37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

⁠Uma noite, um dia...

Já fui tratado como um fantasma,
me tornaram invisível por algum tempo,
o frio e as madrugadas zombavam do meu anonimato,
curiosamente a minha sombra reagiu a tudo em silêncio até que,
uma chegada repentina me trouxe uma mudança generosa e assim do dia pra noite comecei a ser acompanhado pelos olhares atentos da lua bem como fui recebido pelo sol com seus aplausos e abraços quentes,
hoje ao lado dela caminho vendo o mais belo horizonte.

⁠poema:Relógio atrasado fora dos sonhos.

O tempo passa,passou, e o relógio continuou contando suas horas atrasado como sempre assim como a mulher que deixou o belo homem esperando em uma mesa em um restaurante.
Sussurros tomavam conta do lugar mas o homem nem se importou apenas
esperou e sonhou.

⁠Muitos usuários da internet dedicam considerável parte de seu tempo na atividade de reivindicar direitos humanos por meio das redes sociais, desde o momento em que despertam até o instante de recolher-se para o descanso noturno.

São indivíduos propensos a passar longos períodos online, manifestando-se acerca de desigualdades sociais, racismo, homofobia ou machismo, porém sem efetuar ações concretas para lidar com tais questões em suas vidas cotidianas ou em escala global.

Embora acreditem estar 'lacrando', na prática, sua contribuição para a resolução destes problemas é limitada.

''O Encanto do Perder''
essa vida anda mesmo
me pregando peça
e já há algum tempo
que estou caindo em todas elas

sempre após cair em uma
eu ainda ficava aliviado
pois quando eu era pequeno
ganhei um bracelete
e eu sempre o levava para todo lado

vivia com ele no meu braço
e o amava mais que tudo
e sempre após me machucar
eu olhava para ele
e de alguma forma me trazia conforto

porém com o passar do tempo
ele começou a ficar torto
a cor do bracelete já havia desbotado
e por um momento até cogitei em ficar louco

mas ao me acalmar eu pensei melhor
que mesmo ele tendo se despedaçado
graças a ele aprendi
a lidar com acontecimentos
de forma melhor.⁠

''A Brisa de Agosto''
Eu havia dito aquilo a muito tempo,
Descobrir que pra algumas pessoas palavras são apenas como o vento,
E infelizmente se torna uma tempestade.

Amei como um guerreiro,
Me sacrifiquei como soldado,
E ainda mesmo assim você me deixou como um covarde.

Gostaria ao menos entender sua motivação chameja,
Mas agora que a chuva já passou e o vento já secou,
Vejo que nem há mais resquício da nossa fogueira.

⁠Tempo ao Tempo.
Pessimismo x otimismo

O pessimista justifica que é realista...o otimista justifica que é otimista.
.

⁠Existem marcas que o tempo não pode apagar
Ainda existe eu e você
Talvez em algum universo paralelo
É nele que eu gosto de estar
Lá nossa história ia continuar
Seria real e duradoura
Não seria necessário pedir perdão
Pois nunca havia partido
Muito menos partido seu coração

⁠"A fases incertas nas certezas da vida ,
Há tempo, histórias e momentos, estamos vivendo sabendo que tudo tem seu tempo,
Sem pressa, sem acelerar os passos, porque nada é por acaso.
Os erros, os acertos, tudo tem o seu porque, e fazem parte da nossa construção como pessoas melhores,
e a única certeza que temos, é que tudo que vivemos só poderá ser vivido uma única vez. "

Ao refletir sobre o tempo que passamos juntos, meu coração se enche de gratidão e carinho. Cada momento ao seu lado foi valioso e, apesar de nossas diferenças e desafios, sinto-me sortudo por ter compartilhado essa parte da minha vida com você.

Nossa jornada não foi feita apenas de momentos perfeitos. Também enfrentamos dificuldades e passamos por períodos difíceis, mas o que mais aprecio é a forma como lidamos com isso, juntos. Cada desafio superado fortaleceu nosso vínculo e me mostrou o quanto crescemos como pessoas.

