37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

⁠Calma, o covid é sério. Mas não traz com ele o fim dos tempos.
Podemos observar a natureza, absorver as lições, superar a dificuldade e nos conduzir, enquanto humanidade, a um estágio mais elevado, mais fino, de vida e de relação com o Todo. O Tempo registra a história dos povos e manda a fatura ao coletivo quando é chegada a hora.
Há quanto tempo ofendemos o pulmão do mundo? Considere você que o pulmão do mundo seja a Amazônia, as florestas do planeta ou o próprio oceano como estudos mais recentes revelam, não importa, você já parou pra pensar há quanto tempo o homem maltrata a Mãe Terra, explorando os recursos naturais sob a concepção crua que é o ser superior sobre o chão e que, por isso, pode fazer do planeta o que quiser?
Tudo em nome do dinheiro, transformando riqueza natural em riqueza econômica a qualquer custo.
É 2021, como está a economia mundial agora?
Foi das florestas da China, ao alimentar-se de animais, que o homem desencadeou o atual vírus que ora ofende o seu próprio pulmão. Será mera coincidência? Depende da concepção de quem pára um pouco pra refletir sobre o quadro atual. Se o que existe é o Todo, tudo é uma coisa só, está conectado, ainda que o homem teime na ilusão de desconectar.
Na esteira disso, na desconexão com o sagrado que permeia a natureza, o homem também se desconecta de valores elementares, tão quão sagrados e fundamentais para o equilíbrio e progresso humano na existência passageira pela Terra, por vezes manchando o próprio sentido do que realmente significa Ser Humano.

E o Tempo segue nos assistindo, é implacável, não erra, em alguns momentos nos faz chorar, mas ensina, então podemos aprender a nos reconectar e a sorrir tantas vezes quanto merecermos.

Inserida por bonazoni

⁠Maldito seja o tempo,
Que anda,
Corre em minhas veias,
E me mata aos poucos.

Inserida por Mathsantos10

⁠O tempo segue seu caminho, sem freio e com uma velocidade inexplicável!
Ele não para, não avisa
e não se descompassa.
É nesse ritmo que ele mostra o seu poder e a sua vontade... continuar a sua caminhada, sem tropeçar em nada!

Inserida por girle_nunes

⁠Ressignifique a vida
Acredite na lida
Confie no tempo
Aproveite os momentos
Limpe o seu coração
Transborde bons sentimentos
Inunde o mundo
Extravase tudo o que sente
Escolha a felicidade
e vá em frente

Inserida por girle_nunes

⁠Muitas vezes,
quis acelerar o tempo,
na pressa de viver
os momentos
e não me atentei
que ele é o senhor de tudo.
Não me permitia esperar...
tomando consciência disso,
foi preciso aprender a lidar
com essa pressa desmedida...
o que não quer dizer que
tudo vai parar e não irá mais acontecer...
mas o segredo é não
se deixar controlar,
senão, ela te devora (A ANSIEDADE)!
Procure ajuda!
Não se deixe dominar!
Você tem o poder
de se levantar!
Basta crer!
Basta querer!
Força!
O poder está contigo...

Inserida por girle_nunes

⁠A cada dia
você ganha
uma nova chance
de tentar evoluir
e buscar um novo caminho.
Não esqueça:
os grãos de areia continuam
escorrendo pela ampulheta...
o tempo de despertar
é agora mesmo...

Inserida por girle_nunes

⁠Procureite-te
por muito tempo
e não desisti
um só momento...
eis que, de repente, te encontrei...
agora, sei que o meu mundo
está completo,
porque tenho você por perto.

Inserida por girle_nunes

Eu sou a própria máquina do tempo!
Vivo com a cabeça no futuro,
Às vezes volto o passado, passo a vida tentando resolver o presente.

Inserida por pamelaferreira781

⁠E você, o que tem feito
da sua vida?
Tem sentido?
tem vivido?
tem amado?
Não espere o tempo
passar demais
para descobrir
O que é importante!

Inserida por girle_nunes

⁠Na minha busca incessante,
vou seguindo,
confiando no tempo
e acreditando na vida!

Inserida por girle_nunes

⁠O tempo vai passando,
como líquido que goteja...
vai escoando,
como areia na ampulheta...
Abre a porta,
vai embora
e, de forma cadente,
não espera por ninguém!

Compreendeu a razão
de viver o presente
de forma mágica e urgente?

Inserida por girle_nunes

⁠E nas andanças davida,
vou dançando
com o tempo
e sorrindo com
a esperança!

Inserida por girle_nunes

⁠A vida é tão curta...
quando se vê,
já se passou
uma "eternidade"!
E o que você fez?
Tão pouco...
não deu tempo
para fazer muita coisa...
o tempo é fugaz!

Inserida por girle_nunes

⁠Aqui estamos...
procurando o quê?
Alguém sabe dizer?
O mais certo é viver...
as respostas vêm
com o tempo.

Inserida por girle_nunes

⁠⁠Ao olhar do vidro avanço
o tempo nesse receptáculo.
Escoa uma areia fina
de seu corpo esguio.
A chuva cor de palha
vem de céus afunilados.
A miséria a conta gota nunca cessa,
caí de grão a grão.
Na cabeça os grânulos da areia
do tempo desgastam a fé e os fios.
Aqui não há futuro
tudo é agora ou tudo já se foi.

Inserida por Epifaniasurbanas

⁠Viver por vezes parece ser apenas adiantar o trabalho do dia seguinte. No domingo, já estamos pensando na segunda-feira, na terça-feira, já estamos de olho na quarta-feira, e assim por diante, sempre um passo à frente do dia presente. Com tanta antecipação, acabaremos vivendo um mês a menos.

Nossa mente, assim como a vida, é uma tecelã desatenta que não distingue entre fios de ouro e fios de sombra. Ela não seleciona memórias como boas ou más; simplesmente as deixa dançar ao sabor do vento da lembrança. Daí o perigo de se viver de amanhã.

O tempo, esse trapaceiro imprevisível, teima em desafiar nossas noções de permanência, sempre nos lembrando de sua natureza efêmera. No entanto, no meio desse emaranhado de efemeridades, o amor emerge como um oásis de eternidade. É nele que residem todas as histórias que o tempo já arrastou consigo, como conchas preciosas depositadas na praia do coração.

Sempre que puder desperdice simpatia, pois é o amor que empregamos no cotidiano dos nossos dias que nos fará celebrar não apenas o tempo que já vivemos, mas também o tempo que ainda teremos para tecer novas memórias e se encantar com suas infinitas possibilidades.

Inserida por Epifaniasurbanas

⁠⁠Um passarinho na janela

Era uma manhã como tantas outras, quando minha atenção foi capturada por um pequeno pássaro que, com graça e leveza, pousou na janela de minha casa. O passarinho, em sua serena vivacidade, parecia trazer consigo um mundo de reflexões.

Suas asas delicadas tocavam o vidro com a leveza de quem afaga o próprio destino, e seus olhos, dois pontos brilhantes, refletiam a quietude de um espírito livre, como quem tem um céu inteiro dentro de si. A presença daquele pássaro revelou-se como um oráculo silencioso, sugerindo-me que a vida, em sua essência, é uma eterna contemplação do invisível.

Enquanto o passarinho perscrutava o horizonte, pensei nas vezes em que nós, humanos, presos em nossas angústias, deixamos de perceber as belezas simples que nos cercam. Ignorância é acharmos que pássaros, só porque têm asas, não caem ou que nunca descansam nos tapetes de Deus durante o seu percurso. Essa liberdade não tem nada a ver com invencibilidade.

O pássaro, em sua graciosa indiferença, ensinava-me a arte da quietude, a contemplação do instante presente, a sabedoria de viver sem pressa.

E assim, naquele encontro fortuito, compreendi que a janela não era apenas uma barreira física, mas uma metáfora da alma, uma passagem para a introspecção e para o entendimento do nosso lugar no mundo. O passarinho, ao pousar na janela, não apenas a tocava, mas convidava-me a abrir as portas do meu próprio coração para as sutilezas da vida.

Inserida por Epifaniasurbanas

⁠Tempo de menos (Quaresma)

É tempo de menos.
Menos palavras,
menos pressa,
menos querer o mundo nos bolsos.

As árvores estão mais nuas,
os ventos, mais francos,
e os silêncios,
com cheiro de pão amanhecido.

Uma pedra repousa no canto da alma,
e a gente aprende — devagar —
a não pedir tanto,
a ouvir mais.

Talvez seja só isso:
um tempo em que se aprende
que perder também é uma forma
de se encontrar.

Inserida por Epifaniasurbanas

"Todo exemplo significativo é de fracasso.

Sou esse;
verbete, a margem do senso comum.

Sou essa;
ação reprimida
ato e conselho de como não se é.

Escrevo linhas tortas e a principio sem sentido,
como aprendi com meu pai.

Espero,
Assim como ele que o tempo valide minhas palavras.”

Inserida por Epifaniasurbanas

Sonho com um dia
sem pressa.
Eu, meu filho, uma praça...
deitados olhando figuras de nuvens
sorrimos.

Inspirados por ipês amarelos
florescemos. E como eles
sem ligar para a pressão das estações
vamos criando nossas próprias primaveras.

Sonho com um dia
sem pressa.
Eu e meu filho
Sorrindo...
e o tempo não tendo poder sobre nós.

Inserida por Epifaniasurbanas