhas lembranças.
SÓ MAIS UMA CARTA
Eu já não crio novos tipos de conceitos, vivo a anos luz do mundo de criar pretextos e qualquer tipo de preconceito
Eu fui apontado como o cara errado por não querer aceitar um bate-papo de hipocrisia, eu poderia ser julgado, mas não poderia concordar com a falsidade e falta de respeito
Eu sou culpado de não concordar com esse absurdo; bem-vindo ao Brasil a capital do fim do mundo
Eu preferir fazer o bem para todo mundo, mas descobri que nem era do mundo, eu resolvi largar tudo de lado e procurei deixar do meu lado só quem realmente compreendia o significado da frase “um verdadeiro aliado”. Alienígena? Não entendeu a mensagem e me julgou errado.
Eu fiquei chapado só de observar todo o sistema completamente imperfeito, não via cor, via dor, não encontrei sabor, só via notas de injustiça e senti dor, mas o tempo passou e eu encontrei alguém que me mostrou que eu ainda poderia dizer “Bom dia, flor! Quem fala aqui é seu aliado. Como que foi o seu dia? Agora sim, o nosso próprio sistema foi realmente criado ”
Observamos a lua novo, a realidade ainda é um código, eu sorri ao observar o sorriso no seu rosto
Meus pensamentos
AS MÁSCARAS DOS LOUCOS
Só os loucos esquecem suas máscaras
Quando vão sair.
Só os loucos!
Porque há muito se despiram delas,
preferindo enlouquecer em paz.
Despindo-se das máscaras do tédio,
Das pessoas “normais”;
As máscaras do “riso” que têm que representar.
Só os loucos ignoram tais máscaras...
Porque é melhor sentir a brisa na epiderme das faces
E olhar frente a frente no seu espelho...
“Espelho mágico”, espelho insano!
Onde o “outro” se pode verdadeiramente enxergar,
Reconhecer a fragilidade da essência que habita-lhe o corpo;
Mas tocá-la com o olhar, o que há de mais belo, sem disfarçar.
Só os loucos esquecem suas máscaras...
Bem no começo da estrada...
E nos ventos, em vez de poeira... as máscaras dos louc...
Junho de 2013
Um olhar, um sorriso e um abraço. Uma porta separava o encontro de nossos corpos. Mente barulhenta com pensamentos variados, do tipo: fala com ele, se aproxima mais uma vez, tenta qualquer coisa. O medo tomou conta, então guardei os pensamentos e tentei me distrair com outra coisa. Mas aquela porta fechada gritava para que eu fosse ao encontro do que estava do outro lado.
No corredor escuro e com o coração a mil, fui guiada por aquele que tanto ansiava em rever. Um pedido de replay é atendido, e mais uma vez sinto meu corpo sendo envolvido por esses braços fortes e corpo aquecido. A euforia é visível, mas contida.
Um toque faz o celular vibrar com uma mensagem dizendo, que por receio não recebi o beijo que tanto esperava. Mas em seguida um convite é feito e aceito. E assim termina esse dia, no aguardo de um encontro perfeito.
Tento não pensar sobre a hora que se aproxima. Até que novamente, com a mente cercada de pensamentos, digito a seguinte mensagem: cheguei.
Uma cama, uma TV e um guarda-roupa compõem o quarto onde ficaremos. O nervosismo é visível em nós dois. As luzes se apagam e inicia-se um episódio de uma série na Netflix. De pé ali trocando olhares, decidimos sentar juntos na cama.
Meu coração não se contém dentro do peito, e me faz pensar em várias possibilidades de ti tocar, mas me seguro.
Depois de três episódios você faz algo inesperado. Entrelaça seus dedos nos meus, num aperto firme de mãos que faz meu coração palpitar mais rápido do que o normal. E como se não bastasse, você recosta sua cabeça sobre meu ombro, tornando aquele momento inesquecível.
Os nossos olhos se encontram novamente entre flashes da série ao fundo e então nossos lábios se encontram, tornando realidade um desejo antigo que só existia no profundo.
E foi assim que algo que só em pensamentos ocorria se tornou realidade nesse dia que seguia.
