Poesias Faceis do Elias Jose
Quando você estiver cansado em meio às lutas da vida, Vá para um mar lene, sereno, grande, mas seguro, onde você possa sentir que, apesar de pequeno, quão importante você pode ser neste universo. Homem nenhum é uma ilha, mas pode tornar-se um grande mar.
Se a sua esperança de uma sociedade melhor se baseia em uma eleição para presidente...Será eternamente uma esperança.
As horas passadas não têm mais valor, perderam-se no tempo os minutos e os segundos, como folhas levadas pelo vento. Valiosa a hora presente, aquela que vivemos...
Meus pés em sonhos já pisaram muitos quintais, mas nenhum foi tão docemente suave como aquele quintal das carambolas.
A vida é um sonho acordado com a morte, até que ela nos faça dormir no meio de uma noite, talvez de um dia, quando estivermos já bem cansados e sem forças para mais sonhar.
As pessoas não sofrem as consequências por desobedecerem aos Mandamentos do Eterno Criador porque o Eterno Criador não repreende quem não é seu filho.
Contrariando os virtualizados deuses da inventiva criatividade humana a natureza segue seu curso natural mostrando como singra, há milhões de anos, os mares da evolução.
A mente humana é, sem sombra de dúvidas, a mais criativa e surpreendente invenção da própria natureza, em toda a sua evolução terrestre.
A morte de minha mãe me encheu a vida inteira de uma melancolia desesperada. Por que teria sido com ela tão injusto o destino, injusto com uma criatura em que tudo era tão puro?
Eu não sabia nada. Levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o meu corpo.
Ao fim e ao cabo, importará tão somente a árvore que tivermos plantado, cultivado e legado às gerações futuras.
A literatura é dessas coisas que entram na vida da gente e aí permanecem, ora em forma de luz, ora em forma de caminho.
Mais importante que ser um "cidadão de bem" ou um "cidadão de bens" é ser um CIDADÃO DE BEM COM A VIDA.
A arte é um pássaro a voar pela imensidão sem fim, tendo como motivação única o simples e natural ato de voar.
A caatinga é uma questão de identidade. De espírito. De consciência. Não basta nela conviver. É preciso vivê-la, senti-la, penetrar sua essência. Beber sua seiva sagrada.
Não seremos suficientemente progressistas se não admitirmos que, em maior ou menor grau, há situações em que somos todos conservadores.
A essência do humano reside no modo como cada indivíduo se relaciona com seu semelhante. E a solidariedade, sem dúvida, é o gesto de maior nobreza que um ser humano pode demonstrar a outro ser humano.
Umas pessoas transmitem serenidade; outras transmitem luz; outras ainda transmitem sabedoria. Mas há as que transmitem tudo isso ao mesmo tempo. E essas são divinas.
É preciso acreditar na política e apostar nos bons políticos. O descrédito na política é tudo que os malandros de plantão esperam da gente.