A nossa caminhada foi marcada por memórias significativas, risos e um amor que, mesmo agora, me traz um sentimento profundo de gratidão. Você foi uma parte importante da minha vida, e eu sempre guardarei com carinho os momentos que compartilhamos.

Agradeço por tudo o que vivemos e por ter sido uma companheira tão especial. Estou grato por cada dia que passamos juntos e pelos aprendizados que levarei para sempre.

Você sempre terá um lugar especial em meu coração. Desejo-lhe o melhor em sua vida e em suas futuras jornadas.

⁠Durante muitos anos eu passei pelas mesmas portas que abrigaram e me dei conta que com o tempo
Elas se desgastaram rangindo as velhas e desgastadas dobradiças
Algumas arriadas raspava o piso criando uma marca no chão de tacos uma circunferência mas eram as mesmas portas que me abrigaram por anos que eu vivi a porta de entrada e saída
A porta de quartos hoje vazios
Onde em alguns ficam entalhados meus escritos algumas das minhas arte sem valor algum esquecidos metendo a porta fechada já me esqueci de lembrá-las
As portas envelheceram envelheceu também a casa
Eu envelheci
E um dia as portas serão substituídas
Por portas novas
E a casa reformada
E eu
Eu provavelmente não estarei aqui mais
Nem minhas obras
Talvez algo do que vivi escrevi seja lembrado
E as portas só existirão nas fotos antigas de momentos importantes da velha casa
Onde entrei e saí pelas mesmas portas
Onde vivi...

Portas

⁠Arranquei meu coração do peito e o plantei a beirara da estrada com o tempo que me afastei cresceram flores
No lugar onde havia plantado meu coração era primavera as flores que cresceram exalavam um perfume suave
Que atraia as mas belas damas e as borboletas e os colibris decorava o pequeno e lindo jardim que despertava nos olhares das belas damas um paixão
Como um poema que lhes tocava
o coração como o amor.

Coração em flores

⁠"Esperar pra quê?"
Nas voltas do tempo que se entrelaça,
Na dança das horas que o destino abraça,
Surge a pergunta que o coração inflama:
"Quanto tempo você tem para dizer que me ama?"
Sob o céu estrelado, no silêncio da noite,
O pensamento voa como ave em seu voo alado,
E nasce a dúvida, quase feito açoite:
Esperar pra quê?
Será que o amor espera, ou já está condenado?
Na vastidão do tempo, como grãos de areia,
As palavras ganham vida, ganham verdade,
E o amor, como estrela que cintila e clareia,
Espera ser declarada, sem nenhuma maldade.
Então, sem demora, sem sombra de recebimento,
Que a resposta ressoe como doce sinfonia,
No compasso do coração, no eco do anseio,
Diga-me que me ama, com a mais pura harmonia.
Esperar pra quê?
Pois o tempo é efêmero, uma brisa que passa,
E o amor, como flor delicada, desabrocha e se vai,
Não deixe para depois o que o coração abraça,
Diga agora, com sinceridade, que me ama, e não só depois.
Esperar pra quê?

⁠Ao descobrir da tua partida, para mim, precoce, é impossível não voltar no tempo em que a juventude banhava nossos corpos e avançávamos rumo as noites de POA, ou, nos encontros em tua casa para mais um chimarrão com uísque...
André Marchiori, espero poder voltar a te encontrar, em casa, quando a minha travessia por cá também terminar.
Até já, grande amigo. Isto do tempo passa muito rápido.
Nos encontraremos na eternidade.

⁠Olho para trás e vejo que meu caminho não foi fácil. Durante algum tempo, questionei minhas escolhas e acabei por duvidar de mim mesma. Mas, hoje, posso afirmar que não estava enganada. Aquilo que tanto busquei, que tanto almejei, finalmente revelou-se verdadeiro. Aquele sentimento, que parecia utopia, tornou-se realidade em minha vida.

