Poesia dos 40 anos
Meu vizinho passou a me cumprimentar, o que jamais fez em mais de dez anos.
Ou o pobrezinho está pra morrer ou precisa de algum favorzinho!
Hoje, depois de anos,volto ao mesmo lugar. Hoje, depois que ele foi embora, vim buscar meu chão onde nunca o encontrei: nas palavras.
Olá pensador... novamente me acolho em teu espaço para dizer tudo que as pessoas não me permitem dizer.
Voltei!
Olho-te tempo para saber o que tenho feito
A vida é engraçada e surpreende.
Alguns anos parecem ter maior duração e outros menos.
Mas no final de tudo você sempre irá dizer que tudo foi rápido demais.
[...] Volto no tempo em um mês de janeiro há alguns anos atrás e lembro-me ainda embora os dias consumam já muitas lembranças depois dos cinquenta.
Voltando a minha memória indelével de quase velho sonhador, recordo-me da menininha que foi minha anos atrás. Talvez não tivesse sido inteiramente minha, na integra eu digo, mas com o passar dos anos acrescentamos as nossas lembranças de experiências vividas com fantasias idealizadas, confundindo o que aconteceu de fato e não, tornando tudo mais agradável lembrar.
O sol ardia sobre meu pensamento pecaminoso, deixando tudo mais tentador. Do lado de fora, apenas, podia contemplar a menina de meus sonhos que almoçava com a família num restaurante próximo a sua casa.
Eu, ainda nos meus “anos dourados”, era um moço tímido e de certa forma arrogante. Meio desajeitado e cabeça dura. Era só mais um jovem moço apaixonado.
A menina conheci numa fazenda...[...]
Volto no tempo em um mês de janeiro há alguns anos atrás e lembro-me ainda embora os dias consumam já muitas lembranças depois dos cinquenta.
Voltando a minha memória indelével de quase velho sonhador, recordo-me da menininha que foi minha anos atrás. Talvez não tivesse sido inteiramente minha, na integra eu digo, mas com o passar dos anos acrescentamos as nossas lembranças de experiências vividas com fantasias idealizadas, confundindo o que aconteceu de fato e não, tornando tudo mais agradável lembrar.
O sol ardia sobre meu pensamento pecaminoso, deixando tudo mais tentador. Do lado de fora, apenas, podia contemplar a menina de meus sonhos que almoçava com a família num restaurante próximo a sua casa.
Eu, ainda nos meus “anos dourados”, era um moço tímido e de certa forma arrogante. Meio desajeitado e cabeça dura. Era só mais um jovem moço apaixonado.
A menina conheci numa fazenda...[...]
Sempre tive curiosidade de ver além das montanhas, mais de quarenta anos
da minha vida se passaram e ainda não descobri. Esta montanha é do outro
lado de um lago. Eu não sabia nadar: cresci, vivi muitos anos na curiosidade de conhecer o outro lado da grande montanha... Até que um dia morri. A arrogância, a falta de curiosidade de aprender algo novo, foram alguns dos fatores por não conseguir conhecer o outro lado... Hoje não tenho mais oportunidade de ir até lá... Mas deixo uma lição para aqueles que lerem esta pequena anotação de quem não voltará mais: use toda sua criatividade, toda sua curiosidade e procure descobrir conhecer aquilo que deseja aprender. Contando que seja bom para você e para aqueles que estiverem a sua volta.
Não adianta dizer que é adulta, ter idade, se tem a mentalidade de uma criança de 5 anos. Briguinhas, intriguinhas? Infantil.
Mulheres, se valorizem, mostrem que são maduras o suficiente.
- Não quero te machucar!
- Relaxa. Não sou menininha de dezessete anos que vê príncipe encantado em qualquer canto.
- Eu sou sapo né?!
- Não te beijei ainda pra saber!
Quando eu estava por volta dos meus quatorze & quinze anos, descobri que havia uma coisa dentro de mim.
E descobri que essa coisa dentro de mim era infinita... Você poderia entrar no âmago de todo o meu ser... E buscar, procurar & procurar...
Eu acredito que todo mundo é assim. Tem essa coisa... Esse poder, isso que faz nós tornarmos seres humanos únicos, especiais.
O impensável... O incomensurável e foi isso que agreguei a minha dança!
Eu acho que é bem por ai, ter seus 20 anos e não querer ter.
Digo o não querer ter, é toda a responsabilidade que vem com ele.
Hoje tenho 20 anos á 6 meses. Os 6 meses mais conflituosos
da minha vida.Uma batalha enorme.
Uma batalha dentro da cabeça da gente.
A questão que complica tudo é o fato de estar colocando em prática tudo o que um dia ao longo dessas duas décadas de vida tú ja sonhou. Entenda é claro, sonhos possiveis e reais.
Como seu futuro. É esse o caso, o futuro.
Com 20 anos a prioridade é colocar o futuro em prática, fazer ele se realizar.
Esse é o medo, acertar no que tu ta fazendo pro teu futuro dar certo.Bixo,a gente pira,namoral.
Qual é, e todos aqueles dias de glória quando eu tinha meus 17 anos, e pensava que tudo era tão mais fácil.
