Poemas sobre Si Mesmo

Cerca de 74301 poemas sobre Si Mesmo

E mesmo que o mundo não me entenda
E mesmo que eu não entenda o mundo
E mesmo que eu me sinta uma estranha por não pensar conforme a multidão
Eu não desistirei de mim!

Cada ser humano habita um mundo diferente, mesmo caminhando sobre a mesma terra.


Há aqueles que enxergam apenas a superfície das coisas: o que podem tocar, possuir, controlar. Outros percebem camadas invisíveis símbolos, padrões, energia, intenção. E existem os que atravessam o véu e compreendem que a realidade externa é apenas reflexo do estado interno da consciência.


Ninguém vê o mundo como ele é. Vê como consegue.


A consciência de cada indivíduo determina o tamanho da sua prisão… ou da sua liberdade.


Por isso, impor uma verdade ao outro é, muitas vezes, apenas a manifestação do próprio ego disfarçado de razão. É acreditar que a própria experiência limitada define a totalidade da existência. É querer transformar percepção em lei universal.


O inconsciente sempre tenta converter.
O consciente apenas observa.


Não buscar seguidores cegos, mas seres capazes de iluminar a si mesmos. Porque luz não é concordância. Luz é percepção.


Cada pessoa desperta no tempo que suporta despertar.
Alguns ainda precisam da ilusão para continuar existindo.
Outros já não conseguem mais dormir diante da verdade que sentiram dentro de si.


Sabedoria não é convencer.
É compreender que cada mente interpreta a realidade conforme seus medos, desejos, traumas e limites internos.


A verdadeira expansão da consciência começa quando o indivíduo abandona a necessidade de estar certo… e passa a buscar apenas enxergar além.

:
Já errei demais comigo mesmo e também com outras pessoas. Houve um tempo em que cheguei a culpar meus pais pela vida que eu levava. Mas hoje, quando olho para dentro de mim, busco respostas na minha própria consciência.


A vida é misteriosa. Não existe um guia pronto, apenas uma infinidade de decisões a serem tomadas. Enquanto eu tentava encontrar explicações para as coisas do mundo, acabei esquecendo de mim mesmo — daquele vazio sem propósito que existia dentro de mim.


Em meio à confusão que eu vivia, eu não conseguia compreender a maneira como meus pais lidavam comigo. Carregava uma busca incompreensível por amor e aceitação. Muitas vezes vivi sozinho, perdido dentro dos meus próprios pensamentos.


Até que entendi que Deus era tudo para mim.


E hoje eu me vejo lutando pela vida, tentando diariamente não me corromper. Em meio a tantas batalhas e dificuldades, busco permanecer firme nos valores que escolhi seguir, resistindo àquilo que o mundo oferece para desviar minha essência.”

Você não chegou até aqui pra desistir agora
Cada cicatriz tua também conta história
Mesmo sem aplauso, mesmo sem ninguém ver
Cê tá vencendo só por ainda não ceder

Ser mulher é mesmo difícil!

Tem que ser sarada, enquanto para eles, barriga é charme.
O cabelo tem que está impecável, para eles... “é dos carecas que elas gostam mais”!
Se estivermos de TPM, eles passam a ser vítimas.
Passamos duas horas nos arrumando para sair com eles, eles só reparam na demora.
Quando casamos, além de mulher, eles querem uma mãe.
Ao dar a luz, toda descabelada sobre a cama, eles comemorando com os amigos, e a cerveja.
De bebê no colo então, sem poder sair de casa... ele, “tadinho”, agora tem que sair sempre sozinho!

Resistência

Resista poesia!
Sobreviva, mesmo que doa
Mesmo que custe a última letra
Mesmo escreva com sangue
Resista!
Não deixe - se convencer
Não acredite no ser triste
Naquele insensível
Certamente...
Não conhece o amor
Insista!
Mostre-se a ele
Seja você mesma
Faça o sentir
Toque o n'alma
Sendo apenas você
Bela poesia.

⁠Faça da fé, o leme que te fará vencer as tormentas. E verás que nem mesmo o mar mais raivoso, te fará naufragar.

BMelo✍🏼

Quando criança, eu sempre gostei de subir nas árvores, mesmo com medo de altura.
Eu gostava de escalar a mais alta para ter a vista mais longínqua e bonita. Hoje, percebo o perigo, o abismo: de como a queda é mais forte e o choque é imenso, a ponto de me desligar da realidade e ser obrigado a mudar de identidade. Me curar e reerguer está sendo difícil.
O mundo pleno que um dia tanto admirava se desfez. Um pedaço importante de mim se partiu junto com ela. Fui embora de mim. É uma tristeza misturada com um vazio tão profundo, difícil de suportar. Agora, até conseguir tomar um simples banho, me alimentar, dar um sorriso ou caminhar até a esquina é árduo.
Deus me perdoe! Por que fui ter coragem de amar? Esse luto que me assalta a alma é um preço muito alto.

