37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

⁠⁠⁠O mundo possui muitas coisas desagradáveis, que entristecem, que testam a resistência, problemas que parecem insuperáveis, mas graças a Deus, a vida continua valendo pena,

Ainda há partes incríveis como belas paisagens, o caminho das águas de um rio grandioso entre grandes rochas fascinantes, esculturas moldadas pelo tempo, chuva e pela força dos ventos,

Uma aventura em cada fase, emoções veementes, corações desafiados por felicidades e tristezas, onde tudo é temporário, logo, saber viver é uma bênção ao ver todo o bem que Deus tem causado.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Determinados pensamentos chegam repentinamente, mesmo sem serem convidados, aqueles recorrentes, audaciosos ou surpreendentes, independente do horário,

às vezes, inoportunos, mas alguns podem ser agradáveis, outros só aparecem para tirar o sono, depende do assunto, de cada caso, reflexo de um mundo bastante complexo, autêntico,

sobre o qual, o controle é quase inexistente, o que não é todo mal assim como a inspiração que não se controla e chega de uma maneira avassalodora ou sorrateira, podendo ser externa de várias formas, inclusive a poética.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Os momentos perfeitos são raros, não são isentos de imprevistos, podem não acontecer exatamente como foram planejados e é justamente por isso que são assim tão significantes por serem vividos intensamente, ressignificando a adversidade, usufruindo muito mais do que reclamando, transformando o empecilho em uma oportunidade.

O que é bom já dura pouco, não combina com desperdício, tudo é brevidade, questão de ponto de vista, uma noite chuvosa é capaz de deixar os corações ensolarados com a felicidade de compartilhar histórias, sorrisos, risos engraçados, de cantar músicas antigas, mesmo errando as letras, aproveitando um fondue improvisado, construindo novas memórias, perfeição inegável.

