Poesias para um Futuro Papai
Não posso somar o amor às cicatrizes vividas; a vergonha esquecida será lembrança de um confronto mal interpretado, denunciando um amor enfurecido.
Quando estou só, sinto um vazio pela tua ausência; mas, ao mesmo tempo, percebo tua presença tão perto e sei que não estou só. A tua graça é luz suave que habita em mim — a luz de Jesus que ilumina toda escuridão.
Eu sonhei, desejei e pintei um mundo para nós. Mesmo que fosse apenas uma pintura, ela revela toda a intensidade do meu amor por você.
Cuidado com companhias e amizades sem atitudes e sem progresso, afinal, elas são como um banco falido: você faz investimentos sem nunca ter retorno.
Você deseja o que um dia foi seu, mas o que se perdeu continuará esquecido, pois não há forma de restaurar. Depois que se perde o carinho, o colo e a estabilidade, só resta lamentar.
Antes da arrogância, do orgulho, da hipocrisia e da vaidade desnecessária, faça um tour pelo asilo, pelo hospício, pelo hospital e pelo cemitério. Quem sabe assim você mude seu conceito moral.
Chorei a tua dor, sofri os teus sentimentos para nunca mais lembrar de você. A lembrança é um adeus, e a recordação, um passado apagado e esquecido em mim.
Nos dias frios, a solidão arrasta a carência em busca de um aconchego aquecido, nos abraços entrelaçados de um corpo que, ao mesmo tempo, está perto e distante, de você que não é parte de mim
Quando você é um ser de alto valor e bondade, jamais será uma dúvida na vida do outro. Afinal, bons exemplos atraem para si dias melhores.
Aquele que não incomoda é apenas um observador, acostumado a viver sem grandes exigências; o pouco que tem é o suficiente para viver.
Eu me vi como um lobo solitário feroz, a ponto de não dividir o orgulho. A vaidade compromete outro caçador. Mesmo um lobo feroz é melhor do que eu, pois ele está sempre disponível para a matilha em prol da vida.
Você pode até pensar ou dizer que sou fraco, que anseio por desejos e carrego o símbolo de um fracasso. Mas se couber te amar, será por todos os meus dias.
Essa reflexão provoca um profundo questionamento sobre o verdadeiro valor do ser humano além das posses materiais e das aparências externas. Ela destaca que, enquanto permanecer preso ao orgulho, vaidade e ambição desmedida, o indivíduo não alcança a verdadeira essência da vida e da humanidade.A ideia de “crucificar a hipocrisia” sugere a necessidade de um desprendimento interior, um gesto simbólico de renúncia ao egoísmo e à falsidade para se reconhecer como parte de uma irmandade universal, encontrando sentido no respeito, na humildade e na empatia.Em resumo, a reflexão convida a uma transformação pessoal profunda, onde a verdadeira riqueza está no autoconhecimento, na humildade e na conexão sincera com o outro.
O apego é a fraqueza de um espírito pobre. Mesmo sabendo que tudo passa com as ondas do tempo, aquele que se prende aos bens materiais continuará sofrendo antecipadamente, até o fim da vida.
Um dia não é suficiente para viver uma vida de rotina repetitiva; mesmo tendo um cronograma para viver cada dia de forma diferente, a vida acaba sempre propondo a mesma rotina.
Por que insistir em chamar de amor aquilo que se esconde em aparências dentro de um porta-retrato? O que ali viveu já morreu, está enterrado junto com a vergonha esquecida. Fingir é enganar a si mesmo, é viver uma realidade sem alma, enquanto o verdadeiro amor habita apenas na liberdade do ser.
O silêncio é preenchido por uma voz que não pronuncia palavras, mas apenas um nome, sugerindo uma comunicação além da linguagem comum. A respiração como "o som de Deus" reforça a ideia de que a presença divina está na essência da vida, no pulsar mais íntimo, no simples ato de existir.
A vitória não confronta a batalha; no final, cada um segue caminhos distintos, transformados, para se encontrarem outro dia no mesmo combate.
Um ditado popular que reflete a realidade: o passarinho que acorda cedo bebe água limpa, e o apressado come cru. Uma reflexão sobre a vida.
Diziam os antigos: o segredo da vida é viver um dia por vez, sem se perder nas sombras do ontem nem correr à frente do amanhã...
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesias de Amor de Fernando Pessoa
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Poesias românticas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