O vazio que ficou na casa parece o reflexo de dentro do peito. Mesmo igual, tudo mudou: até a densidade do ar da casa mudou e ficou mais pesada e sufocante. O mesmo chão que antes era sólido, às vezes parece movediço. Todos os nossos sonhos e risos deram lugar a um silêncio que antes acalmava e era apreciado, mas que agora virou ensurdecedor e confuso.
Quando o "nós" deu lugar ao "eu", o mundo – tanto interno quanto externo – mudou de forma. Parece que ficou mais difícil se entender e viver a partir de agora. O ambiente ficou mais amedrontador e traiçoeiro. Será que tudo que a gente viveu não era real?
Esse fim gentil parece pior e mais difícil de suportar, pois eu não tenho nenhum sentimento ruim para me apegar. Eu não consigo desejar o mal, não guardo nenhum rancor, apenas ressentimento. Como se segue a partir disso, sem nada? Como se supera ou se convive com essa loucura? Juro, eu achava que fosse mais fácil...
A estrutura do espaço, dos planos, a forma de se enxergar: sem a presença dela, perderam a cor, o sabor, o cheiro. O que antes era lar virou um espelho. E ficar cara a cara só contigo mesmo, com as lembranças, com o que poderia ter sido, é muito doloroso.
Será que nomear o sentimento reduzirá um dia o poder que ele tem sobre mim? Será que criar novos rituais me ajudará a reencontrar o "nós"? Ou, mesmo vivo, ele foi embora para nunca mais voltar? Como achar a saída desse labirinto? Existe alguma lente para me localizar no eco da ausência?

Às vezes, a noite chega antes mesmo do sol ir embora.
Não porque o dia acabou…
mas porque a cabeça cansa.
E ali, deitado, o coração corre uma maratona que ninguém vê.
A mente fala demais, o peito aperta,
e o corpo só quer descansar, mas o sono não vem.
É nessa hora que o travesseiro vira confidente.
Ele escuta sem julgar,
absorve cada lágrima escondida,
cada pensamento que eu não tenho coragem de dizer em voz alta.
E eu falo com ele, como quem fala com um velho amigo.
Conto o que dói, o que assusta, o que eu não entendo.
Ele não responde,
mas, de algum jeito, parece compreender.
O que eu esqueço, às vezes, ou talvez não queira perceber, é que tem alguém que eu conheço,
alguém que realmente quer me ajudar.
Mas a ansiedade é traiçoeira:
ela me convence de que ninguém ficaria,
de que ninguém entenderia.
E, assim, eu abraço o travesseiro mais uma vez,
pedindo em silêncio pra mente se acalmar.
O que eu ainda estou aprendendo
é que existe gente que quer ajudar de verdade,mesmo quando eu não percebo.
Gente que não quer curar o que sinto,
só quer ficar do meu lado enquanto eu passo por isso.
Talvez um dia eu consiga olhar pra essa pessoa
com o mesmo carinho com que olho pro meu travesseiro.
E, quem sabe, finalmente entenda
que o amor também pode ser um abrigo.

Embora o caminho seja conhecido
e o mesmo onde meus passos foram marcados, ainda desconheço
algumas curvas,
nele traçadas pelo destino,
para me surpreender...

Neusa Marilda Mucci

Levo sua imagem por onde vou,
você que tanto já sofreu por mim...
e mesmo sofrendo me perdoou,
eu que não merecia ser perdoada assim !

Que venha o novo dia
carregado de perfumes,
mesmo que sejam das flores
do ontem que se foi,
deixando apenas no ar
uma sutil fragrância
de saudade

Nunca interrompa o teu voo,
mesmo que as asas pareçam
fracas e que vão te fazer despencar,
seja forte e prossiga em teu objetivo,
só assim poderás realmente dizer
que vives, pois a vida exige sempre lutar,
fomos feitos para movimento,
então porque estagnar ?

Mãe é rosa que floresce
mesmo quando a vida machuca.
É perfume de amor eterno
em dias leves ou de luta.

Tem a delicadeza das pétalas,
mas carrega espinhos de proteção.
Pois toda mãe enfrenta o mundo
para guardar quem mora em seu coração.

E quando o tempo tenta levar sua força,
ela floresce outra vez sem reclamar.
Porque o amor de mãe é como jardim infinito:
quanto mais é cuidado, mais aprende a amar. 🌹

Para minha amiga

Não sei pq eu pergunto
Sempre é o mesmo assunto
Se eu já sei a resposta
Pra que insistir nessa conversa mal composta

Eu tento mas nunca consigo
Isso parece um castigo
Eu não consegui entender
Pra mim só basta querer

Eu sempre pergunto porque pra mim você vai mudar
Não basta só sonhar
Quem quer faz acontecer
Pra no final você me faz enlouquecer

Mas isso sempre vai ser uma lembrança
Mas eu ainda tenho esperança
De um dia você dizer que sim
Mas isso vai ficar pro fim

Mãe é o abraço que cura sem remédio,
o colo que acolhe mesmo quando o mundo machuca.
É quem muitas vezes chora escondido para sorrir aos filhos,
quem enfrenta o cansaço com amor e transforma pequenos momentos em eternas lembranças.

Ser mãe não é apenas gerar uma vida,
mas doar pedaços do próprio coração todos os dias.
É ensinar a caminhar, mesmo quando os próprios pés estão cansados.
É ser força, refúgio, oração e esperança.

Neste Dia das Mães, que cada mãe se lembre:
seu amor deixa marcas eternas na alma de quem teve a bênção de ser amado por você. 💖

Embora o buraco do poço que eu me encontro
Seja fundo ou muito profundo
Assim mesmo, eu ainda quero
Uma corda para laçar a lua, e me libertar
Dessa escuridão.

Uma pessoa sem amigos!

É o mesmo olhar, que uma casa sem jardim
É o mesmo olhar, que um mar sem peixes
É o mesmo olhar, que um céu sem estrelas
É o mesmo olhar, que uma árvore sem frutos
É o mesmo olhar, que um filho sem mãe
É o mesmo olhar, que um domingo sem sol
É o mesmo olhar, que um mundo sem poesia
É o mesmo olhar, que Adão sem Eva.

Infiltrar a paz, onde vivem
só cachorros loucos.
É o mesmo que colocar pulgas
em ovelhas tosquiadas.
Não faz sentido!