Prova irrefutável de que graças a Deus a vida não precisa ser perfeita para ser maravilhosa, que a felicidade pode ser vivida apesar de uma situação adversa, que é dessa forma que a perfeição pode ser percebida, vivenciada, tendo a compreensão de que o tempo não volta, que viver é uma viagem passageira, uma aventura que não se compara a nenhuma outra.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Simples, raro e muito restaurador quando se está numa imersão satisfatória em um momento temporário, mas de muita tranquilidade, dando uma pausa no desgaste da vida adulta tão recorrente, estando à vontade no sofá da sala sem aquelas interrupções desagradáveis, nem nada para se fazer imediatamente,
Tendo um céu ensolarado lá fora com o sol já se despedindo, as folhas das árvores se balançando, chegando ao final da tarde, ainda com alguns alguns raios de sol e uma brisa suave entrando pela janela, trazendo vitalidade para a mente e pouco de sossego para o corpo cansado, um jeito agradável de se aproveitar o tempo.
Mais uma vez, a simplicidade provando o quanto que é preciosa e que não é necessário muito para que os seus efeitos sejam eficazes, pois até mesmo numa breve oportunidade, ela consegue ser muito poderosa e significante, sendo assim, deve ser aproveitada sempre que possível, fazendo um bom proveito de cada segundo, saboreando instantes de equilíbrio.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠O querer forte e verdadeiro claramente não combina com desculpas em excesso, inclusive, aquelas esfarrapadas, faz criar oportunidade, ainda que não seja uma perfeita, que se tenha pouco tempo e que esteja em circunstâncias desfavoráveis,
Um instante já fará uma grande diferença para quem está disposto, que se importa de verdade, que não precisa de nenhuma insistência, muito menos de cobrança, tem consciência do seu compromisso e da necessidade de uma constância.
Apesar disso, apenas um querer não é suficiente, acaba sobrecarregando, requer um empenho recíproco, demonstrado com atitudes por dois universos dispostos, um querendo estar com o outro sempre que possível em encontros maravilhosos
Caso contrário, será um desperdício de esforços, a perda será inevitável, lamentar será infrutífero ou não trará nenhum resultado satisfatório, portanto, não tem comparação quando o querer é recíproco e a indecisão revela que o querer é falso ou não é tão vivo.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Chamas amarelas de velas reunidas como lindas estrelas sobre o palco, instrumentos felizmente tocados e aos poucos ganhando vida com algumas músicas tocantes, muito conhecidas, daquelas que já foram ouvidas inúmeras vezes e em vários momentos significantes,
Justificando perfeitamente a interação empolgante que houve entre os músicos e nós da plateia que foi ficando maior a cada instante, então, ficamos imersos em um mundo harmônico, nostálgico, onde a emoção foi se propagando e contagiando a todos ao mesmo tempo
Ficamos com os ouvidos bem atentos e os olhos maravilhados naquele belo momento iluminado, afinado com notas, sentimentos e cordas numa noite memorável, diferente de outras, cada um tocado de uma forma, almas e corações alcançados pela música e a sua força.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Deixa pra lá, segue a tua vida, não tem mais como voltar, já perdi o interesse, cansei de estar na solidão, apesar de estar na tua companhia, não posso mais continuar nesta relação, fingindo que nada está acontecendo com uma decepção atrás da outra e por mais que não percebas, nós dois estávamos perdendo,
Eu havia esquecido infelizmente do quanto que o meu tempo é valioso, isso me fez desperdiçá-lo ao teu lado, aceitando a tua falta de respeito, da reciprocidade, o teu descaso frequente, tu não estavas presente de verdade do jeito que eras no começo, então, deixa pra lá, agora, é o melhor a ser feito
Digo isso sinceramente sem nenhum peso na consciência, nem lamentos, não que tenha sido fácil, é evidente, mas penso que tudo foi necessário e que agora preciso de fato seguir em frente, a propósito, sugiro que faças o mesmo, para pra pensar, não sejas ainda mais inconveniente, portanto, deixa pra lá.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠O sofrimento e o sentimento ingrato buscam frequentemente tomar conta do seu coração, tanto que chegam a trazer a triste sensação de que inevitavelmente o chão vai desabar sob os seus pés a qualquer momento, causando a queda em um abismo muito profundo, envolvido por uma plena escuridão,
Onde a esperança infelizmente não pode ser vista, a gratidão se torna muito fraca ou inexistente, a alma chora por ser constantemente ferida, maltratada, enfraquecida, desafiada, um lugar nada agradável com uma angústia destrutiva, demasiada, que causa um impacto desgastante na vida
Entretanto, graças ao Senhor, aquela busca nunca é bem sucedida, o brilho da sua Fé Nele continua a brilhar por mais que algumas vezes pareça que é o fim, que não vai mais suportar, pois crê que no tempo certo, o seu definitivo libertamento virá, ganhará asas grandiosas, que irão afastar o medo de cair e assim, poderá voar.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Envolvente encanto do avançar das horas, capaz de afugentar o sono, quando o ambiente se torna mais acolhedor, incomparável, inspirador, deixando a intensidade ou a quietude tomar conta,
a mente em bastante atividade, ocupada gerando pensamentos agradáveis, perturbadores, instáveis com cores e formas, reflexos da realidade, dos sonhos de outrora, complexos, repletos de simplicidade,
lembrando de bons momentos vivenciados, enquanto que outros permanecem no desejo de serem verdade, usufruindo todo o tempo necessário sem desperdiçar nenhum segundo, ciente de que tudo é temporário.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Se ultimamente os seus dias estão chuvosos, bastante nublado, não perca seu tempo reclamando, seja o seu próprio raio de sol, mantenha o seu ânimo, enquanto chove, aprenda logo a dançar na chuva e não se prenda ao que está fora do seu controle
Mude sua a postura se assim achar necessário, ⁠dê boas risadas, quantas quiser, valorize desde os pequenos refrigérios, alegre a sua alma, seja alguém grato, tire o mínimo de proveito, o máximo que você puder para que a sua fé imprescindível em Deus não se torne fraca,
E durante determinadas situações, em nada adianta ficar se culpando ou procurar um culpado, não sinta a culpa amarga que não é sua, não carregue esse grande fardo, nem coloque a sua nos outros, uma loucura destrutiva contra a si mesmo, algo bem desagradável.
Até consigo ver beleza num dia chuvoso, tirar algum aprendizado, mas estou longe de ser um bom dançarino, talvez esteja exatamente aí a graça, alguns passos expressivos ainda que atrapalhados já são suficientes para fazerem uma diferença demasiada para depois relaxar a mente.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Vem um sentimento forte e entusiasmante quando se teve a dádiva de uma noite memorável, simplesmente, cativante, principalmente, por ter tido a rara oportunidade de estar com uma companhia bastante admirável, muito interessante, desfrutando de um entrosamento genuíno, interesse recíproco e revigorante.
Juntos em uma ambiente convidativo, comida muito saborosa, um bom vinho, onde deram algumas risadas durante um papo agradável que fluiu naturalmente como as águas imponentes de um rio, assim, tiveram um momento aprazível, singular para terem na suas mentes, quiçá, o início do caminho para conjugarem o verbo amar intensamente.

