Poemas Vinicius de Moraes Mulher Cancer
Se o significado da palavra filosofia é amor pela sabedoria, quem não almeja ela não é um filósofo.
Amalgamei: idealismo, existencialismo, estoicismo e dualismo. Engendrando minha própria filosofia de vida.
Vi paredes transparentes, um chão que cedia; no fim, tudo era deserto, os grãos de areia eram meus melhores amigos, o meu Deus: minha atmosfera. enfrentei minha fera, às vezes ela se liberta e me deixa preso na cela. O mau aluno virou um bom professor; eram vivências de uma vida que transformavam um sofredor. A vida é fácil pra quem? Se morremos a cada dia, seja o dinheiro que for; no fim, somos carcaça, o que move é o espírito, consciência ou inconsciência, planejamento ou coincidências - é tudo questão de fé, imaginação, ou ciência. É difícil permanecer no espaço. Procurei nos outros aquilo que move meu ser, olhares são desejos que nos motivam a viver. Agitei minhas correntes, a liberdade é um sonho. O paraíso é um bônus, o inferno é um ônus.
O estudante de filosofia não torna-se filósofo após formar-se na faculdade, ele já nasce um: e segue por esse caminho porque não encontra outro que faça sentido em sua vida.
As pessoas se esforçam tanto para conquistar reconhecimento, fama e dinheiro, que muita gente acha que esse é o real sentido da vida. Parece que quanto mais egoístas fomos para concretizar nossas façanhas, mais nos sentimos realizados como pessoas. Mas por que não usar a nossa inteligência em prol de uma felicidade coletiva? Já que viver cada um por si não nos diferencia da maioria dos animais.
Poucos com muito, e muitos com pouco. Qual a ética de compactuar com um mundo desigual?
Enquanto o inimigo trama, vivo minha vida focando no agora antes que eu olhe pra trás e veja que o que construí foi apenas a inveja que causou a minha autodestruição.
Burguesia e aristocracia: como explicar paraquem pratica sequestro e assalto à mão armada sobre a meritocracia?
Neste mundo todos querem falar, ninguém quer escutar, até aqueles que escutam no final estavam esperando para falar.
Às vezes fico pensando sobre o que tem depois da morte, se existir outros mundos e o critério que determina se iremos para outro melhor ou pior é a bondade: é lógico que iremos para o pior, pois se nem aqui ninguém cuida da natureza, imagina o que fariam no paraíso, não faz sentido. Caso não exista seria a única chance de não sofrermos e aqueles que se privam de viver para viver depois teriam sigo enganados.
Se não existir vida após morte nada faz sentido, principalmente viver no sofrimento, sem fazer justiça com as próprias mãos: na esperança de um amanhã melhor.
Ter motivos para continuar vivendo; perceber no momento: tudo que preciso e que me foi concedido; felicidade é um estado de espírito, talvez de um plano metafísico, ou apenas um momento no mundo físico; talvez nunca saberemos, mesmo depois da partida, se é que exista um além, como saber?