POESIA
Poesia não morre como um ser vivente qualquer... ela vive eternizada. Não desintegra-se, nem se limita a coisa alguma. Está intronizada em todos os lugares e coisas; não se desgruda da gente: expõe nossos sentimentos e nos ajuda a falar de tudo que desejamos; quando nos permitimos a isso,recorrendo aos seus encantos. Se põe em segredo, nas palavras que pensamos e guardamos. Explicita-se nas que proferimos e revelamos ao mundo, nos textos que tecemos; nos livros que editamos. A poesia está nas letras e melodias das canções que cantamos; na lua cheia,nas galáxias,no firmamento. Nos elementos da natureza, no sussurro aos ouvidos de quem amamos; nas conversas em volta da mesa. Dinâmica como uma criança a poesia é travessa: saltitando, faz artes; nos encantos terrestres e nos espaços celestes. Até num corpo de um pássaro ferido, já sem vida, no chão... sendo comido pelas formigas.A poesia está onde estiver Deus: nas coisas mais simples. Basta ter olhos pra ver. Adora ser amada, sentida,acarinhada, compreendida. Pela sensibilidade de um poeta. O que mais a poesia quer, é ser compartilhada com a vida. Assim e muito mais, é a poesia.
Devemos a ela todo o respeito e amor.
(08.08.19)
MALVADA
Malvada, olha esse olhar de malvada, me disseram ser complicada, mas é bem descomplicada
Na intensidade do dia ela revela o seu charme, nas loucuras da noite procura quem é verdade, faz a própria maldade correr e querer ficar bem longe, do lado dela só fica quem é puro de verdade
Um olhar intenso procurando por uma conexão, um olhar de verdade, ama a simplicidade, amante da honestidade, ela não pensa no que você tem, ela está de olho no seu coração, se o coração for bom então está tudo certo, através de um olhar sincero nasce uma nova conexão
Malvada, mais por dentro é uma princesa que deixou de lado o seu sapato de cristal para usar seu tênis da moda e seu boné
Ela pode ir onde quiser, ela faz como ela quiser, um cara chamou ela de menina e acabou perdendo uma mulher
Malvada, malvada não, ela me disse que só se apresenta de verdade para quem tem um coração bom
Malvada, olha esse olhar de malvada...
Resende, 08 de agosto de 2019
A palavra 'ciência' tem, no mínimo, três sentidos usuais:
1- Antes de tudo, ela designa o IDEAL de um conhecimento verdadeiro, auto-evidente ou provado, ou, para usar um termo grego, 'apodíctico', ou seja, indestrutível.
2 - Designa a atividade real dos cientistas, a qual visa à realização desse ideal mas, na maioria dos casos, tem de se contentar com resultados que ficam bem abaixo dele. Quando se dá a esses resultados o valor absoluto do ideal que eles não alcançam, aí já começa a vigarice científica.
3 - A classe profissional dos cientistas e professores universitários de ciências, empenhada em sugar verbas de pesquisa estatais e privadas e elevar-se aos mais altos postos de poder e prestígio no mundo.
Só os que permanecem fiéis ao IDEAL representam o valor da ciência. Todos os outros (a maioria esmagadora) são um bando de picaretas e mentirosos.
Dispensa do teu dia a dia pessoas que estão acostumadas a empurrar a vida com a barriga e a arrumar uma desculpa pra tudo!
Depois do amor próprio, este é o segundo segredo para a felicidade e as boas conquistas!
Ótima terça-feira!
Ògun por nós sempre!
#Oyanitiatiiná
Deus em sua plena consciência e perfeição criou a mulher!
Rainha por natureza!
Forte, guerreira e batalhadora por vocação!
Mulher não aprende a ser forte, mulher já nasce sendo!
O que a mulher aprende é com o passar do tempo confiar mais em si, acreditar no talento que possui e a deixar as dores desta vida passar!
Ninguém ensina a ser mulher!
Por isso, valorize a mulher que há dentro de você!
Se ame e se respeite com toda a força que tiver dentro da sua alma!
Mulher não é flor que se cheire? Não mesmo! Mulher é flor forte, flor livre, flor que se cuida, se ama!
Mulher não é fruto que se ganha, mulher é fruto que se merece ter ou não!
Que toda mulher tenha consciência da grandeza e da nobreza do seu ser, e a importância do seu existir!
Toda mulher é protegida por outra mulher!
Quanto a isso ninguém pode nada!
É a lei da natureza!
A natureza da mulher!
Que nós nunca esqueçamos a força deste sagrado feminino que carregamos dentro de nós!
Com mulher, ninguém pode! ♥️
#Oyanitiatiiná🔥
Antes de pensar em caminhos abertos, verifique primeiro se estás aberto(a) a recebê-los!
Para quem cultiva o negativismo de forma constante e diária, não há solução milagrosa nem Òrisá certo para abençoar!
Òrisá abre caminho sim, mas temos nossa porcentagem de contribuição a fazer, e devemos também acima de tudo merecer as bênçãos que tanto desejamos ter em nossas vidas!
