Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Poesias de Sabedoria

Cerca de 16267 poesias de Sabedoria

Boas idéias flutuam como folhas no outono...
Quando as folhas são arrancadas das árvores pelos fortes ventos, morrem antes de completar o espetáculo.
Assim completamos nosso ciclo de vida, crescendo e envelhecendo com sabedoria, os fundamentos que importam é a legitimidade do que somos, que criamos e fazemos sem censuras, mas em determinado momento bruscamente tudo pode ser interrompido.

Inserida por dimatioli

Indóceis ilusões

Nas noites trevosas e indomáveis, me recordo dos dias em que eu era um fantasista utópico, embriagado por incontáveis lendas que me tornavam um ser devaneador e totalmente sem noção da realidade.

Algumas pessoas não podem entregar aquilo que desejamos, não porque não querem, mas por não ostentarem ferramentas para tal exercício. Destarte, vemos que não passamos de meros sonhadores, lançados em um mundo onde as criaturas que poderiam criar o nosso desejo, simplesmente não o fazem por não possuírem o maior atributo da humanidade, que é o de ter fé.

E assim, depois de muito esperar, somos presenteados por algo que é maravilhoso apenas por um tempo específico, pois, no decorrer de nossa existência, podemos verificar facilmente que o âmago é opaco e completamente vazio, porquanto nossos olhos são traidores e tem o poder de nos embair, nos transformando em seres religiosos, totalmente crentes nessas doutrinas que são propagadas por esses falsos mestres que não conhecem a verdade, a honra, a justiça, e, principalmente, o amor.

Desta forma, todos os nossos sonhos são quebrados, dilacerados e destronados, juntamente com os nossos corações, que passam a ser semelhantes a um jardim sem flores, tornando-se o cemitério das nossas almas, aguardando piedosamente para serem o túmulo das nossas fantasias.

Inserida por PablodePaulaBravin

Campeonato sem vencedor

As criaturas que caminham por essa esfera terrestre são apaixonadas pela superficialidade e constantemente apreciam apoiar intuitivamente, a ignorância provida por falsos mestres que existem para criar malabarismos verbais e causar sistematicamente a confusão. Destarte, podemos visualizar algumas ideias nem um pouco assertivas, mas, que são postadas na mente cauterizada de nossos amados semelhantes. Para exemplificar, cito a questão do amor existente entre um casal a partir do momento que um filho passa a existir no universo de ambos. Ora, alguns estultos insistem em propagar que o amor existente entre pai e filho, ou mãe e filho é infinitamente superior ao amor existente entre o casal gerador deste pequenino, como se a criança viesse para dividir o matrimônio e, principalmente, para ocupar uma posição maior no coração de seu pai/mãe, em um universo onde as igualdades de sentimentos não podem existir, haja vista, que obrigatoriamente alguém PRECISA GANHAR, e para isso, obviamente, alguém PRECISA PERDER. Sendo assim, é uma utopia pensarmos em um nível de amor igual entre os referidos seres por conta de verificarmos a existência do egoísmo exacerbado da nossa sociedade, que age como se as pessoas mais importantes da nossa vida fossem passíveis de julgamentos qualitativos embasados no raio de importância que cada um tem de acordo com seu papel existencial estrelado em vida. Portanto, podemos concluir que para essas pessoas, a família deve ser unificada, mas com uma ressalva: é necessário que se crie uma tabela didática (ou subliminar) para a demonstração dos “medalhistas”, que herdarão suas honrarias meritocráticas de prata ou de ouro, ocupando um degrau mais alto ou mais baixo no pódio das premiações de seus entes queridos, em um campeonato familiar criado para quantificar o amor entre tais pessoas.

Inserida por PablodePaulaBravin

Se a vida fosse um mar de rosas , nos mataríamos de tanto tédio.
São nos espinhos que formamos nosso carácter ou esquecemos dele.
E você vive em um mar de rosas triste? ou se forja nos espinhos sem se esquecer de quem foi , é e quem será?

Inserida por WESF

Pobre abre um pacote de biscoito, come alguns e coloca em seguida na embalagem um pregador de roupas, para guardar o restante para o dia seguinte.

Mas rico pega o pacote de biscoito, coloca sobre a mesa e não abre. Depois, finge que já comeu e guarda o pacote na despensa, para fazer a mesma coisa no dia seguinte.

Inserida por joseguimaraes

Aprende-se por mais que tente criar um leão em sua casa , por mais que seja calmo e carinhoso , ele irá te atacar sem querer se for a natureza dele.
Aprenda o que é instinto pois cada pessoa tem o seu . Aprenda a descobrir rapidamente para não ser mordido e sofrer pela perda de quem um dia pensara que nunca iria te ferir.

Inserida por WESF

O empresário e o seu empregado

O operário chegou ao seu patrão e perguntou-lhe:
- Meu patrão, com todo respeito, gostaria de lhe fazer uma pergunta: eu sou uma pessoa bonita, as mulheres me olham bastante, mas nunca recebo um convite dos amigos e nem de ninguém para participar de algo interessante. No entanto, percebo que o senhor é cheio de convites. Será que eu tenho algum defeito?
- Seu defeito é a falta de dinheiro. - Respondeu-lhe o seu chefe.

