Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
Eu quero quebrar esses ossos até eles ficarem melhores. Você estava errado, minha cura precisava mais do que tempo.
Será que a minha consciência poderia ficar tranquila ao saber que enquanto uma pequena parte da população mundial está com o bolso cheio de grana, grande parte passa fome? Meu olhar poderia não ser triste?
Nesse dia de tantas homenagens ao dia das mães, veio a minha mente uma profunda reflexão. Quando nos tornamos mãe, automaticamente está relação mãe e filho, está vinculado à uma terceira pessoa. Óbvio que estamos falando de relacionamentos que em sua maioria, acaba em desgaste, frustrações, fortes decepções. Nesse processo, desgastante, o amor de mãe, tratado como intocável nesse dia, afeta a relação com Seu filho, por que acabamos transferindo para eles nossos traumas, frustrações. Autômaticamente estamos fornecendo lixos, que serão transferidos nos relacionamentos futuros dos nossos filhos. Percebe que o amor puro e verdadeiro qualificado apenas as mães , sofreu alterações . Eu falo como mãe, carregada de traumas e frustrações no relacionamento direto afetivo, e um casamento também tóxico. Ser mulher Maravilha, longe de ser! O meu amor por minha filha não quebra este círculo vicioso das instabilidades conjugais. Infelizmente, a heroína do dia não tem fórmulas mágicas para preservar os filhos dos lixos tóxicos gerados em relacionamentos conjugais opressivo. A reprodução independente, também não sana está questão. Gera outros tipos de traumas e frustrações. Hoje penso, que ser mãe, e uma conquista ambiciosa, que satisfaz apenas nosso ego. São tantos os contras, colocados na balança . E na atualidade, vemos que mais é mais mulheres estão renunciando a maternidade. Estão erradas! Do meu ponto de vista, estão certíssima. Filhos? pra que te los. Filhos não são gerados para sofrer as consequências das nossas escolhas erradas.
Vou te amar mesmo em meu último suspiro pois teu amor faz da minha vida a melhor apenas por te ter ao meu lado.
Minha mente é um circo em chamas, que mesmo com várias pessoas morrendo e tudo entrando no caos, palhaços continuam fazendo piadas e dando risadas
Tu me ensinou tanto, mesmo que pense que não, mesmo sem querer. Com teu sorriso iluminou minha morada, com teu jeito também me fez sorrir, aprendi contigo a agradecer cada dia que tenho oportunidade de levantar da cama, respirar e de te ter mesmo que por aqui, por de trás de uma tela.
Dias desse, eu estava saindo da faculdade, e na minha frente ia um grupinho de jovenzinhas, quando passei por elas, uma disse, eu não namoro velhos, a outra disse eu também não e, teve uma terceira que disse: prefiro jovens. Fiquei feliz com o que escutei porque, entendi que velhos não são um zero a esquerda e, que podem de certa forma ser notados, dependem de cada um.
Minha paixão é pessoa mais teimosa do mundo! A opinião dos outros nunca é igual a dela. Ele é sempre o "diferentão".
Vou fazer um comodato da minha vida a você, afim de ser completamente igual o que você acha certo para minha vida, e quando estiver perfeita você me devolve, ok?
Não verei mais esse sorriso. Tenho que guardá-lo na minha memória, que a cada dia fica mais longe e mais estranha.
Aquela era a minha casa e, de repente, não era mais. Eu não me reconhecia em nada, como se eu não pertencesse mais àquele lugar.
De tudo a minha volta me faço atento,de tanta dores me perco em meus tormentos,me embebedo de lágrimas em uma única taça revestida de lamentos. Tropeço em minhas amarguras,me machuco nas paredes do coração. Me entrego na vida corrompida pelos pés descalços da minha imaginação .
Não a barreira fechaduras ou ferrolhos que me impeça de impor meus pensamentos ,
e a minha liberdade de expor o que eu penso !
Se sua estrela não brilha não tente ofuscar a minha, comesse do início tudo o que é certo e que esteve tentando fazer, esta atitude lhe dará a oportunidade de conquistar sua própria luz e quem sabe juntos poderemos iluminar a escuridão de muitos outros.
"Eu poderia passar o resto da minha vida olhando por entre as estrelas, mesmo sabendo que não a encontraria lá... talvez eu prefira passar o resto da minha vida olhando para às estrelas por que eu sei que cada uma dessas estrelas, um dia eu às ofereci a você com o meu amor e carinho.
Queria que cada lágrima minha virasse uma estrela cadente que corre os céus, cada uma delas mostraria todas as vezes que eu senti sua falta e me entresteci por não ter você aqui. Mas eu tenho que carregar a minha cruz, a minha culpa e esquecer que um dia eu poderia ter amado alguém!"
Minha capacidade de auto sabotagem e incapacidade de deixar de lado, aqueles que me deixaram para trás e resolveram seguir sem mim, me impressiona bastante. Será que sou adepto do masoquismo emocional?