Ambos usaram felizmente parte do seu tempo com o outro e nenhum segundo foi desperdiçado, decerto, fizeram um bom uso neste encontro caloroso que tiveram, onde os seus mundos puderam se conhecer um pouco e viram o quanto que têm em comum, logo eles precisaram se despedir e se despediram com um beijo, talvez, possam se encontrar de novo, mesmo que seja incerto.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Área de muita tranquilidade proporcionando um momento simplesmente marcante com a presença de uma arte venusta, grandiosa⁠, atraente, naturalmente, emocionante,
tocada gentilmente pela suavidade dos ventos, iluminada por alguns raios de sol, mas sem agressividade, nem ninguém para perturbar, tempo bastante acolhedor, inegavelmente, salutar
até a areia fina sob os seus pés, enquanto vê um lindo mar diante dos seus olhos, profundez repleta de vitalidade que faz uma diferença e tanto, um jeito satisfatório de viver para não se perder o ânimo.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Quando a estrada for incerta,
e o cansaço insistir em ficar,
lembre-se que há sempre tempo,
para de novo se reinventar.

Inserida por mauriciojr

Será o tempo tão cruel a ponto de adiar cada vez mais o encontro de nossos olhares?
Será ele capaz de distanciar sua voz da minha?
Travesso, talvez, sorrindo por dificultar o encontro de nossos perfumes, impossibilitando que se tornem apenas um?
Tenha piedade! Óh tempo, ouça minhas súplicas.
Vem com pressa, vem com anseio, com fogo, venha sem medo, vem cheio de vontade.
Seria abuso de sua bondade se eu pedisse para transformar quilômetros em centímetros?

Inserida por JosiellyRarunny

⁠Quando mais cedo admitir seus erros
Mais tempo terá para corrigí-los
Mais cedo se tornará sábio e
Mais tempo terá para usufruir da própria sabedoria.

Inserida por rikardoribeiro

⁠Muita luz para todos os dias de nossas vidas! Nãoimporta o que teremos pela frente, o que importa mesmo é a certeza de que não iremos desistir de nada. A felicidade detesta desistências. Nunca desista de um sonho só por causa do tempo que você vai levar para realizá-lo... Atéporque o tempo vai passar de qualquer forma.
Em tempo de instantaneidade, ter que aguardar um pouco, mesmo que seja só por algumas horas, é o suficiente para desistir de um sonho, infelizmente!
Impressionante como tudo tem que ser rápido. Se o imediato não estiver em primeira mão, as desistências vão se somando.
De qualquer forma, o tempo vai passar. Então, vale a pena aguardar e dar tempo ao tempo. Esperar não é o fim do mundo. Pelo contrário, esperar parece destacar ainda mais o que se busca. Esperar intensifica e agrega valor. Que o autocontrole possa inspirar serenidade aos momentos, enquanto se aguarda... Quantidade de tempo não é mais significativo que intensidade de tempo. O excessivo apego ao quantitativo já vitimou muita gente. A intensidade qualifica, favorece, enaltece.
Que as realizações dos sonhos cheguem no tempo certo. Esperar faz parte do sonhar. Se não houvesse tempo de espera, não haveria sonhos. Quem ainda não acionou a tecla do instantâneo para as coisas mais significativas da vida?!?...
Cada sonho no seu tempo, cada tempo com seus sonhos. Como sempre digo; "Vamos em frente, com a mesma força positiva de sempre"...
Tenhamos coragem e ousadia de Sonhar grande, claro, pelo menos enquanto não nos cobrarem impostos, usando como critério o tamanho dos nossos Sonhos! Oba ainda podemos sonhar! Alegriaa alegriaa... Carlos Péper falando com o coração!
Abraços e até ✋ ...
...Querido Pai a gente Sonha!...🌹

Inserida por CarlosPeper2021

⁠Não desperdice o seu tempo, em debates que emergem do nada, e chegam a lugar nenhum. Parafraseando um dito popular, estrume, é a água que o faz escoar. O espaço mais indicado para esses corpos estranhos, é fétido, estreito, opaco e escuro.

290723

Inserida por J6NEMG

⁠O tempo seria as condições atmosféricas num dado momento? Mas quando o indivíduo diz que o tempo está passando rápido? Do que se trata? É a vida que passa rápido ou o tempo?
A vida é breve e curta ou a morte é ansiosa e precipitada? Aqui não terás respostas, somente as indagações. São elas que fomentam a vida!!!

251223

Inserida por J6NEMG

⁠É tudo e nada ao mesmo tempo.
Nada dentro de razão nenhuma, e
Tudo dentro de todas as emoções! Tudo regado a base dos princípios éticos, da tradição oral e escrita.
Concrecionados, opõe- se ao Estado democrático de direito, abnegam a democracia e a ciência.
130324

Inserida por J6NEMG

⁠O tempo e a rotina
Que o dia não corrói
O homem e a raça
A parede e a traça
O vinho e a taça
O bairro e o mundo
O universo e o infinito
Tudo parece mais bonito
Quando as coisas dão certo .
Por certo; tens de crer
Ores querido!
Para que, ao ouvir o bramido
Não seja o teu gemido de infelicidade.
O bairro venceu.
Lástima! lástima, lástima.
Mágoas a lamentar
A plateia não era...
não era definitivamente
minha!!!

050424

Inserida por J6NEMG