Inserida por Valdirdomiciano

No oriente médio, um turista brasileiro encontra um velhinho caminhando pelas areias do deserto, e questiona-o:

- Se o senhor conhecesse o nosso pais, não ficaria aqui nem um minuto. No Brasil há muito verde, muita coisa bonita, e aqui é somente essa imensidão de deserto.

O ancião não gostou das palavras do seu interlocutor:

- Qual é a cabeça que coça mais, a do cabeludo ou a do careca?

O turista se apressou na sua resposta:

- Acho que a do cabeludo.

E o velhinho sorrindo, justificou o motivo de sua indagação:

- Então? A nossa terra pode parecer estéril na aparência, mas no seu bojo há muito petróleo. No entanto, um território que se mostra próspero na aparência vive cheio de problemas. Outra diferença entre o deserto e uma terra coberta de arbustos, é que aqui aprendemos a valorizar uma palmeira como se ela fosse uma imensa floresta. Diferentemente de vocês brasileiros que aprenderam a valorizar a Amazônia como se ela fosse uma palmeira.

O forasteiro ainda quis contra-argumentar e falar também dos problemas milenares daqueles povos do oriente com a disputa de território, mas achou melhor ficar calado para não receber uma lição ainda maior.

Inserida por Valdirdomiciano

tudo é movimento
tudo é a causa dele
e o seu fim derradeiro

inclina-se a sombra
à passagem da palavra acabada
de nascer

sábia
culta e nova
fugiu desse abismo onde andou
tanto tempo
esquecida de dizer



in "Meditações sobre a palavra" (um tributo a Ramos Rosa, o poeta do presente absoluto), editora Temas Originais, do poeta Alvaro Giesta

Inserida por alvarogiesta

O conhecimento envelhece, a memoria enfraquece junto com
as forças, mas a vida é renovada quando encontra o amor

Inserida por EDPENSADOR

Certo discípulo chegou ao seu mestre com uma grande dúvida:

-Mestre, qual o sentido da felicidade?

O ancião, percebendo o que se passava na cabeça do seu interlocutor, não hesitou em lhe fazer outro questionamento:

- Quantos sentidos nós temos?

- Cinco sentidos - respndeu-lhe o rapaz.

E, olhando firme para aquele moço com um brilho cheio de expectativas nos olhos, o velho sábio não se intimidou em lançar um certo enigma nas entrelinhas de sua resposta:

- Então, precisamos de mais um sentido para compreendermos a tal felicidade.

Inserida por Valdirdomiciano

Quando se deparar com um grande obstáculo, você só terá duas alternativas:
enfrentar ou desistir.
Sua escolha será reflexo direto de quem se tornará, escolha com sabedoria.

Inserida por RenatoCarvalho

O erro é o arrependimento da dor
que se abre nas sombras da solidão.
Necessitando de um grito, para voar e encontrar com a injustiça que precisa da luz à iluminar.
Com a sabedoria que soprará a paz esquecida em meu coração.

Inserida por Pedrina86

"1000 anos durou a idade das trevas, onde o egoísmo e o egocentrismo das elites, eram disfarçados de teocentrismo, com a falácia "É a vontade de Deus". Veio o Iluminismo nos séculos XVII e XVIII, trazendo razão às idéias do homem. Chegada a Era Contemporânea, retornamos a idade das trevas onde o antropocentrismo, novamente é travestido de teocentrismo. E o grande teos é, o ego do homem..."
Thiago Oliveira 1986a

Inserida por TH_Historiador

O silêncio fala, e trás restauração.
O homem que muito fala, criar armadilhas para si mesmo.
E melhor ser ponderado nas palavras, do que do ter uma língua de como de fogo.
O homem sábio escolhe as ocasiões o apressado atropela a si mesmo, a palavra é poderosa tanto edifica com trás ruína.

Inserida por lazaro_nascimento_1

Em alusão a frase de Carlos Lacerda, em 2 de agosto de 1954.
"Somos um país de trabalhadores falhos, corruptos e fadados a vingança. Governado por ladrões éticos e canalhas, exímios pastores de ovelhas ou peões de gados."
Thiago Oliveira (1986a)

Inserida por TH_Historiador

⁠Fazer um filme sem preparar o elenco (ou sem um elenco preparado),
é o mesmo que pegar um punhado ingredientes selecionados e
"tacar" dentro de uma linda panela tudo de uma só vez, colocar no fogo e ao final querer que saia um bom prato.
É desleal com os ingredientes, com quem cozinha e principalmente com quemvai degustar.

Inserida por JRRPEREIRA

"⁠O único que pode satisfazer os anseios da alma e encher seu vazio constante. esta assentado em um trono depois de morrer e ressuscitar para te dar vida eterna.
Seu nome é Cristo Jesus"

Inserida por marcos_roberto_matos

⁠Quantos corações eu destruí para aprender a amar...

Quantas pessoas magoei para aprender a perdoar...

Quantas almas eu consumi para o monstro acalmar...

No fim das contas a vida é justa, paguei o preço exato para o "exatamente" saber.

Inserida por tiago_anderson

⁠É preciso alcançar certo nível de entendimento sobre a realidade para perceber que não entendemos nada sobre ela.

É preciso se afastar de todos para se aproximar de tudo.

É preciso fechar os olhos para ver melhor.

É preciso desligar sentimentos para que os sintamos intensamente.

É preciso amar a verdade mesmo sabendo que ela não existe.

É preciso ser mais sem fingir ser menos.

Inserida por tiago_anderson