Fácil de se conseguir atingir o objetivo.
Fácil era pensar que o meu futuro tava tão perto.
Bom, hoje ele ta mais perto do que tava, mas ainda é inceciso.
É complicado não saber se a gente ta acertando no nosso futuro.
E o que mais a gente pode fazer a não ser continuar tentando e ver no que dá, essa coisa toda de tentar acertar.
Eu tenho um vaso.
Durante anos adubei sozinha a terra.
As primeiras mudinhas estavam nascendo e, então, achei por bem confiá-lo a mais alguém.
E esse alguém jogou um saco de pedras no meu vaso, porque não foi capaz de compreender a beleza do que ainda estava nascendo.
Obrigada, Senhor, porque hoje vamos retirar juntos mais uma pedra do meu vaso.
Se as mudinhas morreram, plantaremos outras mais fortes e melhores.
Amém.
Eu olho meus pensamento escritos de 2 ou 3 anos atrás e me relembro de tudo o que passei. Tudo o que vivi, de todos que perdoei, de todas as vezes que me levantei sozinha, mesmo achando que nunca iria conseguir.
Hoje eu sou muito mais feliz, por que sei o que é amizade, sei o que é amor e sei que a pessoa que realmente gostar de mim vai gostar do jeito que eu sou.
É estranho ver o tanto que sofri, mas ao menos aprendi.
Com o passar dos anos, tantos acontecimentos marcantes,-
que passamos a ver com mais clareza, com mais discernimen-
to, portanto, aceitarmos aqueles que ainda não conseguiram.
— Poderia dizer como o conheceu menina?
— Eu o conheci há alguns anos atrás, eu não gostava muito dele. Sabe quando você olha pra alguém e já acha que não irá gostar dela? Pois é, com ele foi exatamente dessa forma. Depois de um ano comecei a conversar com ele, nada do que eu achava que ele fosse ele era. Por sinal, ele era muito legal. O tempo foi passando e nós fomos aproximando mais ainda, nós éramos amigos. Ele me conhecia muito bem, sabia quando eu estava brincando ou quando não estava. Ele me fazia e faz rir como poucos conseguem. Nós éramos muito debochados quando o assunto era o outro. Eu sabia que corria chances dele ir embora, mas preferia não acreditar. Há um tempo ele chegou pra mim e disse que teria que ir embora, foi o pior dia da minha vida. Não sabia eu que já era apaixonada por ele. Mas mesmo assim, foi difícil para eu aceitar. Orava todas as noites pedindo para que Deus não permitisse que ele fosse embora, mas talvez ele for embora teria sido o ponto chave para eu descobrir o que sinto. Eu o vi antes dele ir, não parecia que ele teria que ir embora, o clima estava calmo, sorrisos, brincadeiras. E então chegou o dia, eu não sabia o que fazia, fiquei desesperada. Então eu sabia que não havia solução e então ele partiu. Até hoje não consigo aceitar isso, aceitei que sou completamente apaixonada por ele. Mas o fato dele ter ido ainda não desce na minha garganta. Eu peço todas as noites a Deus para que ele volte. Se eu ainda tenho esperanças que ele volte? Se não tivesse nada faria sentido. O que seria do amor sem esperanças, não é mesmo? Nós ainda conversamos, mas não é a mesma coisa do que quando ele estava por perto. Não temos tanto assunto, mas ainda o amo... Mesmo não fazendo sentido. E ainda espero que um dia ele volte. Ele foi feito pra mim, tenho mais certeza disso a cada dia.
Não sei o que seria melhor, a inocência de uma criança de 2 anos ou a maturidade incompleta de um ser humano em formação ...
A criança consegue sorrir diante das piores situações, porém, é só acrescentar um pouquinho mais de maturidade e pronto, o sorriso se transforma em um lamento
Consciência pra quê ?! Não está nela o problema de tudo ? Ou será ela a solução ?
Eis o mistério da vida, eis o mistério da fé !
Mãe,
Eu guardei esse segredo 31 anos. Mas agora vou contar. Quando eu nasci, tinha duas meninas esperando junto comigo na salinha. É um lugar onde a gente fica antes de nascer. Uma foi e a outra menina ia ser sua filha. Eu ia depois. Mãe, ela era tão bonita. Inteligente, educada e ia ser médica quando crescesse. Ficamos conversando enquanto não chegava nossa hora. Ela me disse que já tinha planos. Que a mãe dela ia chamar Rose e o pai Paulo. Que ia ser a primeira filha. Nem te conto, acredita que ela tinha olhos azuis, igual do Vô Lando? Então, o telão ligou e apareceu você. Aí, eu te vi. É, é segredo. Mas antes de nascer, a gente vê a mãe da gente num telão. E eu me encantei por você, pelos seus olhos, pelo seu sorriso… Então, eu não tive duvida! Convenci a menina a deixar eu ir no lugar dela. Tá, tá… não foi bem aprovado por parte dela, ok? Mas eu era mais forte e mais esperta… corri primeiro… (mãe, ô menina boba aquela!).
Desculpa mãe. Eu tinha que te contar. Eu sei que tenho um monte de defeito… sou bagunceira, falo demais, não virei médica, não tenho objetivos claros na vida, não tenho olhos azuis, falo palavrão, conto piada suja, não lavo meu carro, não sei fazer arroz, falo da vida alheia, não tenho casa própria… (tá bom né?) É que… eu sei que não sou nada do que você esperava e com certeza estou na lista das piores filhas que uma mãe pode desejar… mas eu te amo. Eu me orgulho do que você é, todos os dias. Seu caráter, sua determinação. E eu sempre, sempre vou estar ao seu lado. E acredite mãe, aquela menina era muito chata mãe… no final você ia me preferir, eu acho… pelo menos eu faço você rir, alem de chorar muitas vezes.
Te amo!
"Meninas de 12 anos dizendo que não vai mais correr atrás..."
"Meninas de 14 anos dizendo que já sofreu por amor..."
Engraçado é essas pessoas ficarem julgando os outros, como se fossem os donos da verdade, como se soubessem o que é verdadeiro ou não. Ok, eu até concordo que uma menina de 14 anos dificilmente vai saber o que é um amor de verdade, e que ela poderia se poupar um pouco do drama, mas daí ficar julgando e fazendo piadinha sem graça já é demais, né? Tá te incomodando? Quem ta sofrendo é ela ou é você? Ah, pelo amor né. Vamos criar vergonha na cara e parar de rotular os sentimentos dos outros. As pessoas deveriam parar de cuidar da vida do próximo, e procurar melhorar a sua própria vida, que por sinal deve ser muito cretina pra tá criticando a vida alheia. O recado tá dado. Não importa se ela tem 10, 15 ou 20 anos, cada um sabe dos seus sentimentos e não precisa de um(a) otário(a) fazendo piadinhas, e diga-se de passagem, bem sem graça.
Eu poderia viver mil anos.
Viajar o mundo todo.
Ver muito e muitos lugares.
Naturais ou construídos pelo homem.
Mas nunca lugar algum se compararia a sua beleza.
Eu poderia viver mil anos.
Viajar o mundo todo.
Conhecer muitas e muitas pessoas...
Mas nenhuma se compararia a você.
É muito melhor viver mil vidas com uma mesma pessoa.
Do que viver uma vida com mil pessoas diferentes.
Guardei meu amor, para quem um dia fosse merecedor,
Vivi anos e nada de encontrá-lo, ele não existe.
Apaguei todo o colorido do desenho,
Rabisquei novas imagens e nada de encontrar.
Qual o motivo de viver uma vida e não se encontrar?
Achei que fosse forte, mas nada explica a dor da alma.
Abri os olhos do coração e enxerguei com a falta de ar,
Que só quem descobre o que estava em frente... sente.
Fechei a ferida e resolvi recomeçar, olhar... Seguir em frente.
Renasci feito fênix, sou outra, sou a mesma.
Achei olhando nos meus olhos o que não se vê
Com os olhos fechados para vida... Sou gente que sente.
Descobri que quando gosto do que vejo no espelho,
Facilito que os olhos que me olhem possam ver um
Pedacinho de mim.
Redescobri o quão é belo olhar-se e gostar do que se vê.
Como as pessoas irão se lembrar de voce daqui a cinco anos? O que voce tem plantado? Quanto amor tem semeado nos corações?
Vivemos tempos difíceis onde a maioria das pessoas estão preocupadas, obsessivamente, com elas mesmas. Já não se abraçam, não se respeitam, não se olham nos olhos, e nem se encontram. Vivem escravas do tempo, do dinheiro.
Outrora eramos crianças simples, alguns de pés no chão, vivíamos de verdade. Abraçávamos com inocência as pessoas, distribuamos, a granel, sorrisos despreocupados. O que nos cativava eram coisas simples, mas ao mesmo tempo significativas. E onde estamos agora? A merce desse mundo capitalista onde grandes dominam pequenos, onde quem tem poder humilha os menos favorecidos, onde, ainda que momentaneamente o que impera é a impunidade.
Viva o caos, a desordem e a libertinagem. Os heróis se renderam, sim, eles se renderam. Alguns se venderam, outros, se escondem em alguma profissão qualquer. São como maestros que ao invés de comandarem uma orquestra preferem ficar dentro de um escritório checando emails. preferem assistirem de longe ao desmoronamento como meros expectadores que não podem nada fazer, quando na verdade, podem fazer sim, e muito.
Todavia, ainda assim, existem os que ainda lutam, homens e mulheres valetes que não de curvam diante das mazelas sociais, e nem se dobram ante a mídia sensacionalista que forma um exercito de escravos. São heróis que não precisam de status, preferem o anonimato, mas que certamente terão seus nomes marcados na história de sua geração e deixarão um legado para a posteridade. São verdadeiros exemplos a serem seguidos.
- Relacionados
- Mensagens de aniversário de 40 anos para mim (quarentei!)
- 15 mensagens de aniversário de 40 anos emocionantes (de repente quarenta)
- Depois dos 40 anos: textos e frases
- Mensagens de aniversário de 40 anos para celebrar a nova idade
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- 43 mensagens de aniversário de 50 anos emocionantes
