Poemas sobre o Querer mais da Vida
A gente pensa que tem vida longa, e não, não temos, tudo acontece em uma fração de segundos, e nem sempre temos tempo pra dizer e fazer tanta coisa que a gente não disse, que a gente não fez.
Ame, perdoe, viva, agradeça, e não perca um só minuto com aquilo que não te faça florescer por dentro, não se alimente daquilo que não faz bem ao seu coração, não se prenda ao ódio, a falta de perdão, ao rancor, mas se queira bem e faça o bem também.
Desta vida nada se leva, e o que fica são as sementes do que a gente plantou sendo geradas no coração de quem a gente muito amou e muito valorizou.
Na vida existe uma incansável disputa em ser o melhor. Nessa disputa em querer ser o melhor, acabamos por querer possuir o mesmo que o outro tem. Querendo possuir o mesmo que o outro tem, pendemos a ser todos iguais. Nem refletimos que nas diferenças de cultura é que está a beleza de se conhecer o novo. Seja ela algo ou alguém. A única coisa que deveria permanecer igual em todas as nações é o sorriso, a língua oficial do mundo, onde todos se entendem num gesto singelo.
É preciso trilhar seu próprio caminho. Há quem seguiu os mesmos passos de algum vencedor e pelo caminho fracassou. Copiar a rota até foi possível, mas copiar a mesma perseverança, não.
Era tudo brincadeira até que, de repente... lá vou eu de novo querer o impossível... Faz parte do meu ser, faz parte do meu viver... e sem emoção não tem nenhuma graça... Afinal, como bem disse de Saint-Exupéry, o que se leva desta vida, é a vida que a gente leva.... Porém, estou mais pra Zeca Pagodinho mesmo... deixando a vida me levar... Cansei!
30.04.2020
Cansar faz parte
Não é todo dia que acordo forte
Quem fala é sua sorte
Pois não sou de Marte
Sou do Norte
Por mais que bata
Eu sou vira-lata
Aguento apanhar
Sem pestanejar
A vida é essência
Não seja carência
O mundo é essencial
Não seja boçal
Viva feliz ou triste
Seja animal racional
Blindar-se não não significa fechar-se para a vida!
Sempre vivi blindada... Confesso!
Em alguns momentos, deixo (de propósito) ou deixei (sem que eu quisesse) a armadura se quebrar!
É inevitável! Foi inevitável!
Blindar-se das máscaras, das falsas amizades, dos amores rasos e superficiais, das pessoas “mais ou menos” (aquelas que supervalorizam a capa e não o conteúdo, a matéria e não o sentimento, o status e não a trajetória).
Blindar-se da emoção em alguns momentos, trazendo a razão como protagonista, porque ela sim, nos faz voltar para o eixo quando balançamos!
Blindar-se do discurso prático, pronto e fácil! Enquanto se espera uma atitude natural e cheia de “tesão” (no sentido de querer muito), mover o mundo, se reinventar e se descobrir para amar intensamente! De novo!
A vida é para ser vivida, mas blindar-se não significa se trancar em um corpo, ou manter a alma calada, porém se preparar, se proteger e se preservar!
Defendendo sempre seus valores, suas ideias, respeitando o próximo e agindo de forma mais racional para não se perder no caminho!
A emoção é capaz de nos tirar dele, nos sacudir, nos fazer perder os sentidos, nos fazer esquecer o caminho de volta, mas é ela que nos move! Ela que dá o feio na barriga e faz o coração bater mais forte!
Blinde-se, mas não deixe de amar mesmo assim!
Eu queria ser rico
Queria ser rico para poder saborear, não comer.
Para poder contemplar e não só ver...
Para ter tempo de escutar e não só ouvir.
Para saber cuidar, não só curtir...
Queria ser rico para sentir a ternura do calor.
Para aproveitar um banho frio e sentir seu frescor...
Para arrancar uma flor e sentir seu perfume.
Para ter coragem e dizer: Não fume...
Queria ser rico para poder respirar fundo!
Para ter amor suficiente para mudar um mundo...
Para olhar as estrelas numa noite escura.
Para ensinar uma alma o caminho da cura...
Queria ser rico para ter vida e não informações.
Para ter experiências e não opiniões...
Ahh! Como eu queria ser rico!
A traição acontece uma, duas, três vezes...
