Poesias Faceis do Elias Jose
[DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA - 3]
A Geografia integra-se simultaneamente às Ciências Humanas, às Ciências da Vida, às Ciências da Terra. Habitualmente, ela estuda todas as interações que se dão no interior de uma tríade: o Humano, o Meio, o Espaço. Quando a vida humana é pensada como um caso particular da Vida, no seu sentido mais amplo, a Geografia mostra a sua face como ciência da vida ou ciência natural - e, na tríade conceitual que está no centro da ciência geográfica, o conceito de Bioma substitui o conceito de Humano.
[CONCEITOS DA GEOGRAFIA]
Os três fatores centrais nos estudos historiográficos - o fator humano, o fator espacial e o fator material (meio( - demandam cada qual uma certa ordem de conceitos; e há também conceitos que se estabelecem nos seus interstícios, ou nas relações entre dois fatores ( homem e o meio; o meio e o espaço. o espaço e o homem). Por fim, há conceitos que envolvem os três fatores de uma só vez.
Os conceitos que se desdobram são inúmeros: os que abarcam o mundo social e humano (população, classe social, gerações e gêneros); os que dividem o espaço (região, área, zona) - ou os que combinam divisão do espaço e organização social humana, como o de 'território', entre muitos outros conceitos que se situam em pontos nodais entre duas ordens. Assim, a 'paisagem' pode ser entendida como um conceito que surge na envolvência entre o espaço e a materialidade (seja esta a materialidade natural ou a materialidade construída pelo homem). O conceito de ''forma' ajuda a compreender tanto o meio como o espaço; e o de 'processo' diz respeito aos três pontos da nossa tríade. Os exemplos se multiplicam. Os conceitos de 'fixos' e 'fluxos' estão no espaço, no meio e no mundo humano, e configuram 'formas' no mesmo momento em que ensejam 'processos'.
O Tempo, é claro, oferece ainda uma chave conceitual imprescindível à Geografia - ciência que, por fim, desenvolveu também os seus conceitos operacionais, como o de 'escala'.
[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.24]
[DINAMISMO DAS PAISAGENS]
Metaforicamente falando, a passagem da discussão geográfica clássica sobre paisagens para as problematizações contemporâneas envolve a transição de uma perspectiva mais ‘fotográfica’ para uma perspectiva mais ‘cinematográfica’ de paisagem. No caso das paisagens urbanas, é bem evidente este jogo entre mutações e permanências.
[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.55]
[DIVERSIDADE NA PERCEPÇÃO DAS PAISAGENS]
Há uma paisagem da guerra, da miséria, da fome, do medo, das classes sociais em luta, da religiosidade, do lazer, da tecnologia, da moda, dos estilos arquitetônicos, do controle disciplinar, do poder midiático que se espraia sobre uma região e aí estabelece seu domínio e práticas manipuladoras sobre a população local. Estas diversas paisagens referentes a extratos específicos de problemas, ou a instâncias singulares da realidade, às vezes são perceptíveis espontaneamente, outras vezes não
[extraído de 'História, Espaço, Geografia'. Petrópolis: Editora Vozes, 2017, p.56].
A MÚSICA
Escuta esta música, ao longe ...
Será um solo de clarinete?
Ou uma fantasia ao sax?
Ou, quem sabe talvez, uma elegia (!)
Para um instrumento ainda não criado
Não importa ...
Chega mais perto da Música,
Apruma teus ouvidos.
Ouve estes acordes.
Comprime teu rosto contra o peito
Da nota que soar mais alto.
Aí está ela,
Gritando emudecida
Entre todas as outras:
Pálida, de tanto afeto.
Afina agora teus ouvidos
para além do pulmão da nota
e para dentro dela.
Ouve a sua respiração
a um só tempo cansada
e infatigável
Percebes, no fundo dela, um secreto acorde
a pulsar como um coração sereno?
Ali esta ele,
Inteiro e pleno:
O acorde que contém a nota
A mesma que a si contém
Escuta
para além da escuta ...
– para além do ponto
onde não há mais ponto –
Se conseguires
terás ouvido o Som
– finalmente o Som –
O Som que há sob a pele,
abaixo de toda origem,
vibrando como um coração de tudo.
O Som, que é o próprio Som
Secreto, para além do Verbo ...
[publicado na revista Valittera, 2020]
Abra o seu olho
Aprenda a votar desta vez
Expulse essas aves de rapina
Que só pensam em propina
Está na hora de fazermos um limpa
E dar fim a essa corja de ladrões
Que ocupam Brasília!
O amor tomou conta de tudo no coração
Transformou em festa o perfeito luar
Nessa noite incrível de esplendor
Porque não há razão mais forte que amar.
Quando a vida não lhe der nenhuma opção pra sorrir. Eu tarei aqui pra te dar milhões de motivos pra você ser feliz. E um deles é dividir tamanha felicidade minha quando estiver aqui.
Jose A Nascimento
A loucura e a depressão não são exclusividades das pessoas desprovidas de riqueza. Elas são inerentes a todas as classes sociais.
250722
Nas escuridão em que me via so sobre o manto da noite. Aprendi que nem sempre temos o calor que queremos. Ou o aconchego que merecemos. Aprendi nas frias noite onde o clarão da lua era minha única companheira. Aprendi que tudo que vivemos faz bem pra nós fazer mais forte. Descubri que tudo foi preciso sentir pra que eu aprendesse enxugar as lágrimas e suporta as dores. E continua a seguir em frente.
Plenitude do amor
O amor pleno
O amor vasto
Amor, e vastidão
O amor que é infinito!
É muito mais Compensador
Que a plenitude da
Paixão.
030822
A CRÔNICA DO AMOR
O amor quando é mútuo, supera todos os limites da humanidade, ultrapassa todas as camadas da atmosfera. Transforma-se em algo inenarrável, indispensável e profano. Amar é vagar constantemente rumo ao paraíso. Entretanto não se enganem, esse fenômeno se desfaz. Pois a privação mundana é inerente ao egoísmo que promove a emulação. Assim todo encanto, e toda aquela beleza cósmica transforma-se num caos. É assim que o amor morre, porque ele só é perene quando é regido pela confiança e na cumplicidade sem fim!!!
030822III
Viés da humanidade
Uma pessoa que investiga, analisa e compara tudo o tempo inteiro, mas não é um ativista ativo, não é um cidadão crítico e criativo. É um débil masoquista nutrido pela cobiça.
040822
Caminhos da paixão
Na culminância de uma grande paixão, só existe dois caminhos:
O fim do relacionamento, ou o início de uma bela e duradoura história de amor!
040822I
VIDA
A vida que deveras é vivida,
É a vida vivida em vida .
A morte em vida,
Deve ser desmerecida.
A vida sem entusiasmo!
É a morte propriamente dita.
050822II
O amor quando não surge no momento propício, será com certeza infrutífero. É o retardo dos sonhos e encejos dos enamorados.
Afinal! Existe um momento certo para amar?
060822
CHAMAS DE AMOR
Amor em chamas
Fagulhas da paixão
Fogo que incendeia
E esfacela o coração
Chamas serenas
Fogo opressor
Caliente e intermitentes
São os Sussurros e deleitos ou dor
São as idas e voltas da vida
Blasfêmias...poemas de amor.
O70822
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp