Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
Quem dera fosse fácil decidir todas as coisas. Lamentavelmente não bastam medidas provisórias, ações necessitam de efeitos vinculantes.
Não deve ser um desafio esforçar-se pela aceitação. É preciso a autenticidade de ser exatamente o que somos! Nas entrelinhas há uma forte necessidade de não permite que nossas condutas sejam pautadas na intervenção ou opinião alheia. Percepção e formatos ultrapassam o entendimento humano.
Os acontecimentos do passado nos ajudam a realizar as escolhas do futuro. Os erros não precisam ser repetidos, mas os passos precisam ser lembrados.
Às vezes falo sozinho e rio de mim mesmo, crio fatos malucos, digo coisas sem sentido, passo vergonha em alguns momentos, mas me finjo de desentendido, na minha inocência corriqueira, até me acho divertido, sou eu sem máscaras, sincero e descontraído, pois não sou um personagem que vive mentindo, dou valor a lealdade e tenho bons amigos, já passei dos 40 anos, mas conservo o meu espírito de menino... Mesmo triste e aborrecido, quando não estou só, faço questão de manter um largo sorriso, esta é a minha particularidade, é assim que eu vivo...
Quando um ato filantrópico marca, uma palavra pejorativa desmarca, e a vida começa a ter sentidos lógicos e tendo junções com as palavras da autoridade suprema.
"'Ciência' é um ideal de conhecimento. Cada praticante de uma das ciências tem de provar que aquilo que ele faz está à altura desse ideal, em vez de utilizar o prestígio do ideal como manto embelezador daquilo que ele faz."
Ouço suas palavras, mas conheço o seu coração, vejo sua alma nos mínimos detalhes. Suas atitudes são cristalizadas e bem vistas aos meus doces olhos.
O mundo é sempre mais complexo do que você pensa, e você tem de ficar permanentemente aberto a ele; tem de deixar que a realidade te ensine.
Deixe para ter opiniões quando elas valerem alguma coisa. Como é que você sabe o que a sua opinião vale? Vale o trabalho que você teve para obtê-la. Quanto esforço custou essa opinião? Por exemplo, quantos livros você leu para ter essa opinião? Um?
A coordenadora gosta de ensinar o professor a ministrar suas aulas, mas quando falta algum, ela não sabe o que fazer.
"O pior caminho; praticar o mal. O melhor caminho; o da honestidade, do trabalho, do respeito aos outros e a si mesmo"
Na busca pelo prestígio, muitos sacrificam a paz interior que só uma moral íntegra é capaz de sustentar.
Ao buscar controlar o mundo externo, o homem perde seu equilíbrio interno e sufoca a criatividade que o engrandeceria.
A verdadeira força vem de usar o passado como lição, não para revivê-lo, mas para evitar os mesmos erros no presente.
-- Se esforce na vida para não se tornar carente de recursos: "SE PUDER CORRA, SE NÃO PUDER CORRER ANDE, SE NÃO PUDER ANDAR SE ARRASTE, MAS NÃO PARE"
🔥 Já são mais de 4.000 pessoas transformando seus dias com reflexões que provocam mudança.
Junte-se ao canal do Pensador no WhatsApp e dê o primeiro passo rumo a hábitos mais conscientes.
Entrar no canal