- Edna Andrade

quem foi que nos definiu irmãos?
se ser irmão nada mais é
do que passar tempo o suficiente
ora te ver ir do céu ao inferno
na mão do amor mais de uma vez?
reconhecer suas cicatrizes,
ler sua mão feito braile,
te entender sem perguntar nada,
e ser quem tá sempre ao seu lado
quando você segue o baile.

o tempo abençoou, o destino não questionou.
somos irmãos porque estamos juntos nas ruas desse mundo
já faz muito, muito tempo.

nossos laços foram dados pelas brigas na escola,
pelos dias de mar
e por um pouco de sorte nos dados.

enfim,
acho que foi a vida quem quis que fosse assim.

⁠Eu gosto de pessoas que me ofertem coisas caras, como tempo, lealdade, honestidade.

Edelzia Oliveira

"⁠Sou rijo porque nasci no tempo em que a criança era acordada para ir dormir, diferente da geração de deixa criança dormir".

"Vocé é uma semente plantada na rocha consigo ninguém se preocupa, até sua vida penhoram na aposta".


Eles exibem a sua miséria para pedirem ajuda, em nome dos necessitados os filhos é que estudam na Tuga.

Um dia vais entender que até um estudante que tira ZERO VALORES no teste, trabalhou muito para nada.

Não te pressione para impressionar.

Ando sempre cansado porque passo a vida a luta, claro contra a pobreza.

Quando for para subir comece sempre de longe, porque de perto muitos estarão para te inviabilizar.

Se for para subir, suba sozinho porque ao cair todos irão se afastar apenas sua coluna vai te suportar no chão.

⁠É tempo de voltar a acreditar em milagres, porque eles não serão apenas os milagres que passam despercebidos por nossas vidas, eles serão notáveis, visíveis e todos terão que reconhecer que Deus está movendo a nosso favor.

Citações do Livro 📖 Eternidade

⁠*"A BELEZA DE HOJE"*
"Meu Senhor e Meu Deus; a cada dia do tempo de minha vida vejo Tua criação; e a todo tempo verifico que tudo tu renovas; e assim, tudo é beleza, tudo é cor, movimentos e sentidos; e vejo minha vida; tal qual sou uma quimera, que não será bastante, para conhecer de todos estes teus maravilhosos prodígios;
Tú És a infinitude de tudo que amo, admiro, persigo e vivo;
e tal como quimera que sou, vivo meu lamento de não possuir o tempo; o tempo qual necessario para mais vislumbrar, aprazar e apacentar meu espirito, das renovações e belezas que advirão, depois dessa minha finitude.
Sonharei, pois, como quimera, ante todo regozijo que hoje subtraio de minha contemplação, quiça um novo tempo, para amar-te para sempre, de novo e de novo!"
(Victor Antunes)

⁠Ainda não caiu a ficha de quanto você me destruiu. Você não faz ideia do tempo que levei para me reconstruir, o esforço necessário para recuperar a confiança em alguém novamente.
Não imagina quantas vezes tive que me reerguer, e como você contribuiu para minha destruição em cada uma dessas ocasiões, mesmo estando ausente.
Mesmo não fazendo mais parte do meu círculo social, ainda ouço sua voz ecoando em minha mente: "Você está louca", "Isso é loucura sua", "Você está doida", "É apenas paranoia da sua cabeça".
Isso fez com que eu duvidasse da minha própria sanidade, levando-me a ansiedade, crises de pânico, lágrimas sem motivo aparente, e principalmente a depender de medicamentos para dormir, quando quem está ao meu lado não está bem, culpo-me por não me sentir suficiente.
Alguém que um dia amei profundamente conseguiu me transformar em um amontoado de cacos.Fez-me duvidar de minha capacidade e desejos.
Quem outrora ansiava por uma vida plena, agora sente que existe apenas por existir, sem propósito, aguardando o momento de partir.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp