Poemas sobre Apoiar o outro
Vivemos em um mundo estranho: tantas pessoas querendo cuidar da vida do outro, e esquecendo de olhar o próprio umbigo; tantos julgando os atos alheios sem conhecer a realidade daquele a quem ela condena; muitos falando em empatia e resiliência, simplesmente porque são palavras que estão na moda, sem saber, e muitos menos viver, seu verdadeiro significado; as redes sociais cumpriram o importante o papel de dar voz a todos, mesmo àquelas pessoas que não sabem o que dizem e àquelas que não fazem o que pregam.
Espalhemos sempre o amor e se não for possível, que pelo menos não sejamos instrumentos de ódio.
#CompartilheEsperança
Sanidade, equilíbrio, paz
completude e felicidade,
eu só quero ser normal;
Amar a mim, ao outro á Deus, ser diferente e ao mesmo tempo ser igual.
Ser resiliente estar de pé mesmo nesse terrível temporal, tanta perturbação, inquietação, agonia, marcas impressas em mim, me lembro, por vezes mesmo que queria esquecer, me vejo aquela criança, chorosa, queixosa, e ainda me sinto realmente assim, as vezes me perco no tempo, não sei se estou lá ou aqui, só quero ter paz, ter Cristo, viver o presente, ansiar o futuro, fazer de Cristo eterno abrigo, não importa a condição, a dor, os ais, só o que preciso é de Cristo, a sanidade que busco só Ele pode me dar, a vida, a paz, o ar.
Que eu seja Dele dependente, que Ele seja hoje, seja sempre, meu tudo, meu mundo, seja meu vigor, minha motivação, minha energia vital, e mesmo que desta vida eu esteja cansada e cheia de frustração, decido que viverei pelo céu, por Cristo, por Deus conosco, por Emanuel.
Quero o som da quietude, do olhar da paz que só o seu colo, cheiro e seu toque pode me dar, me abraça com tua graça e me salva com teu amor, somente assim me liberto até mesmo de mim!
Quando digo que algo me magoa, não cabe ao outro decidir onde dói em mim.
Tenho me questionado sobre tudo "Vale a pena?"
Bater em porta alheia, e tentar mostrar aos outros, onde eles erram? Se a própria pessoa não tem a dignidade de assumir onde falha e precisa melhorar?! Estar sempre com mais angustias que alegria? Pior, gente cheias de erros , que se colocam como vítimas, tentam nos colocar comos vilões,minhas palavras carregam peso da minha verdade,meu valor estar no que eu não permito
Um outro conselho importante: querem saber quando o projeto de vida de vocês acertou no valor? São aqueles semiamigos; semiamigo é o inimigo que lhe abraça, chegam a você e lhe dizem: “Você tem sorte. Nossa, você tem muita sorte!"
Prestem atenção nessa frase que o tio Leandro vai dizer: sorte é o nome que o vagabundo dá ao esforço que ele não faz.
Sempre busquei no outro o que faltava em min
Demorou alguns anos até descobrir isso ,era uma peça em eterno replay onde só mudava os personagens,mas onde o sujeito era sempre o mesmo,cometendo os mesmos erros,passando pelos mesmos caminhos,buscando sempre a mesma coisa .
Ademais me veio a resposta que tanto esperava,o problema não estava nos personagens mas no próprio sujeito .
Ao descobrir o problema a solução veio a tona,muito das coisas que acontece em nossa vida não é o outro que nos proporciona.
Mas nós que nós permitimos ,nós que entramos no problema,nós que não nos curamos de traumas do passado
A admiração que sentimos diante das grandes organizações vacila quando nos inteiramos do outro lado de tais maravilhas: o tremendo acúmulo e intensificação de tudo o que é primitivo no homem, além da inconfessável destruição de sua individualidade, em proveito do monstro disfarçado que é toda grande organização.
O homem de hoje, que se volta para o ideal coletivo, faz de seu coração um antro de criminosos.
Isto pode ser facilmente verificado pela análise de seu inconsciente, ainda que este não o perturbe. Se a “adaptação” ao seu ambiente é normal, nem mesmo a maior infâmia de seu grupo o perturbará, contanto que a maioria dos companheiros esteja convencida da alta moralidade de sua organização social.
Pois bem, tudo o que eu disse acerca da influência da sociedade sobre o indivíduo é igualmente válido no que concerne à influência do inconsciente coletivo sobre a psique individual. Entretanto, ficou bem claro, através dos exemplos mencionados, que esta última influência é tão invisível quanto a primeira é visível.
Disto resulta que os efeitos internos (do inconsciente coletivo sobre a psique individual) parecem incompreensíveis e as pessoas que sofrem tal influência são catalogadas como casos patológicos e tratadas como se fossem loucas. E se houver entre elas um verdadeiro gênio, tal fato só será reconhecido na geração seguinte, ou mesmo mais tarde.
Parece-nos muito natural que alguém se afogue na própria dignidade; mas que busque algo diverso das coisas desejadas pela multidão, e mesmo desapareça nesse anseio, é um fato difícil de aceitar.