Ir atrás, ir em busca de forma contínua!
Tem pessoas que vão em busca de uma forma muito passageira, igual Páscoa, Natal, ano novo. Eventos que todos sabem que acontecem 1 vez por ano!
Evoluir, lutar e buscar uma melhoria é algo que deve ser feito de forma diária, sempre, o ano todo! E não de temporada!
De nada adianta você tentar 1 mês por ano e os 11 meses restantes esperar de braços cruzados!
Para as coisas acontecerem é preciso estar em movimento!
Que o nosso dia seja belo!
Que possamos estar abertos aos caminhos prósperos que tanto almejamos!
#Oyanitiatiiná🔥
Em tempos onde o papel de pai nem sempre é algo referente ao homem, pai é quem ama!
Não vou entrar em discussão sobre pai é quem cria e não quem faz.
Pai é quem ama, protege e cuida como se fosse um tesouro!
Pai é aquele que independente de você estar feliz ou na beira do precipício sempre estará com você.
Pai é um porto seguro!
Mães, tias, tios, vós, vôs, padrinhos, madrinhas, tudo isso também é pai!
Pai é algo que nem a morte apaga ou separa! Pai é algo muito além de uma palavra!
Pai não está no « título » que a palavra possa ter. Pai está no sentir de cada um e de quem o nosso coração escolhe para ser!
Feliz dia dos pais de vocês! E dos pais que vocês escolheram! ♥️
#Oyanitiatiiná🔥
Alma leve e flutuante, todo mundo gosta, o mundo precisa!
Como é bom conviver e estar com pessoas leves!
Da mesma forma que gostamos de estar com esse tipo de gente, devemos aprender a oferecer leveza a nossa volta também!
Ninguém é leve, feliz e de bem com a vida todos os dias, isso é normal! Há dias que não estamos bem!
Agora não estar bem nunca?
Ser pesado e denso todos os dias?
Nada que é em excesso é bom!
Ofereça o que puder dar! E o que não puder, aprenda a desenvolver dentro de você! A gente só dá aquilo que tem. E só recebe o que estamos dispostos e abertos a receber!
As vezes estamos tão fechados ao mundo e as coisas que deixamos de receber o muito que este universo tem a nos propor!
Deixe os pensamentos fixos, as ideias prontas, o conceito formado de tudo.
O bom da vida é que justamente a todo momento as coisas mudam!
Devemos ser mais receptivos com as coisas!
Abraçar as oportunidades e sair de uma vez por todas da zona do ninguém me ama ninguém me quer, eu não tenho nada, não tenho sorte, comigo nada acontece!
Nenhuma oportunidade se demora muito na porta de quem só reclama e só enxerga o lado obscuro das coisas!
Seja leve e permita-se voos sensacionais!
O mundo não é aquilo que a nossa cabeça cria!
O mundo é aquilo que nos permitimos viver!
Não há ebó que tire o ajé de uma mente amarga!
Não há terreiro certo pra quem olhou o abismo, se jogou e insiste em se permanecer no buraco!
Tenha seus momentos de abismo sim, mas não se demore neles!
Sempre tudo é possível!
E se não for, a gente levanta, se olha no espelho e faz ser!
Receba o bem, mas não esqueça de espalhar também!
#Oyanitiatiiná🔥
Para que as coisas mudem é preciso transformar-se!
Para trilhar novos rumos, é preciso renovar, deixar nascer algo dentro de nós!
Toda e qualquer transformação só acontece assim, de dentro para fora!
Que saibamos ser os donos de nossas terras!
Que tenhamos um conhecimento mínimo do que somos, do que é nosso, do que somos feitos e para onde queremos ir!
Nem sempre é fácil, mas antes de chegar a um destino precisamos saber por onde ir, como ir e para que estamos indo!
Vejo muitas pessoas andando pela vida tanto física como religiosa sem um rumo certo.
Que possamos nos estabilizar em algum canto, não importa se grande ou pequeno, simples ou luxuoso.
O que importa é que tenhamos um lar, físico e religioso seguro, onde somos amados, amparados e onde aprendemos não a sermos perfeitos e sim a sermos menos banais.
Meu desejo é que as pessoas encontrem e descubram quem realmente são e todo o potencial que possuem!
Acreditar em si e acreditar na vida é o primeiro passo para a conquista e para a vitória!
Que saibamos tornar as coisas simples ao invés de eternamente achar empecilhos e problemas.
A cabeça cria demais, e muitas vezes os nossos problemas são causados e criados por nada além de nós mesmos!
Texto:#Oyanitiatiiná🔥