Poemas Vinicius de Moraes Mulher Cancer
“Qual o significado da sua tatuagem de rosa no rosto?”
Quero uma rosa em vida, antes do meu funeral.
Sinto saudades das nossas conversas, do tempo que você me olhava com admiração. Quando não existia medo, apenas dedicação e boa intenção. A vida nos faz alternar os caminhos, mesmo assim, sinto que te quero comigo.
Expus o que penso e dei a cara à tapa pro teu julgamento. Perdoou quem me ofende, é a libertação da minha mente.
Após meu erro de desejar a perfeição, caí do céu no chão e me deram uma punição: cortaram minhas asas. Apenas Deus me concedeu o perdão e estendeu sua mão de volta para o caminho de casa.
Escrever passou a ser minha forma de me enxergar perante tudo, a vida se tornou meu material de estudo. Desde que me percebi no mundo, queria saber do que constituía a vida; quando tinha cinco anos de idade, me questionei qual o sentido de acordar todo dia e seguir uma rotina? Se aquilo representava a vida em sua essência? Lembro que tudo parecia um sonho, às vezes, penso que quando durmo eu vivo uma daquelas lembranças, é como se aqui onde estou fosse a lembrança de um futuro que eu já estou vivendo. E se avançarmos mais, logo encontraremos a morte. Nosso refúgio, o alicerce que renova e valoriza o tempo de vida. A única glória do ser que vive é respirar, se existe um fato além de poder escolher o trajeto antes do fim, eu não sei o que é pior. O animal vive de extintos e desejo, porém desenvolve o primeiro muito mais do que o segundo.
Eu sou a mata, o rinoceronte, o pó tragado pela narina; sou a bactéria, o vírus, o anticorpo. Sou o gato da casa e o rato do bueiro - o isqueiro que acende o cigarro e a saliva que se mistura com o catarro. Sou a troca de olhares, o livro escolhido na prateleira. Sou a madeira que virou lenha incendiada. Sou a mistura de carbono com ferro que virou aço. Sou a inteligência que se deixou levar pelo desejo. Assinei um contrato há muito tempo, onde eu sabia tudo que aconteceria e que já está acontecendo. Conversei com uma voz que me pediu para continuar com o que estou fazendo.
Estou ouvindo Sócrates, atento a cada relampejo de luz. Se eu fosse Platão, também registraria os sinais.
Pulei de relacionamento em relacionamento, enchi de pessoas ao meu redor, tudo pra me sentir menos carente. Agora, sozinho, encaro a solidão até conhecer profundamente a única pessoa que me acompanhará do nascimento a cova: eu.
Mais uma vez falei do jogo, representominha vida e a de outros; é por essas e outras que eu ouço. Rimei pra quebrar as correntes dentro do calabouço. Usei a inteligência pra resolver a questão, fiz música pelo progresso sem focar no cifrão; cuidei da minha alma, minha profissão valoriza meutempo de vida? Me guiei pela bússola igual ao comandante. Titanic, aviste o iceberg quando já estava perto de mim, reagi. Salvei quem podia, me redimi. Vou doar minha vida nessa missão suicida, cumpri minha sina.
Minha vida é perfeita, tudo que eu quero eu consigo, tenho muito amor, saúde, dinheiro… estou agradecido por tudo que estou vivendo. Deus me fez um ser humano perfeito.
Primeiro, o(a) narcisista te coloca num pedestal com elogios pra te fazer se sentir especial, investindo até que isso gere em você dependência emocional. Quando ele(ela) certifica-se que conseguiu te dominar, te descarta gradativamente, fazendo com que você sinta culpa e corra atrás, até que chegue o dia do grande descarte. Quando isso acontece é porque ele(ela) já fez uma nova vítima, mas te mantém por perto pra massagear seu ego te dando esperanças.
O processo da mudança é divido em algumas etapas: cometer o erro, identificá-lo, assumi-lo, neutraliza-lo verificação de novas alternativas, teorização e aplicação.
Todo mundo via as injustiças, mas ninguém fazia nada, o comodismo era quem dava as cartas. O medo da repressão era tanta, que as pessoas estavam acostumadas com a desesperança. Tudo permaneceria como estava, até que alguém se manifestasse para a mudança.
Tanto e quase nada:
Tanto que eu queria fazer, e quase nada que eu realize de verdade, tanto que eu cobro e quase nada que aceite ser cobrado, tanto que eu espero, quase nada que as vezes ofereço, tanto que luto, quase nada conquisto, a vida, as vezes, nada mais é que quase nada, por tanto, o que fazer? De certo que tenho que mudar a visão do que tenho vivido, que o que importa de fato não é a quantidade de realizações, mas a intensidade de cada momento, só dessa forma verei que o que conquistei, esta longe de ser quase nada, pelo contrario, é mais do que o tanto que eu merecia, que na verdade é quase nada
Nas horas dificeis da Vida é que se manifestam aqueles que realmeente entenderam o propósito de sua existencia, o porquê mais alto e pessoal, somos convidados jamais olhar pra traz, nunca retroceder, mas, seguir adiante a qualquer custo, pois além das nuvens densas e escuras está o sol, e se ja esperamos a tanto tempo que ja é noite, o que nos aguarda além das tempestades são praias prateadas pela luz da lua e das estrelas, confie em vc mesmo, vc vai vencer, pode crer que sim
As crianças quando brincam trabalham para que todos se divirtam e participe da alegria daquele momento, não porque ganham algo com isso, mas por sentir que pode ser melhor se todos se divertirem da mesma forma.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp