Poesias para Professores
Durante uma aula, um discípulo indagou-me:
Como se aprende algo?
Querendo aprender.
Como se ensina algo?
Despertando a vontade de aprender.
Todo ser se constrói e tem a sua personalidade moldada diante das experiências e exemplos daqueles que lhe podem ser chamados os seus mestres, sejam os seus familiares, os seus amigos e inclusive os seus professores. Gosto destes últimos porquê geralmente o fazem por opção.
Feliz dia dos Professores!
====================O bem pelo bem
Um aprendiz foi a escolha de um mestre
Falava o mestre que ele seria sim, o melhor
O aprendiz gostava de tudo que aprendia
O mestre com o tempo foi envelhecendo
Disse ao aprendiz que pouco tinha para dar
E o aprendiz disse, sempre me ensinará
Quando...
Quando as coisas começarem a não fazer mais sentido;
Quando tudo o que gostávamos, começa a não ter mais nenhum significado;
Quando o que fazíamos com amor, passa a ser um fardo;
Quando o que pensávamos que era amor, deixa dúvidas;
Quando as pessoas ao teu redor não entenderem o motivo da tua estada ao lado delas;
Quando a raiva começa a nos dominar, chegou o momento de parar, pensar e ir em busca de novos caminhos.
A vida possibilita, mostra, ensina, aponta, dá sinais, porém se não estivermos atentos ou não entendermos o significado do seu ensinamento, chegou a hora de partir.
Ter educação e não ter capacidade de criar coisas novas, é a mesma coisa que ter pernas mas não usá-las para se locomover.
O conhecimento Matemático vem sendo construído por várias pessoas por séculos, exigir que o aluno domine a disciplina em poucas aulas não é coerente! Mas é o que fazemos!
Educar assemelha-se a provar uma mistura desconhecida, afim de presentear a posteridade com a certeza de que tal mistura trata-se de um veneno ou de um antídoto!
Não se compreende aquilo que nos falta. Só quem ama sabe o significado de singelos gestos, como um abraço, nem que seja virtual.
Jamais exagere na exigência ao outro. Muitas vezes, apesar da não ser o suficiente, ele faz o melhor que pode.
O importante não é o conhecimento acumulado, esse conhecimento temos em algumas pessoas e em bibliotecas.O importante é o conhecimento compartilhado, esse só em pessoas que nasceram para "educar". Gratidão eterna aos meus professores!
O melhor retorno de um investimento feito por uma educação de qualidade se dá ao investir no professor e ao resgatar o merecido respeito social por este profissional.
Os primatas não são capaz de atinar um texto, mas o liceu não tem mais as mesmas características, onde o fator primordial era amestrar nossos discentes. Uma pena lamentável ver essa situação na rede de ensino, pois a interpretação é o básico para percepção do homem.
A "imposição" e ou a crença que existe uma supremacia de uma cultura sobre a outra, impede a ampliação de conhecimentos e a apreciação das riquezas de ambas culturas!
Tanto na vida quanto na Matemática, alguns erros são esperados e necessários para o aprendizado, só não é necessário errar sempre!
Saiu agora um tal Programa de Intensificação da Aprendizagem (PIA). Mas, como assim, se o aprendiz não está a fim de intensificar nada? Deveria, sim, ser uma intensificação do ensino, já que a culpa de tudo é do professor. Os cursos de capacitação de professores é para fazê-los aceita a culpa.
Não sei porque, os cursos de licenciatura estão vazios! Talvez muitos estão se lembrando das leituras de mundo que fizera o ex-presidente FHC: Que o professor era um profissional fracassado. Só os alunos medíocres do Ensino Médio vão para o magistério!
Em educação, devemos conjugar mais o verbo ESTAR do que o verbo SER. Devemos estar atentos às respostas dos educandos aos novos desafios.
O que se espera de um coordenador pedagógico não é que ele saiba profundamente todas as matérias para dizer como os professores devem ensiná-las, mas que os conforte com a segurança de que estão fazendo um bom trabalho. E se não que, pelo menos, seja-lhes oferecido o modelo correto da forma mais convincente. Parceiros não são inimigos.
Exigir que seu time ganhe todos os campeonatos é o mesmo que exigir que seu filho tenha notas máximas em todas as disciplinas! Você pode até querer, torcer e desejar, mas a vida segue mesmo com algumas "derrotas"!
Fração imprópria numerador maior; fração própria numerador menor; fração aparente numerador múltiplo do denominador.(Definições Matemáticas)
- Relacionados
- 47 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas para o Dia dos Professores com versos de homenagem
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