Toda vez que o perdoar, ele vai te querer um pouco mais; mas você vai o querer menos, gradativamente...
Então, o dia em que em ele mais te amar, você já não o amará mais...Damos o que recebemos e refletimos o que vivemos.
Assim é a vida! Somos como uma tábua que depois de furada jamais volta ao seu status inicial, apenas maquiada para continuar seguindo o ciclo.
Eu não volto mais, eu não quero mais
Vou fazer assim
Eu prefiro a morte sorrindo do que ter a vida chorando
Esta cruz que vou carregando
Eu vou largar
A VIDA NÃO PRECISA TER SENTIDO, NEM DEUSES:
É APENAS UM DORMIR E ACORDAR CONSTANTE:
PORQUE MEDO DE MORRER?
PESSOAS ACREDITAM NO CÉU, MAIS NÃO QUEREM MORRER!
DIZEM QUE DEUS A SALVAM DISSO E DAQUILO E ATÉ DA MORTE...NÃO ENTENDO SE QUEREM IR FICAR COM DEUS, PORQUE AGRADECEM A ELE POR NÃO MORRER?!
NA VERDADE O SER HUMANO TEM UMA MENTE INFANTIL, PRECISAM DE HISTORIAS E ACALANTOS PARA SE SENTIR ALGUMA COISA VIVA!
Vida cíclica: uma reflexão
A vida é cíclica e tudo sempre faz sentido, mesmo que demore muito para que você entenda o motivo das coisas acontecerem ou não no momento em que você deseja que aconteçam.
As vezes você quer as coisas com tanto afinco e elas não chegam e, então, quando você não as quer mais, elas aparecem de mão beijada para você.
Embora você não entenda tudo, no fundo você sente que as coisas só vêm quando você está preparado para recebê-las. E é por isso que o querer de hoje pode ser o ter de um futuro perto ou distante.
O importante é saber lidar e aproveitar tudo que se tem hoje, porque se hoje é seu, é porque você, mais do que ninguém, mereceu e merece ter.
E hoje, ao olhar pro lado, só desejo um amor que queria partilhar de minhas pequenas coisas.
Deitar em seu colo, enquanto posso apreciar as estrelas.
Apagar as luzes, aumentar o som e dançar sentindo seu cheiro.
Ter a liberdade de ficar em silencio do seu lado, sabendo que tudo que precisamos é de nossos olhares.
Uma companhia que possa partilhar do melhor beijo.
Aquela pessoa que faz seu dia iluminar, depois de tanta escuridão.
Alguém que segure minha mão, sem medo do olhar de reprovação de quem não sabe amar.
Alguém que caminhe por horas comigo na praia e mesmo morrendo de cansaço, queira ficar só por eu precisar de mais alguns segundos com os pés enterrados na areia.
Alguém que quando eu precisar de silêncio, me dê presença.
Alguém que possa rir de nossos defeitos e bobagens, depois de dias pesados.
E ainda nestes dias pesados divida as tarefas domésticas comigo, que faço tanta bagunça...
Não quero ninguém que seja perfeito. Inclusive tenho medo de perfeições.
Quero alguém que consiga arder de paixão e ao mesmo tempo entender que é diante de minha liberdade de poder ir, eu escolhi ficar.
E firmar a consciência de amar, não se encontra somente na verbalização de palavras, mas também naqueles pequenos "sacrifícios"/esforços.
Pois, o que mais preciso é de alguém que seja o que eu não sou.
Que seja companhia e que se eu tiver sorte, tenha a paciência de me dar os melhores sorrisos de bom dia, alguém que me faça reaprender a viver todos os dias.
Reaprender a conviver, a andar, a crescer.
Reaprender a viver.
Gente morna...
Tristeza é café azedo e frio
alegria é leite quente com chocolate numa noite fria.
Aí você me diz que odeia café e não toma chocolate.
Daí eu te respondo que nem tudo no mundo tem o gosto da vida que queremos.
Tive medo de errar, errei.
Almejei acertar, errei de novo.
Sonhei em conquistar, um novo erro.
Quis muito saber, errada novamente.
Persegui as vontades, mais um erro.
Escrevi entrelinhas, errata, equívoco, mal entendido.
Falei claramente, precipitada, grossa, sem filtro.
No fim, ficou claro que certo mesmo é o erro, de resto, o que vier dessa vida é lucro.
