Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
Não se apaixone principalmente pelas pessoas que estão ao seu lado, se apaixone pela pessoa dentro de você.
Eu imaginei isso tudo, esse final, principalmente. Mesmo querendo que não tivesse fim eu queria saber o desfecho dessa história e parece que agora eu tô presenciando. Eu não vou ficar triste, eu prometo. Sei que eu te ajudei a ser uma pessoa melhor, mas agora é melhor encontrar a melhor forma de dizer adeus. Ainda vamos viver muitas histórias assim, parecidas, ou incomparáveis. A nossa história foi tão boa, não vou tornar isso como um ponto de martírio. Peço pra você não ficar triste também, e se ficar, tenta lembrar dos nossos momentos de risadas, de brincadeiras, sei que irá rir de novo, eu te conheço.
Não sei o final dessa história, nem se ela já acabou. Você sempre foi tão meu e eu tão sua, quem diria que você seria o meu passado também. Eu vou sentir a sua falta. Eu vou. Você não sabe, mas sofri muito antes de você, não quero tornar isso presente. Quero seguir o meu caminho com ou sem você, agora tanto faz. Não sei o que vai acontecer a partir disso tudo, não sei como vai terminar. Sei que em algum trecho atrás de onde vou percorrer você vai estar, é aí que vou descobrir exatamente o lugar onde a nossa história teve um fim.
Me chama. Me incendeia. Me tira a atenção. Me tira a roupa. Me tira o ar. Me tira o sono. Me tira a vida, mas não te tire dela.
Tantas vezes vimos nos outros o recomeço, agora é a nossa vez de recomeçar e fazer dessa vez tudo dar certo.
Homem que é homem não te chama de gostosa, te chama de linda. Homem que é homem não promete, ele cumpre sem ao menos prometer. Homem que é homem não te deixa de lado na frente dos amigos, pega na mão, te abraça e beija na testa. Homem que é homem não te leva em um restaurante caro, te chama pra ir ao cinema ou ver um filme em casa mesmo. Homem que é homem não olha para todas, ele te acha a "única". Homem que é homem não beija 10 em uma festa, ele troca as 10 por apenas uma!
Desistir por ter perdido é perca de tempo, por que perder faz parte da vida. Uns perdem e outros ganham , isto é a regra da natureza, uns tem que perde e outros tem que ganhar, por que depois de derrotas é que vem as vitórias.
Todos os meus dias estariam ganhos se você provasse o que eu quero que você sinta, o que eu sinto há algum tempo por você.
Não me culpe se no futuro você ser meu. Sim, será como o meu planejado, que há muito tempo eu venho pensando, ensaiando, imaginando e desejando a cada dia mais. Só quero que isso não demore, cansei da teoria, quero a prática, quero você, e espero que nós nos una finalmente.
Eu nunca imaginei que iria ser tão feliz sem você, mas também nunca consegui fazer com que isso aconteça.
Se realmente sentisse falta do que era tudo em sua vida, você nem estaria aqui. Isso o que você deduziu como tudo, não era tanto assim para permanecer. Em geral, era só um pouco mais do que nada em abundância.
E olha, ele não foi tão egoísta, não deixou um vazio dentro de você como todos deixam. Deixou saudade, uma saudade muito grande que não te sacia, mas te alimenta todos os dias.
E quando vemos que tudo acabou, percebemos que as promessas estavam nesse tudo, mas não os momentos que passaram. Esse tudo não é o necessário para superar a saudade, e pouco demais para permanecer, pouco, mas o suficiente para nos fazer lembrar.
Eu tenho estado pensando do que eu realmente preciso, e já nem pensei em você. Talvez só tenha pensado pelo por que eu eventualmente pensei que não precisasse de você. Será que por sempre ter precisado de você, precisar já não fazia falta, ou você esteve esse tempo todo à minha volta? Sempre voltando, nunca ficando, tão pouco me amando. E é difícil me conformar que te esqueci, sou idiota por achar que ainda não o consegui, fui tão tola em perceber que eu merecia você, quando você não merecia nem ficar aqui e eu deveria te esquecer.
E ele próprio dizia que quando sentimos algo assim, a gente não para de sentir de uma hora pra outra, o sentimento simplesmente fica, talvez vai embora, mas não vai embora rápido se realmente existe. Fica um tempo, pode ser que continue mais um pouco, e não se sabe o seu destino ao certo, ele permanece sendo sentido, mesmo não tendo nenhum sentido para estar ali.