Deveríamos desejar a ambos o “humor” que – segundo Schopenhauer –, sendo um atributo verdadeiramente divino do homem, é a única coisa que lhe permite manter a alma em liberdade.
Quando orava pedia repetidamente sempre perdao
Pelos meus pecados passados.
Um dia sim e no outro tambem.
Um dia Deus me disse assim.:
"Porque voce me recorda aquilo que ja nao me lembro mais?
O que Eu perdoou nao lanco em face jamais."
Josué
Homem de fé
Sábio e destemido
nome forte como um rugido
Impossível não amar
Outro homem assim não há
Josué, sempre de pé
Cabeça erguida
Cheio de vida
O que se passa em seus pensamentos?
Eu não entendo.
Mas te admiro pelos seus talentos
Homem de ardor
Cheio de amor
Te dou uma flor.
"A beleza da vida está em cuidar de si e do outro como se ele fosse você.
Amar ao próximo é o segredo, amar a si mesmo é a realização.
Por isso se ame e ame que ama você"
O medo é constante, mas aceitá-lo deixa você mais forte.
A força está no outro, de respeito e lhe será dado.
Lute com a cabeça, depois com o coração, isso lhe trará respeito e honra!
O Todo-Poeta e nós...
Nossos olhares se jogam um no olho do outro e... se
diluem em ondas quânticas e semânticas...
são chamas e labaredas...
em paredes e redes de fios de sonhos risonhos...
Somos feito “bobos alegres” em tibungo
no fundo dos olhos um do outro...
As palavras são sorrisos e risos
em encontro trocado...
trocadilho sintonizado e sincronizado...
nado alado... cílios embaraçados e abraçados...
somos braçadas de promessas...
remessas de carinhos
em trocas simétricas e miméticas...
Só Deus o Todo-Poeta desfia o nosso enredo
sob as suas mãos e bençãos
onipresentes e oniscientes...
Somos personagens nas suas margens
benditas e benfazejas..
Lateja amor em nós...
somos criaturas na santa escritura...
nossa literatura nas alturas...
PROFECIA POESIA
Um “outro mundo” é onde estamos...
outros mundos estamos inventando
um tempo quântico...
energia e ondas outras
vibram em (re)configuração...
De repente, “a terra parou”, né Rauzito?
profecia poesia tua...
“homem de outros mundos”...
a arte e o poeta...
esferas multidimensionais...
entre assombrados e assustados
vamos “enxergando” o invisível...
sentindo a estesia do momento
voltada para “os sentidos” da vida...
profundeza essência...
Atônit@s e de “corações tocados”...
ouço a música que vem de dentro
Iluminando os caminhos, atalhos...
becos, horizontes na linha
dos nossos olhos famintos...
Poética da gratidão
Gratidão é elo
a nos (re)ligar a nós mesmos,
ao outro e ao universo
Gratidão é o mais belo poema
escrito com a pena do coração
da alma do corpo inteiro
Gratidão não carece rima
já é coisa rica
repleta de verso
frente e verso
verte abundância
exala amor
em concordância
com a abundância
a gratidão faz bem ao coração
a gratidão faz bem à alma
a gratidão faz bem ao corpo todo
humaniza e harmoniza
baliza nossa divindade
uma infinidade de possibilidades
amorosas e harmoniosas
se abre em todo nosso ser
Ser luz
dentro e fora da gente
luz que ilumina e anima
tudo e tod@s
Namastê!
Um verso nunca é o mesmo
Nem para o poeta
Nem para quem tá lendo
Para um é o remédio
Para outro a doença
Um esvazia a alma
Outro a preenche
Um enfeita as profundezas
Outro enfrenta as incertezas
Um vive como louco
Outro louco para viver
Dois elos em versos
Fazem tudo para florescer
Não sei se é destino
Sina ou poesia, vai saber
Só sei que na mesma estrofe
Deus uniu eu e você
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 30/03/2021 às 15:00 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
Eu tenho um lado sombrio
E tenho um lado iluminado
Tenho um lado tranquilo
E o outro estressado
Tenho um lado que é sorriso
E o outro mau humorado
Tenho uma lado sociável
E outro lado isolado
Tenho um lado bondoso
E outro lado perigoso
e cada um tem de mim
o lado que foi cativado
A incrível geração que pede a volta
do palito premiado que dá direito a outro picolé
mas joga no lixo as sementes.
O que tem do outro lado do muro?
Um amigo ou um inimigo?
Um anjo ou um monstro?
Nunca saberemos
Se os muros continuarem existindo.
Passado
O amor termina
quando um decide desistir do outro
não posso dizer isso com tanta afirmação
aliás, não sou tão experiente quando se trata do amor
mas teve algumas vezes que eu amei
amei tanto que seria capaz de tirar minha vida por esse amor
mas isso é passado
todas já me deixaram.
Vinte e três de abril
Guarde a lança, cavaleiro!
No outro lado do alforje
vai a espada do guerreiro.
Eu não sofro mal algum!
Nem sei bem-dizer se Ogum
é devoto de São Jorge
ou Jorge é filho de Ogum...