Queria dizer que te Amo...
queria chorar, mas não posso ...
por que também quero ser forte...
queria dizer muitas coisa...
queria poder olhar nos seus olhos...
sentir seu cheiro, seu carinho...
queria um dia andar de mãos dadas com você...
poder sorrir, cantar, dizer o quanto você é linda...
queria fazer as pazes, quando brigarmos...
pedir perdão, te abraçar, e entender que vencemos uma indiferença...
queria poder te observar enquanto dorme, e ser acordado com seus beijos...
queria passar todo o tempo possível ao seu lado...
te sentindo presente em minha vida...
queria envelhecer ao seu lado...
e olhar para traz e perceber que fui feliz...
que tive uma vida...
tive desejo...
tive alegrias...
tive um grande amor...
queria que querer fosse poder...
talvez seja!
queria dizer que te amo...
queria muitas coisas...
mas o que mais quero é sempre te querer...
pois se me resta ainda um "queria"....
então queria nunca te perder...
A Morte...
Cedo ou tarde ela vem para você, então reveja suas escolhas, conceitos e atitudes, pois a vida é muito curta.
Viva apenas viva e saiba viver, pois cada segundo que passa não terá mais volta na sua vida.
Senhor, em Tuas mãos coloco meus pensamentos.
Em Tuas mãos deposito meu agir.
Em Tuas mãos disponho meu querer.
Em Tuas mãos entrego minha vida.
Oh Meu Deus faz de mim segundo a Tua vontade!
Faz a tua história na minha vida,
me governa como teu amor.
Traz a cura pro meu coração,
me completa com unção Senhor.
Ao Vilson Osni da Silva 14 ago 2017
Por mais que tudo mude, que talvez um dia possamos nos afastar e nos separar por algum motivo. Mas não poderia deixar de registrar em algum lugar o que sinto por você, escolhi este espaço, como um testamento deixado para ser lido depois.
Não posso dizer que te amo, não pareceria verdadeiro, até porque está palavra virou tão comum, normal, chula na boca de tanta gente que até virou um sinônimo de mentira.
O que sinto por você é algo assim:
Não suporto te ver triste, adoro quando teu time ganha mesmo não torcendo para ele, gosto de quando você consegue realizar um sonho, faço sua comida preferida porque sei que isso vai te alegrar, não sei comer algo gostoso se não puder dividir com você e a filhinha.
Adoro o teu cheiro, teu sorriso, até o teu lado avesso, teu lado mais bonito.
Gosto quando você me escuta e até mesmo discordando respeita minha opinião. Gosto por me deixar livre, pois dá mais vontade de ficar grudadinha em você.
Gosto quando você me chama de linda na hora de nossos momentos quentes, fico comovida por beijar minhas estrias e ainda dizer que elas não são nada demais. Você só enxerga o meu melhor, me faz ser melhor.
Se este sentimento que tenho por você for realmente este amor que tanto me falavam nos contos de fadas, então te amarei eternamente.
Sabe quando vc desiste de querer, mas depois pensa... talvez mudando isso, ou fazendo assim, essa situação muda e o sentimento adormecido volta a acordar, então você vai, tenta mais uma vez, daí você percebe que aquilo que já foi rotina, hoje é apenas saudade.
A pessoa que vc escolheu pra viver o resto de sua vida não existe mais, ou nunca existiu e só agora você percebeu.
Então você passa a pensar: Porque ainda estou com essa pessoa? Como eu pude viver tanto tempo assim? Como eu faço pra mudar a situação, como eu faço pra sair disso tudo?
Estou perdida em meus pensamentos, e isso machuca.
Sofro porque não tenho coragem de sair, mudar essa situação e virar o jogo, talvez recomeçar de uma outra forma, com um outro pensamento, com uma experiência adquirida mesmo que da forma indesejada, mas mesmo assim, experiência que de certa forma te trouxe a um amadurecimento, que talvez ainda não seja o seu estagio final de sua sabedoria, mas que serviu pra você dizer não é assim que quero passar o resto da minha vida, não é assim que pretendo chegar a minha velhice, ou melhor idade, não é essa a historia que pretendo contar pra meus filhos e netos se isso um dia me for permitido.
Eu quero mais, eu mereço mais!
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
- Sobre a vida: frases que capturam a essência de viver