Poesia Amor Clarice Lispector
Um dedo destroncado. Uma bolha no pé. Uma mordida na língua. Uma batida de cotovelo na quina da mesa. Um corte entre os dedos com papel. Um soco no nariz.
Cólica. Enxaqueca das brabas. Esmagar o dedo na porta. Queimar no fogão. Cair de bicicleta. Bater o mindinho. Álcool no machucado. Shampoo nos olhos. O amor não deveria ser comparado a isso.
Que horror! O amor não é tudo isso não, em alguns casos é bem pior. Acredite.
Quero
Sou um homem imperfeito
Mas farei o possível
Para te amar com perfeição
Pois quero ser indivisível.
Quero ser somente teu
Apesar de eu ser casca dura
Quero ser a sensibilidade
Para ter sempre a tua ternura.
Sou feliz por nunca teres me virado as costas
Nos meus momentos de atropelos
Por isso quero ser a tua melhor resposta
Para tuas perguntas e apelos.
Você não pode evitar encontros. Você não pode evitar encontrar as pessoas. Muitas vezes você vai perdê-las no caminho e vai encontrá-las novamente. Não estrague essas oportunidades.
Que tal deixar esse medo de perder as pessoas, e perceber o quanto já vale a pena tê-las encontrado?
Elas sabem muito bem que vão amar – 32 vezes - de novo e até querem, mas elas apenas davam gargalhadas daquela desgraça toda – tão comum no caso delas - e tentavam definir o que o amor tinha sido pra elas em poucas palavras. Elas sabiam que doía e pronto. Mas e daí?
Sabiam que o amor não vinha com advertências - mesmo quando acreditavam que, sinceramente, ele deveria vir com aquela tarja preta de perigoso, mantenha fora do alcance de crianças! - elas sabiam que não conteriam informações dos riscos que poderiam ocorrer durante o uso, nem advertências como: vem com doses de sofrimento, desculpas esfarrapadas, pode causar tonturas e lágrimas se muito perto dos olhos.
Elas sabiam que o amor era pra quem tinha coragem e isso elas tinham de sobra. Está afim de comprar?
Sabe aquele cara? Aquele cara sentado ali, falando alto, bebendo com aqueles caras, ali na mesa da frente. Aquele com aqueles olhos pretos e cílios grandes. Não olhe agora!
Ele está vestindo aquela camisa jeans azul, meio surrada. Aquele tênis mal amarrado e aquele sorriso branquinho? Aquele ali, sentado do lado daquela garota, que parece feliz.
Cara, já fui louca por ele.
Peguei minhas coisas,coloquei na mala,e sai do quarto rezando pra não estar esquecendo de nada,afinal,não queria voltar ali por nada nesse mundo.
Ele,sentado no sofá e apagando o cigarro com as pontas dos dedos me olhou e perguntou se eu tinha certeza do que estava fazendo,centenas de respostas passaram pela minha cabeça,pensei em dizer que nunca estive tão certa do que queria pra minha vida,que me arrependia do tempo perdido,que ele nunca vai encontrar uma mulher que aceite seus defeitos como eu aceitava...pensei,mas não falei.Só balancei a cabeça fazendo o sinal de positivo,ele não merecia mais nenhuma palavra que saísse da minha boca.
Tirei a aliança,coloquei em cima da mesa,peguei minha bolsa,e fui em direção a porta,não dei xau, nem adeus,ou até logo.Ele não merecia ouvir nenhum dos três.Enfim fui embora,Senti no meu peito um alívio e aquela certeza de que já vou tarde.
Talvez seja isso,a gente procura tanto a pessoa certa que não percebe que a pessoa "errada" tem mais em comum com a gente.
E foi te vendo pela primeira vez que eu notei isso.
Te vi,e tudo que eu acreditava sobre o amor não existir,caiu por terra.
Te olhava e tinha algo tao forte ali que eu nem sabia explicar.
E nem me refiro as suas tatuagens,sua barba,ou seu jeito tão seu de se vestir.
Me refiro a tua alma,que de alguma forma se deixava aparecer para mim.
E isso tudo aumentou quando nos falamos a primeira vez,nossa...de longe o homem mais inteligente e interessante que já conheci na minha vida.
E assim fui desejando cada dia mais te ter perto,
te ouvir,entrar em conexão com tua essência tão linda,tuas histórias tão fortes,você...cheio de sonhos e com tao poucos planos.
Me fez sonhar contigo,e começou a planejar comigo.
Nesse pouco tempo,já aprendemos tanto juntos.E isso só vai crescer,aumentar,porque pra esse amor que a gente sente um pelo outro,nem o céu é o limite.
-Não faça comigo o que os outros fizeram com você.
Primeira coisa que a gente quer pedir quando tá começando a gostar de alguém.
Ta vendo esse sorriso?não estava aqui há algum tempo atrás.Mas daí você veio,com esse jeito todo seu,tão moleque e tão homem ao mesmo tempo,tão seguro do que é e do que sente,tão maduro,tao sensível,tao você...
Nem que eu me esforçasse todos os dias eu conseguiria resistir a isso tudo que eu sinto quando eu te olho.É como se eu tivesse vivido esse tempo todo só pra te esperar.Eu te escolhi,e te escolheria outras mil vezes.Obrigada por isso,obrigada por me fazer dormir e acordar sorrindo.
Vem,segura minha mão e te mostro que juntos a gente vai mais longe,vamos ver o pôr do sol,sentar na areia e sentir o vento soprar em nosso rosto enquanto a gente planeja como vão ser nossos próximos anos juntos.
Vem,Vem comigo,te guio,te protejo,te cuido,te mostro que a maior alegria é ter alguém pra compartilhar a vida.
Porque talvez não seja normal pensar tanto em alguém assim..Querer ta perto,lembrar e sorrir,sentir essa paz na alma,essa calma no peito,essa coisa forte que faltam até palavras pra descrever.
Só desejo que não passe nunca,que não te afaste nunca de mim.nem um segundo sequer.
Divido o tempo em quando estou muito feliz falando contigo,e em quando estou muito feliz lembrando de você.
É.já notei que felicidade vou ter de sobra ao teu lado.
O teu olhar,o jeito que me olha,que parece despir a minha alma.
E eu só consigo pensar:que chegue logo,que amanhã chegue logo,pra que eu possa sentir de novo o teu olhar em mim.
Porque nem sempre as coisas caminham como a gente quer,mas não importa
Contanto que caminhem.O que não pode é ficar parado.
Ver você é sempre uma novidade,porque é sempre um sentimento novo que me invade,no começo era atração, depois paixão,depois algo parecido com amor,depois tristeza,em seguida indiferença,agora nada.
Mas sei que pra você não é assim,você me vê e enxerga em mim a mulher que você sempre quis mas não soube como manter na sua vida.E não importa se você Ta tentando reconstruir sua vida,voltar a como era os seus dias antes de mim,não importa o esforço que você faça.Quando a gente se encontra,eu te confundo que eu sei,voce sabe,nós sabemos.
Você me aceita?com minhas loucuras,meu jeito irônico e superficial?
aceita meu jeito,trejeitos e minha falta de jeito?
Aceita meu pedido de desculpas depois de uma briga começada por mim sem motivo algum quando eu estiver de tpm?
Aceita minhas declarações públicas de afeto e meu eu te amo no seu ouvido quando você estiver dormindo?
Aceita minha vida bagunçada,meu coração maltratado e meus pensamentos confusos?
Se a resposta disso tudo for sim,vem,que eu eu te faço Amado,te faço meu homem e não te deixo nunca mais.
E aí. ..Aceita?
Ele me liga e pergunta se tenho saudades.
Eu fico muda,não posso dá o braço a torcer,não agora que eu já estou quase curada daquele amor doentio.
Pergunto o porquê da pergunta aquela hora da noite,afinal a minha resposta não mudaria nada do que havia acontecido entre a gente...
Ele me diz que é importante que ele saiba,que é só lhe responder que ele desliga o telefone e se eu quiser ele nunca mais me liga.
Eu fico muda de novo,ele tem esse poder sobre mim,consegue me deixar sem palavras,sem reação,sem chão...Minhas mãos soam,e a muito custo eu consigo dizer um: Não,eu não tenho saudades suas.
Do outro lado da linha o silêncio toma conta, e ele desliga.
É. ..consegui.Mesmo morrendo de vontade de dizer que sinto falta dele todos os dias,que ainda sonho com os planos que fizemos juntos,eu consegui dizer que não...Não quero mais ser parte de um jogo que só quem vence é ele e esse medo que ele tem de não me ter mais a disposição. Porque o que ele sente por mim é costume,e o que eu sinto por ele é amor,mas isso,ele não precisa saber.Não mais.
Essa cama nunca esteve tão grande,
Tão larga,tão vazia.
Minha cabeça sente saudade do teu peito
Como travesseiro, meus pés sentem
Falta dos teus nesse dia frio,e nos outros dias também.
Meu cabelo sente falta das tuas mãos fazendo carinho até eu dormir.
Eu que era toda acostumada com a solidão,repudio essa sensação de vazio que tua ausência me trás.
Volta,tudo teu está aqui,tuas roupas,tuas coisas,teu espaço na cama e Eu.
Eu sei que você também já sofreu por alguém,desse mal ninguém escapa.
Já ligou e não foi atendido, já amou sem ser correspondido.
Eu só posso te dizer que essa agonia vai passar,essa tristeza acabar,suas lágrimas secar.
Dor nenhuma dura pra sempre,a vida anda pra frente,e um dia a gente entende.
Que tudo foi aprendizado,e depois de cicatrizado você vai ver que é melhor amar errado,do quê nunca ter Amado.
Nao estou dizendo que ele me ama mais que voce,estou dizendo que ele me ama melhor que voce,tem uma grande diferenca nisso.
Nao adianta amar,e nao saber o que fazer com isso.
